Ir para conteúdo

Centro de Estudos em Design da Imagem (Centro da Imagem)

O Centro de Estudos em Design da Imagem tem como objetio principal o estudo da imagem e suas mídias no mundo contemporâneo. Os trabalhos do Centro abordam diferentes linguagens (da imagem estática à imagem em movimento) que contemplam a História em Quadrinho, a Ilustração, a Fotografia, a Animação, o Cinema e as novas tecnologias referentes à imagem. Composto por alunos e professores da Escola de Design, o Centro aceita pessoas externas à UEMG. Em grupos de estudos, os participantes atuam em pesquisas e trabalhos ancorados em duas linhas de pesquisa: Criação e Crítica da imagem.

A origem do Centro de Estudos em Design da Imagem remonta a 1997 quando foi realizada uma mostra de imagens em movimento no Palácio das Artes que contou com a participação de alunos, cineastas, videomakers e animadores e foi coordenada por professores da Escola de Design. Em 1998 foi criado o Núcleo de Imagens em Movimento, vinculado ao Laboratório de Design e, através deste, ao Centro de Extensão. Com o crescimento e ampliação das atividades do Núcleo este foi convertido em Centro de Estudos em Design da Imagem, em 2004.

Na atualidade, a imagem em movimento constitui uma das principais possibilidades de atuação para um designer e tem gerado grande debate acadêmico, envolvendo áreas afins como Teoria da Informação, Comunicação, Tecnologia, Interface, entre outras. Oferece ambiente tecnologicamente preparado para o desenvolvimento de pesquisas e produção, ainda durante a graduação, contribuindo ao preparar potenciais pesquisadores para o Programa de Pós- Graduação lato e stricto sensu, enquanto oferece condições para aprofundamento de estudos e  experimentos do próprio corpo docente da unidade.

 

Coordenação: José Rocha Andrade

Subcoordenação: Genesco Alves de Sousa

Localização: Av. Presidente Antonio Carlos, 7545, 7º andar, sala

(031) 3439-6517

Áreas de concentração Temáticas:

Arte e tecnologia da imagem / Criação e crítica da imagem em movimento / Fotografia e comunicação / Fotografia e interfaces na era digital / Pesquisa e crítica em artes / Design, história e memória / Produção audiovisual / Linguagem cinematográfica / Quadrinhos / Animação / Sistemas sígnicos.

As ações extensionistas e de pesquisa do Centro da Imagem são realizadas por professores e alunos bolsistas ou voluntários, em sua maioria mediante projetos específicos aprovados em diversas instâncias, pelo Conselho Departamental, órgãos de fomento com seus editais, pela Pró-Reitoria de Extensão da UEMG, pela direção da Escola de Design ou pelo Centro de Extensão, por meio de seus núcleos, divisões e programas que desenvolvem ações e projetos próprios. O Centro da Imagem se caracteriza como um espaço aberto para convergência de pessoas e ações coordenadas de estudos específicos, demandas e apoio. Entre suas atribuições e acões destaca-se:

  • Formar grupos de pesquisa, envolvendo graduandos, professores e pesquisadores onde serão estudados temas relacionando o Design da imagem estática e em movimento;
  • Contribuir para o intercâmbio interdisciplinar de forma a tornar mais dinâmico o estudo referente a fotografia, a imagem em movimento, a arte sequencial e o design;
  • Contribuir para uma melhor formação acadêmica e profissional, explorando a potencialidade da imagem e do som;
  • Digitalizar o acervo já catalogado, permitindo assim a democratização das informações;
  • Contribuir com mais eficácia nas parcerias com os projetos de outros centros da Escola de Design/UEMG;
  • Estimular e auxiliar na elaboração de projetos de extensão;
  • Acompanhar o registro das atividades (programas, projetos, cursos, eventos, prestações de serviços e publicações/produções técnicas). Incentivar a participação dos docentes em editais de fomento;
  • Interagir com os Coordenadores de Extensão de outras Unidades Acadêmicas, possibilitando a realização de propostas articuladas que potencialize a expertise das partes envolvidas.

 

cleos: 

  • Núcleo de Ilustração e Quadrinhos (NIQ) é integrado ao Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design – UEMG. Criado em 1994, tem como objetivo a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de trabalhos relacionados ao tema (charges, tiras, caricaturas, histórias em quadrinhos e ilustrações), bem como a promoção e realização de eventos.
  • Núcleo de Fotografia e Design (NUDEF) como parte integrante das atividades do Centro de Estudos em Design da Imagem, busca reunir, relacionando interdisciplinarmente as pesquisas científicas já realizadas e em andamento, envolvendo a fotografia e o design, financiados pela FAPEMIG e pela própria UEMG, bem como estimular práticas, expandir as atividades e o conhecimento neste setor. Coordenação: Rogério de Souza e Silva
  • Grupo de Estudos Arte & Tecnologia nasce, da necessidade de engajar estudantes e professores da Escola de Design / UEMG no desenvolvimento de Produção, Pesquisa e Crítica em Artes, priorizando-se temas que abordem a realidade brasileira.
  • Arquivo de Som e Imagem (ASI) – Arquivo específico em som e imagem, por intermédio do projeto de pesquisa Revendo a história: gestão do acervo documental recolhido no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design ED/UEMG. Este arquivo visa estabelecer a integração entre informação e design, além de contribuir como fomento à educação, pesquisa e cultura, promovendo resgate da memória do design enquanto campo do pensamento e, não apenas, de criação e produção. Coordenação: Marcelina das Graças de Almeida
  • Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos no Design (GESSD), o Grupo tem por objetivo reunir docentes e discentes interessados no estudo amplo sobre os sistemas sígnicos, nos processos de design. Nossa proposta é promover reflexões, reuniões de debates, cursos, simpósios, ciclo de palestras, workshops e publicações que visam ampliar nossos conhecimentos acerca das relações sígnicas no design.

 

Projetos

Extensão:

 

  • Projeto “Por um risco de história” – PAEx 2018 – Edital Nº 02/2018. Professor orientador José Rocha Andrade; 02 bolsistas.
  • Projeto “UEMG: A História do movimento estudantil” – PAEx 09/2017-2018; 01 bolsista.
  • Projeto “ED no ar: Exibição das produções extensionistas Roda de Conversa e Cine Clube” – PAEx 01/2018; 01 bolsistas e 03 voluntários.
  • Projeto “Tiras Animadas 2: Aprendizado de animação de personagens via projeto audiovisual” PAEx 2018 – Edital Nº 01/2018. Professor orientador Luhan Dias Souza, 01 bolsista e 08 voluntários.
  • Projeto “Ofício Quadrinista: Aprendizado da linguagem dos quadrinhos via projeto de revista”. Professores orientadores Luhan Dias Souza (coordenador), Paulo Henrique Pinheiro Barbosa Cruz (subcoordenador) e Vítor Amaro Lacerda; 04 voluntários.
  • Projeto “Revista digital Entrequadros”. Professor coordenador Paulo Henrique Pinheiro Barbosa Cruz; 05 voluntários.
  • Projeto “Tutoriais para uso de softwares de criação gráfica e animação”. Professores orientadores Luhan Dias Souza (coordenador), Vitor Amaro Lacerda (subcoordenador); 03 voluntários.
  • Projeto “DeSign Seminários na Escola de Design com convidados externos”. SIGA 7621 / GESSD. Professores coordenadores Anna Paula Stolf; Camilo de Lelis Belchior e Carolina Bicalho.
  • Projeto “As relações entre Antropologia, Comunicação e Linguagem nas Narratividades do Design” – Caderno Especial da Revista iDeia Design” – SIGA 7622 – Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos no Design passou a compor o comitê editorial da Revista iDeia Design.
  • Curso “Design em Evolução” (1o e 2o semestre de 2018). SIGA 8561. Ministrado pelo GESSD por meio de parceria com a empresa Templuz, pertencente ao Grupo Loja Elétrica/MG.
  • Projeto “Tangerine”– PAEx 2018 – Edital Nº 01/2018. Professores orientadores Rogério de Souza e Silva (coordenador), Tatiana Pontes de Oliveira. 02 bolsistas.
  • Projeto “Cemitério do Bonfim: Arte, História e Educação Patrimonial” – Projeto desenvolvido pela professora Marcelina das Graças de Almeida.O projeto vem sendo desenvolvido desde junho de 2012. Transitando entre a pesquisa e a extensão, é um projeto interinstitucional (PBH, FMPZ, IEPHA e UEMG, atualmente conta com o apoio do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte). 02 pesquisadores voluntários integrantes da UFMG e PBH e 01 discente voluntário do Curso de Artes Visuais da Escola de Design da UEMG.
  • ProjetoDesign: projetando para diferentes gerações” – Caderno Especial da Magazinebook iDeia Design: Pesquisa e orientação na composição editorial da publicação, ID 9341. O grupo de estudos em sistemas Sígnicos no design atua juntamente com a equipe editorial da publicação iDeia Design, contribuindo com aporte acadêmico e sendo responsável pela produção do caderno especial.

 

Pesquisa:

  • Pesquisa Design e Sistemas Sígnicos – Caderno de Estudos GESSD. MAP 13995. Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos no Design (GESSD) com a participação de Professores e alunos da Escola de Design / CEFET-MG / USP. Da Escola de Design: Anna Paula Stolf, Camilo Belchior, Carolina Bicalho e Juliana Franco. Do CEFET/MG: Marcos Maia. Da USP: Pâmilla Villas Boas. Alunos da Escola de Design: Bárbara Miranda Vasconcellos; Laura Repolês; Lívia Ishitani Simões; Luana Gonçalves de Souza; Marcela Tavares; Rayane Rose Chaves de Siqueira; Richitter Nasser; Thais Porto Mirada Dorea e Victor Bruno Lelis.
  • Pesquisa “Design Discourse: Atributos sígnicos para a ressignificação de artefatos para idosos portadores de mobilidade reduzida. MAP 13985. Professor coordenador Camilo de Lelis Belchior.
  • Projeto “Leituras cruzadas: Interfaces entre história e Design” – Desenvolvido pela professora Marcelina das Graças de Almeida desde o fim de 2009. Dois planos de pesquisa estão sendo realizados por bolsistas de iniciação cientifica com bolsa da FAPEMIG e PAPq – 02 discentes com bolsa e 02 voluntários.
  • Projeto “Revendo a História: Imagem e Som”. (Gestão do acervo documental recolhido no Centro de Estudos em Design da Imagem). Desenvolvido pela professora Marcelina das Graças de Almeida através do ASI (Arquivo de Som e Imagem). O projeto conta com 02 bolsistas de iniciação científica: FAPEMIG e PAPq.
  • Projeto “Artefatos Lúdicos: cartografia literária”. Professores coordenadores: Anna Paula Stolf e Cássia Macieira.
  • GESSD Caderno de Estudos Vol. 1: Design e Sistemas Sígnicos, uma investigação Epistemológica.
  • Pesquisa As Diferenças na prática projetual do design, nas gerações Baby Boomers, X, Y e Z.” ID 15225 – Professor orientador Camilo de Lelis Belchior.
  • Projeto “Interações entre a Fotografia e a Cidade”.Professora orientadora Tatiana Pontes de Oliveira (coordenadora). 06 voluntários. 

 

Publicações:

 

Equipe:

 

Akemi Ishihara Alessi akemi.alessi@uemg.br http://lattes.cnpq.br/6453214502304942 
Anna Paula da Silva Stolf anna.stolf@uemg.br http://lattes.cnpq.br/9068972755218719
Camilo de Lelis Belchior camilo.belchior@uemg.br http://lattes.cnpq.br/1796701989944336
Carolina Miranda Bicalho carolina.bicalho@uemg.br http://lattes.cnpq.br/3659966734395694
Genesco Alves de Sousa genesco.souza@uemg.br http://lattes.cnpq.br/1879082489774480
José Rocha Andrade jose.andrade@uemg.br http://lattes.cnpq.br/9461310439741352
Luhan Dias Souza luhan.souza@uemg.br http://lattes.cnpq.br/6960868651558296
Marcelina das Graças de Almeida marcelina.almeida@uemg.br http://lattes.cnpq.br/6813138729924319
Paulo Henrique Pinheiro Barbosa Cruz paulo.cruz@uemg.br http://lattes.cnpq.br/6769703154238463
Rogério de Souza e Silva rogerio.souza@uemg.br http://lattes.cnpq.br/4495013046231590
Tatiana Pontes de Oliveira tatiana.pontes@uemg.br http://lattes.cnpq.br/4595560833142854
Vítor Amaro Lacerda vitor.lacerda@uemg.br http://lattes.cnpq.br/9486525389589391

 

 

Você está sem conexão com a internet