Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG comemora sua segunda defesa de tese

Quais são os possíveis novos caminhos para o design? Com esta indagação o aluno de doutorado do PPGD Camilo Belchior iniciou a sua defesa de tese no dia 10/06 na Escola de Design. A banca de avaliação foi composta por 5 doutores: o presidente da banca e orientador Dr. Edson José Carpintero Rezende, os membros externos: Dr. Glaucinei Rodrigues Correia (UFMG), a Dra. Juliana Pontes Ribeiro (FUMEC), e os membros internos: Dra. Maria Regina Álvares Correia Dias e a Dra. Sebastiana Luiza Bragança Lana.

A tese de Camilo Belchior, com o título Ressignificação – aplicação da Inovação Guiada pelo Design em contextos sociais, pesquisa o trabalho do prof. Roberto Verganti, do Politécnico de Milão, que trabalha a Inovação Radical de Significados em contextos mercadológicos. Belchior investiga, por meio do estudo de caso com alunos do curso de design de produto, se este método pode também ser aplicado em contextos sociais, como a baixa autoestima em idosos, provocada por artefatos impregnados de estigmas sociais. Como subproduto da tese, ainda neste primeiro semestre será lançado o livro: Caderno de Exercício projetual em Design de Produto, que tem por objetivo incentivar professores e alunos de design a conhecerem o processo de ressignificação tendo como exemplo os 14 projetos selecionados para compor o estudo de caso investigado por Belchior.  Assim que for lançado, o livro estará disponível para download em uma página na internet.

Convite Defesa Tese

Camilo Belchior apresentando a tese
Fotos: Marcos Maia

Da direita para esquerda: Profa. Sebastiana Lana, Prof. Glaucinei Rodrigues, Prof. Edson Carpintero, o aluno do doutorado Camilo Belchior, Profa. Juliana Pontes e profa. Regina Álvares. Foto: Marcos Maia