Desenvolvendo a criatividade e a resolução de problemas no Design

A disciplina de Processo Criativo, no curso de Design de Produto, lecionada pela professora Ana Luiza Cerqueira, adota uma abordagem prática e inovadora, baseada no “aprendizado por meio de exemplos”. Ao longo do curso, os alunos são desafiados a resolver problemas de design cada vez mais complexos, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Uma das etapas iniciais do processo criativo nesta disciplina é a definição do tema do projeto. A professora Ana Luiza Cerqueira utiliza uma dinâmica de brainstorming para estimular a participação dos alunos e gerar um grande número de ideias. Os temas propostos pelos alunos são variados e refletem os acontecimentos atuais, como as Olimpíadas, tema dos trabalhos deste semestre.

Após a geração de ideias, ocorre uma votação para a escolha do tema principal do projeto. Essa abordagem democrática permite que os alunos se sintam mais engajados e motivados com o tema escolhido. Em seguida, a turma define as cores que melhor representam o tema, utilizando novamente a técnica de votação.

Por meio de projetos como estes, os estudantes desenvolvem habilidades para identificar problemas, analisar informações e encontrar soluções inovadoras. A apresentação dos projetos exige o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes, tanto oral quanto escrita.

Fotos de: Lucas Kuster, Heleno Nazareth, Gustavo Vinicius, Sofia Gonzaga, Adriano Heroito e Clara Andrade

A disciplina utiliza diversas metodologias, como o Design Thinking, para estimular a criatividade e a inovação. Além disso, a metodologia CPS (Complexo, Adaptativo e em Constante Mudança) é aplicada em projetos práticos, proporcionando a oportunidade de vivenciar a dinâmica do trabalho em equipe em um ambiente real de projeto.

A formação em design proporciona uma visão integrada do processo de criação, desde a concepção de ideias até a produção final. Essa formação é fundamental para atuar em diversas áreas, como design de produto, design gráfico, design de interiores e design de experiência do usuário.

O projeto com as duas turmas de Design de Produto resultou em uma mostra, que estará disponível até o dia 19 de agosto, no mezanino do hall da Escola de Design da UEMG.