1ª concessão de Patente de Invenção foi deliberada para UEMG

Foi deliberada recentemente a primeira concessão de Patente de Invenção de titularidade da UEMG.

Trata-se do processo nº BR 102013023004 9, patenteado como “Catraca Simplificada para Lapidação de Pedras”. Com isso, a Universidade obtém a primeira carta-patente, ou seja, o documento oficial dessa propriedade intelectual!

Interessante ressaltar que a referida Patente foi criada pelo Prof. Adriano Mol, atualmente vinculado à Escola de Design, e por um dos ex-coordenadores do NIT/UEMG, o Prof. Pedro Nascimento.

Proteções como essas geram ainda mais valor para a comunidade acadêmica, sociedade e mercado. Além disso, têm sido cada vez mais valorizadas como requisitos da CAPES, especialmente no campo dos cursos de pós-graduação.

A Equipe do NIT, além de parabenizar os envolvidos aproveitou para divulgar sua Cartilha sobre orientações básicas do NIT/UEMG, que pode esclarecer aspectos relacionados às proteções intelectuais no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais.