Ir para conteúdo

Centro Design Empresa (CDE)

O Centro Design Empresa, criado em 2003, possui vertentes de atuação que buscam a conexão com o mercado, promovida por meio de ações como:

  • O desenvolvimento da visão empreendedora no aluno;
  • A execução de projetos em parceria com instituições externas por equipes compostas de professores e alunos;
  • Propagação do conhecimento pela participação em eventos internos e externos à universidade;
  • Treinamentos promovidos pela equipe interna e convidados;
  • Desenvolvimento de inovação em materiais com foco na aplicação em diversos setores.

O CDE tem como diretrizes estratégicas a promoção de maior inserção das pesquisas e projetos desenvolvidos na Escola de Design no mercado, a ampliação da conexão com empresas para maiores possibilidades de inserção do design, o incentivo ao empreendedorismo guiado pelo design e a promoção da difusão do conhecimento em conexão com a comunidade local. A área de atuação do centro é ampla, já tendo desenvolvido projetos com foco em mobiliário, produtos eletroeletrônicos, setor alimentício, produção artesanal de cerâmica, polos produtivos de beneficiamento de metal, dentre outros.

 

Coordenação: Profa. Caroline Salvan Pagnan – caroline.pagnan@uemg.br

Telefone: (31)3439-6510

E-mail: comunica.cde@gmail.com

Equipe:

Profa. Caroline Salvan Pagnan

Professora pesquisadora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutora em Design pela UEMG, possui Mestrado em Engenharia de Materiais na Redemat – Rede Temática em Engenharia de Materiais (UFOP – UEMG – CETEC) com linha de trabalho na área de polímeros. Graduada em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola de Design. Coordena atualmente o Centro Design Empresa – CDE/UEMG, realizando projetos de pesquisa e extensão com enfoque em biopolímeros, colorantes naturais, prototipagem rápida e fabricação digital, impressão 3D, percepção dos materiais, empreendedorismo e o protagonismo feminino no design. Orientou projeto ganhador do segundo lugar do XXIX Prêmio Jovem Cientista. Possui experiência profissional na área de Design de produto com desenvolvimento e gestão de projetos em diversos setores. Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/3724113397606541).

E-mail: caroline.pagnan@uemg.br

 

Prof. Carlos Alberto Silva de Miranda

Doutor em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UEMG,CETEC,UFOP), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Técnico em Mecânica Industrial formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professor de Educação Superior PES VI-A da Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola de Design. Professor do PPGD – Programa de Pós Graduação em Design – Mestrado e Doutorado em Design da Escola de Design / UEMG. Professor Titular III, nos cursos de Engenharia do IBMEC/MG. Tem experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos, atuando profissionalmente e prestando consultoria nas áreas de Design de Produtos, Prototipagem e Gestão do Design, Administração de Materiais e Logística. Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/5011597168328844).

E-mail: carlos.miranda@uemg.br

 

Profa Cláudia Dias de Oliveira

Doutoranda e Mestre em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2014), pós-graduada em MBA de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Além de atuar desde 1995 como profissional autônomo de Arquitetura e Design atualmente, é professora na Escola de Design. Coordenou o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade do Estado de Minas Gerais – NIT-UEMG. Possui experiência em desenvolvimento de inovação e design. Concebe, organiza e produz eventos e exposições de tecnologia, inovação e design. Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/9285317826505346).

E-mail: claudia.dias@uemg.br

 

Prof. Douglas Montes Barbosa

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua em projetos de Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Design, Parcelamento do Solo, Patrimônio Cultural, Paisagismo, entre outros. Com experiência na área de projetos, gestão, fiscalização, consultoria e supervisão de obras no setor público nos poderes executivos, legislativo e judiciário; bem como no setor privado. Atualmente é Professor do Departamento de Planejamento e Configuração da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e Urbanista da Prefeitura Municipal de Congonhas/MG. Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/8322735973311079).

E-mail: douglas.barbosa@uemg.br

 

Profa. Eliane Ayres

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de polímeros. Possui experiência em indústria química onde atuou como pesquisadora em laboratório de pesquisa e desenvolvimento na área de síntese de polímeros acrílicos (emulsão, solução e suspensão) e poliuretanos (1979-1990). Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico e industrial (DTI) (2007-2008) no laboratório de polímeros e compósitos da UFMG. Desde 2009 é professora de ensino superior nível VII-A da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no departamento de sistemas de produção (DESP) e professora permanente do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Design (PPGD) da UEMG. Foi membro da câmara de assessoramento de arquitetura e engenharias da FAPEMIG Orienta pesquisas de mestrado e doutorado na área de Tecnologia, Materiais e Ergonomia. Orientou projeto ganhador do XXVI Prêmio Jovem Cientista e projeto contemplado com menção honrosa no prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia em 2015. É professora permanente e membro do colegiado da pós-graduação em engenharia de materiais da REDEMAT (Rede Temática em Engenharia de Materiais UFOP-UEMG). Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/1370798140664840)

E-mail: eliane.ayres@uemg.br

 

Profa. Heloísa Nazaré dos Santos

Doutora em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais – REDEMAT – UFOP / UEMG / CETEC. Mestra em Engenharia de Produção (2009), pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Graduada em Desenho Industrial (1986) e Educação Artística (1998), pela Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Atualmente exerce o cargo de coordenadora de Pós-graduação Lato Sensu, professora e pesquisadora da Escola de Design/UEMG, onde leciona as disciplinas: Materiais e Processos de Produção IV e V, Pesquisa e Planejamento de Coleção e Ecodesign: Políticas, Métodos e Estratégias para o Desenvolvimento de Projetos, disciplina pré-requisito para dupla titulação firmada por convênio acadêmico internacional entre a Escola de Design/UEMG e o Instituto Politécnico di Torino/Itália. É membro do Comitê Setorial Têxtil, órgão que pertence a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil. As áreas de atuação e interesse são: Projeto de produto e Moda, Indústria Calçadista, Têxtil e do Vestuário, Joias e Sustentabilidade. Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/7238982117122755).

E-mail: heloisa.santos@uemg.br

 

Profa. Maria José Canêdo Sanglard

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG com linha de pesquisa em modelo de negócios guiado pelo design a ser aplicado no setor moveleiro. Pós graduada em Gestão estratégica de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Possui graduação em Design de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e graduação em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é Professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, Professora do curso de Pós Graduação Lato Sensu de Design de Móveis da Escola de Design da UEMG e Diretora de Projeto da Fator Design. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto com projeto de mobiliário. Atuou em pesquisas junto ao centro de estudos em design da madeira – CEMA na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, com usabilidade aplicada ao setor moveleiro. Acesse o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/2079333810193988).
E-mail: maria.canedo@uemg.br

Linhas Temáticas:

As principais linhas temáticas do Centro Design Empresa são o “Design e Empreendedorismo”, o “Design e Fabricação digital” e o “Design e Materiais”. O Centro conta com dois laboratórios em sua estrutura: o Laboratório de Prototipagem e o Laboratório de Materiais. Os principais enfoques dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos recentemente são:

 

Design e inovação

O design assumindo o papel do atendimento a empresas com foco em estratégias, desenvolvendo diagnóstico de maturidade para inovação e compreensão da importância da aplicação do design. A partir do diagnóstico são mapeadas ações a serem aplicadas, indo desde estratégias de posicionamento até o desenvolvimento de novos produtos.

 

Empreendedorismo, auto-produção e co-criação no Design

Fundamentação e estabelecimento de métodos de desenvolvimento de projetos que permitam e sejam baseados na participação de diversos atores, com a finalidade da otimização de resultados, alinhados ao empreendedorismo e à inovação em design. As ações previstas contemplam apoio para atividades de pesquisa, ensino e extensão por meio da cessão de espaço físico, infraestrutura e consultoria de professores lotados no CDE.

 

Prototipagem rápida: processos de adição e subtração

Estudos em ambientes virtuais de novos produtos, materiais e processos; Identificação e desenvolvimento de novos métodos de construção de protótipos e modelos físicos e virtuais; Avaliação e estudos utilizando métodos de adição e subtração de materiais, englobando  impressão 3D, usinagem CNC e corte a laser; Entendimento da interface entre a prototipagem e sua aplicação em contextos que vão desde a produção de próteses a construção de materiais didáticos para ensino.

 

Otimização de Produtos e Delimitações de Processos Produtivos Aplicados ao Design

Análise, avaliação e aperfeiçoamento de produtos e processos produtivos aplicados aos materiais poliméricos. Estudo e compreensão das delimitações projetuais inerentes aos processos de transformações dos materiais plásticos (rotomoldagem, injeção, vácuo, sopro, etc.). Design de produtos orientados à realidade de empresas, visando aumentar sua competitividade e viabilizar o domínio da técnica e do processo produtivo. , Condução eficiente de projetos, conferindo ao produto final os fatores de confiabilidade, segurança e adequação às situações de uso e manuseio, dentre outros.

 

Design, Materiais e Sustentabilidade

A busca por estabelecer a conexão entre as atividades projetuais do design e o desenvolvimento de materiais é um dos focos da atuação do CDE. Destaca-se a importância do domínio do conhecimento acerca de materiais pelo profissional de design, visando a tangibilização das mensagens a serem transmitidas a seu usuário através do projeto, com busca pela abordagem de um ciclo mais amplo em torno do material. Soluções ligadas à sustentabilidade são investigadas, buscando o desenvolvimento de materiais, processos e tecnologias que visem à otimização e ou redução de insumos no ciclo de vida do sistema produto.

 

 

Você está sem conexão com a internet