Ir para conteúdo

Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia (CPqD)

Parte integrante da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, o CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, fundado em Julho de 1993 pelo prof. Jairo José Drummond Câmara, atua em consonância com os cursos oferecidos pela instituição da qual faz parte. Nesse intenso período de atividades, foram realizados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, acolhendo uma diversificada gama de pesquisadores (bolsistas, professores, professores visitantes e colaboradores) que promoveram relevante participação, com apresentações e publicações em eventos acadêmicos científicos no Brasil e também no exterior.

É também um dos centros habilitados a receber mestrandos e doutorandos dos programas REDEMAT – Rede Temática em Engenharia de Materiais (http://www.redemat.ufop.br/) e PPGD – Programa de Pós Graduação em Design (http://www.ppgd.uemg.br/)

Dentre os projetos realizados no Centro, destacam-se os veículos hiper-econômicos Sabiás, desenvolvidos para competirem nas Shell Éco-Marathon (Nogaro – França: categoria Design). Os Sabiás conquistaram três prêmios em cinco participações entre 1994 e 2009. Ressalta-se, também, as premiações nos concursos de design da VW e Anglogold, além de um relevante número de alunos em concursos nacionais e internacionais em design automotivo. Diversas linhas de pesquisa abordam temas como: Eco-Design; Design de Ambientes; Fashion Design; Arte e Design; Ergonomia Aplicada; Análise e Seleção de Materiais; Análise de Valor; Design da Mobilidade; Memória, Reflexão e Ensino; entre outros.

Neste contexto, preparar futuros profissionais para o mercado, seja ele acadêmico ou industrial, é o principal objetivo do CPqD. Com essa filosofia, o CPqD tornou-se uma referência e uma fonte de oportunidade dentro da instituição em que se insere, colaborando para o desenvolvimento e aprimoramento de material humano crítico.

  

Coordenação: Iara Sousa Castro

Localização: Av. Presidente Antonio Carlos, 7545, 7º andar, sala 74

(031) 3439-6517

Equipe:

 

Antonio Valadão Cardoso:

Graduação em Engenharia Civil-UFMG (1981), mestrado em EngenhariaMetalalúrgica – UFMG(1988) e doutorado em Engenharia de Materiais – University de Sheffield-Inglaterra (1992); pós-doutorado em Bioreologia (Paris VII,2000).

Linhas de Pesquisa: Produção de material didático multimídia, Cerâmicas e Vidros,
Viscosidade de vidros e suspensor e cerâmicas

 

Cássia Macieira:

Graduação em Artes Visuais UFMG: Bacharelado em Gravura (1990-1994), Bacharelado em Cinema de Animação (1996-98). Licenciatura em Letras UNIP Lagoa Santa MG (2010-2016). Especialização em Antropologia / Univ.Candido Mendes (2017-18); Mestrado em Artes / UFMG (1999-2001) e Doutorado em Literatura Comparada: Literatura, outras Artes e Mídias UFMG (2010-2014).

Linhas de Pesquisa:Artefatos lúdicos

 

Iara Sousa Castro:

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1995), graduação em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ergonomia pela Universidade Victor Segalen – Bordeaux II (2010).

Linha de Pesquisa: Ergonomia e projetos

 

Juliana Rocha Franco:

Graduação em História – UFMG (2000), mestrado em Comunicação Social – UFMG (2002), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP (2014). Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (2017).

Linha de Pesquisa: Semiótica e Design

 

Liza Dantas Noguchi:

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira (2018), especialização em Design de Joias pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2002) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Doutoranda em Design na Universidade Estadual de Minas Gerais (Escola de Design), desde 2016.

Linhas de Pesquisa: Produção industrial, Inclusão social, Cooperativa, Economia solidária

 

Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos:

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA (1989), graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1984) e mestrado em Construção Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (2007).

Linha de Pesquisa: Arquitetura, Design e Materiais

 

Sebastiana Luiza Bragança Lana:

Graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), PhD em EngineeringMaterials – Universityof Sheffield (1994) e doutorado(1997) e pós doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Linhas de Pesquisa:Seleção e análise de materiais para refratários, Seleção e análise de Materiais, Análise de produtos, Seleção e análise de Materiais, Seleção e análise de sílica e silicatos, Design e Seleção de materiais, métodos de transformação e design de produto, Engenharia de materiais.

 

Sílvia de Alencar Rennó:

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2002), especialização em Gestão do Design pela UEMG (2014) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (2006).

Linha de Pesquisa: Arquitetura, Design e Iluminação.

 

Projetos de Pesquisa (2017-2018):

2014 – Atual – Projeto Aliança (Coordenação Profa. Sebastiana Luiza Bragança Lana)

2014 – Atual – Inserção dos conceitos de design no ensino fundamental (Coordenação Profa. Sebastiana Luiza Bragança Lana)

2017 – Atual – A relação academia indústria e a produção acadêmico científica- Pós doutoramento PNPD/CAPES/MEC 2017 (Coordenação Profa. Sebastiana Luiza Bragança Lana)

2017 – Atual – Nanotubos Naturais no Projeto Hefestus: Tecnologias Integradas para o Aproveitamento de Rejeito da Mineração de Ferro de Forma Sustentável (Coordenação Prof. Antonio Valadão Cardoso)

2018 – Atual – Ergonomia e Design aplicados a projetos de condições de trabalho (Coordenação Profa. Iara Sousa Castro)

2018 – 2018 – Artefatos lúdicos:cartografia literária. (Coordenação Profa. Cássia Macieira)

2018 – 2019– Antecipação de situações de uso e simulação da atividade futura para o desenvolvimento de uma prótese destinada a ciclistas amputados (Coordenação Profa. Iara Sousa Castro; Colaboração Prof. Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos)

2018 – 2018 – A relação da iluminação com o design voltado para a experiência (Coordenação Profa. Iara Sousa Castro; Colaboração Profa. Silvia de Alencar Rennó)

2018 – 2018 – Análise ergonômica da atividade de usuários diante da inserção de um novo posto de trabalho no processo de lapidação de gemas: estudo de caso de uma plataforma multifuncional (Coordenação prof. Adriano Aguiar Mol; Colaboração Profa. Iara Sousa Castro)

2017 – 2018 – A influência do Design em atividades realizadas em espaços itinerantes: estudo ergonômico em food trucks (Coordenação Profa. Iara Sousa Castro)

2017 – 2017 – Projetos de design aplicado a próteses para os membros superiores para ciclistas na atualidade (Coordenação Profa. Iara Sousa Castro)

 

Projetos de Extensão (2017-2018): 

2014 – Atual– Projeto Vire & Anote: estudos de modelos e formas com papéis (Coordenação Sebastiana Luiza Bragança Lana)

2015 – Atual– Oficina de Jeceaba: o reciclar de uma cidade (Coordenação Sebastiana Luiza Bragança Lana)

2018 – Atual – Revista Pensamentos em Design (Coordenação Profa. Juliana Rocha Franco)

2018 – 2018 – Laboratório de pop up: troca de aprendizagem (Coordenação Cássia Macieira)

2018 – 2018 – Modelagem de uma prótese destinada a ciclistas amputados: mockup, testes e simulação da atividade futura (Coordenação Profa. Iara Sousa castro, colaboração Prof. Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos)

2018 – 2018 – Semana de Pesquisa em Design PPGD (Integrantes Profa. Iara Sousa Castro e Profa. Juliana Rocha Franco)

2017 – 2017 – Modelagem de uma prótese destinada a ciclistas amputados: validação e desenvolvimento (Coordenação Profa. Iara Sousa castro)

2017 – 2017 – Desenvolvimento de uma nova interface para o sistema informacional dos pontos de ônibus de Belo Horizonte (Coordenação Profa. Iara Sousa castro)

 

Publicações em 2017-2018:

AGOSTINI, A. ; FRANCO, J. R.. Mídia, alteridade e o rosto do outro: de L-Word a ZaneleMuholi. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 6, p. 76-90, 2018.

BARBOSA, NEWTON P.U. ; FERREIRA, JACQUELINE A. ; NASCIMENTO, CÉSAR A.R. ; SILVA, FABIANO A. ; CARVALHO, VINÍCIUS A. ; XAVIER, ERIC R.S. ; RAMON, LUCAS ; ALMEIDA, ARTHUR C. ; CARVALHO, MARCELA D. ; CARDOSO, A. V. . Prediction of future risk of invasion by Limniopernafortunei (Dunker, 1857) (Mollusca, Bivalvia, Mytilidae) in Brazil with cellular automata. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 10, p. 20, 2018.

BENATTI, L. P.; LANA, S. L.B..Do projeto à produção: a inserção da prática para o ensino do design. DESIGN E TECNOLOGIA, v. 8, p. 123-135, 2018.
BENATTI, L.P.
 ; LANA, S.L.B. . Análise Visual do Cultivo Doméstico de plantas: O design como instrumento de observação.. In: 13º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, 2018, Joinville. Anais do 13º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, 2018.

CAMARA JUNIOR, F. L. ; LANA, S. L. B. ; ASSIS, P. S. ; SILVA, B. B. E. . Pelletizing furnace refractory linning cycle extension by applying thermography analiysis and direct refrect refractory injection. MetallugyandMaterials, v. 71, p. 1-394, 2018.

MACIEIRA, C.. Infância, inventos e boneca de pano. Revista de Arqueologia, v. 31, p. 197-209, 2018.

FRANCO, J. R. Mídias móveis como interfaces urbanas: espaço, tempo e memória. VIRUS, v. 2, p. 1-8, 2018. 

FRANCO, Juliana Rocha; BORGES, Priscila M. ; LIMA, P . Um método semiótico para extrair significados de espaços visuais gráficos. In: NAKAGAWA, Regiane Miranda. A Pesquisa em Semiótica. (Org.). NAKAGAWA, Regiane Miranda. A Pesquisa em Semiótica (Livro da Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica). 1ed.Salvador: EDUFBA – Editora da Universidade Federal da Bahia (No prelo), 2018, v. , p. 1-290.

FRANCO, J. R. Knowledgescapes como Design do Pensamento: uma leitura Semiótica. In: FUSARO, Marcia.. (Org.). FUSARO, Marcia. Artes Tecnológicas aplicadas à Educação.. 1ed.São Paulo: COD3S, 2018, v. 1, p. 1-309.

FRANCO, J. R.; NEVES, B. B. .The distributed performance of artefactual representation by mobile video in Brazil. JANUS.NET, e-journal of International Relations, v. 1, p. 220-222, 2017.

FRANCO, J. R.; BORGES, P. M. .O conceito de diagrama em Peirce: uma leitura semiótica para além da gramática especulativa. COGNITIO-ESTUDOS (PUC-SP. ONLINE), v. 14, p. 45-54, 2017.

FRANCO, J. R.; BORGES, P.M. . Educação em tempos de bolhas online: uma abordagem peirceana. DIALOGIA, v. 1, p. 53-64, 2017.

FRANCO, J. R. O Design de Informação e a narrativa diagramática em Whale Hunt de Jonathan Harris. Metagraphias, v. 2, p. 56-69, 2017.

FRANCO, J. R. Diálogos entre Walter Benjamin e Glauber Rocha: Uma leitura alegórica de Terra em transe. CADERNOS BENJAMINIANOS, v. 13, p. 45-57, 2017.

FRANCO, J. R. Algoritmos da internet favorecem criação de bolhas sociais – Pesquisadora discute como os filtros dos sites de relacionamento e um sistema de crenças nos impulsiona em direção ao que nos conforta e satisfaz. Jornal Estado de Minas – Caderno Pensar, Belo Horizonte, p. 3 – 4, 28 jul. 2017

FRANCO, J. R.; BORGES, P.M.  Potencialidades Heurísticas dos Diagramas Dedutivos: uma abordagem peirceana. In: ARAUJO, A.; CORREIA, A.; GHIRALDELLI,P.; MOGRABI, G.. (Org.). ARAUJO, Arthur; CORREIA, A.; GHIRALDELLI,P.; MOGRABI, G.l. Pragmatismo, Filosofia da Mente e Neurociência. 1ed.São Paulo: Editora Anpof, 2017, v. 1, p. 59-77.

MACIEIRA, C. Enciclopédia Subversiva História do Brasil, de Nunes. MINAS GERAIS. SUPLEMENTO LITERÁRIO, v. Especial, p. 14-17, 2018.

MACIEIRA, C. O corpo zoo-humano em O quadro de todos juntos, do Grupo Pigmalião – escultura que mexe. MÓIN-MÓIN (UDESC), v. 1, p. 122-133, 2018.

MACIEIRA, C. Tuíra :política e sonoridade da língua caiapó para o Teatro em Miniatura. In: https://www.jalla2018.org/anais, 2018, Rio Branco. Anais da XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoameri- canas,. Rio Branco: Nepan,, 2018. v. 1. p. 175-182.

MACIEIRA, C.. O mise em abyme em O espelho, de Machado de Assis.. In: X Seminário de Pesquisa II Encontro Internacional, 2018, Curitiba – Paraná. X Seminário de Pesquisa II Encontro Internacional. Curitiba PR: UNIANDRADE, 2018. v. X. p. 90-96.

MACIEIRA, C. Transcriação: do fotojornalismo à Caixa Miniatura. In: VII Jornada Intermídia, 2018, Curitiba. X Seminário de Pesquisa II Encontro Internacional VII Jornada Intermídia. Curitiba: Uniandrade, 2018. p. 24-32.

MACIEIRA, C. Sobre Artefato Lúdico: a supremacia das bonecas brancas no mercado de brinquedos. Congresso P&D de Design. Joinville/Brasil. 2018.

NÖTH, Winfried ; FRANCO, Juliana Rocha . O Enigma das 12 tinturas nos Prolegômenos de 1906.. In: GHIZZI, EluízaBortolotto, et.al.. (Org.). Sementes de Pragmatismo na Contemporaneidade. 1ed.São Paulo: FiloCzar, 2018, v. 1, p. 135-152.

OLIVEIRA JUNIOR, R. B.; PAULA, R. S.; DINIZ, V. S.R. ; CARVALHO, M. D.; CARDOSO, A. V.. RFLP pattern determination for the invasive bivalves Limnopernafortunei (Dunker, 1857) and Corbicula fluminea (Muller, 1774). Revista Ambiente e Água, v. 13, p. 1, 2018.

OLIVEIRA, J. E. M. ; GOMES, R. V. ; AMIANTI, M. ; NOGUCHI, L. D. ; NOGUEIRA, R. A. . Estudo da geometria do cordão de solda obtido com o processo eletrodo revestido em diferentes posições de soldagem. In: II Jornada Acadêmica Universo BH, 2017, Belo Horizonte. Revista de trabalhos acadêmicos. Universo BELO HORIZONTE. Belo Horizonte: Universo BH, 2017. v. 1.

RESENDE, A.  E. ; CASTRO, I. S.; MASCIA, F. From micro to macro dimension: an inverted way to think solution in designs. In: IEA 2018, 2018, Florence. 20th Congress: International Ergonomics Association. Florence: AISC 824, 2018. p. 1761-1766.

SALES, R. B.C. ; PEREIRA, R. R. ; AGUILAR, M. T. P. ; CARDOSO, A. V.. Thermal comfort of seats as visualized by infrared thermography. APPLIED ERGONOMICS, v. 62, p. 142-149, 2017.

SILVA, W. F. ; CASTRO, I. S. . Contribuições da Avaliação Pós-Ocupação em salas de aula de uma escola do ciclo básico. ERGODESIGN & HCI, v. 5, p. 41, 2017.

SILVA, M. S. ; REPOLES, L. H. G. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. ; SOUZA, L. D. ; COSTA, I. C. S. ; TRINTINELLA, B. S. ; CASTRO, I. S. . Das recomendações ergonômicas às diretrizes projetuais: contribuições da análise ergonômicapara a concepção de uma prótese para um paraciclista. In: Luis Carlos Paschoarelli; Fausto Orsi Medola. (Org.). Tecnologia assistiva: desenvolvimento e aplicação. 1ed.Bauru: Canal 6, 2018, v. 1, p. 171-178.

SILVA, W. F.; CASTRO, I. S.. Contribuições da Avaliação Pós-Ocupação em salas de aula de uma escola do ciclo básico. In: 16° Ergodesign& USIHC; Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. v. 3. p. 1399-1408.

VILHENA, L. R.; LOPES, C.Á. ; ROCHA, L. M. C. ; LIMA, M. C. M.; CASTRO, I. S. . Ergonomia e usabilidade em interfaces digitais de entretenimento. In: 16° Ergodesign& USIHC; Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. v. 3. p. 2097-2107.

Você está sem conexão com a internet