Ir para conteúdo

Curso de Especialização em Design de Móveis

Contexto do Curso

O Design de Móveis é um caminho profissional promissor e, no atual momento econômico brasileiro, tem sido valorizado pelas diversas possibilidades de atuação no mercado. Minas Gerais, estado destaque no segmento moveleiro, conta com os Polos Moveleiros de Ubá, Bom Despacho, Martinho Campos, Uberaba, Uberlândia, Carmo do Cajuru e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que movimentam significativamente a economia do estado, e que nos trouxeram a expertise de profissionais e empresas no setor moveleiro. São deste grupo os profissionais que compõem o quadro de professores do curso, todos com vasta experiência no mercado moveleiro e palestrantes para assuntos da atualidade do setor.

O curso de Especialização em Design de Móveis atende à demanda dos profissionais nas áreas do design, arquitetura e outras afins que se insiram no ambiente de projeto, fabricação e gestão do design de mobiliário. Trabalhamos com visão plural na qual conceitos de Design Thinking e Design Estratégico são as diretrizes para o projeto de móveis.

O objetivo maior é proporcionar aos profissionais a experiência do design de móveis em todo o seu espectro, bem como apoiar a implementação de um novo passo em sua carreira profissional. Acolhemos os alunos em suas demandas específicas e incentivamos a inovação e empreendedorismo. A formação de especialistas em Design de Móveis busca atender a demanda por profissionais comprometidos com a inovação de produtos e negócios.

Estamos na 10a edição do curso e já formamos aproximadamente 400 profissionais de todo o país, que levam nossa marca para empresas de grande, médio e pequeno porte, bem como escritórios autorais.

O curso tem 444 horas distribuídas em aproximadamente 19 meses.  Esse porte de carga horária nos permite um aprofundamento nos conteúdos das disciplinas teóricas e práticas além de incorporar nas atividades visitas a empresas e workshops de experimentação em design.

As aulas são quinzenais, às sextas-feiras à noite, e sábados pela manhã e tarde.

 

Estrutura física

O curso é ministrado na Escola de Design da UEMG, na Pampulha e, em futuro próximo, as aulas serão na nova sede da Escola, na Praça da Liberdade. Contamos com salas de aulas preparadas para as atividades de projeto, internet, laboratório de modelos e mock-up’s, biblioteca, auditório, estúdio fotográfico e espaço de exposição e apresentação pública dos projetos e protótipos.

 

 

Corpo Docente:

Além dos profissionais que compõem o quadro de docentes que se segue, o curso conta com a participação palestrantes convidados para assuntos de atualidade do setor.

 

Bernadete Teixeira

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, graduação em Comunicação Publicidade pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área do design atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, história, metodologia, processo, criatividade, ensino, design, metodologia e ensino, laboratório e, ainda, na coordenação do Centro de Gemas e Joias da Escola de Design.

 

Cláudia Dias

Mestre em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduada em MBA de Marketing pela Fundação Getúlio e em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além de atuar como profissional autônomo de Arquitetura e Design, atualmente é professora efetiva da UEMG. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura comercial e residencial; em desenvolvimento de design de produto para empresas, bem como em Propriedade Intelectual tendo coordenado o NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia da UEMG. Concebe, organiza e produz eventos e exposições de tecnologia, inovação e design.

 

Cristina Abijaode

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora efetiva da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na área de Projeto de Produto, e coordena o Curso de Pós-graduação Especialização em Design de Móveis da Escola de Design da UEMG. Atuou como vice-diretora da Escola de Design e atualmente é subcoordenadora do Curso de Graduação em Design de Produto. Possui experiência em desenvolvimento de produtos para grandes empresas como designer e gerenciamento. Como consultora, atua em projetos governamentais de incentivo a inserção do design em micro e pequenas empresas. Atua também na concepção, curadoria e organização de eventos direcionados para o design e inovação. Responsável pela implementação do NIT-UEMG, Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UEMG, na área de Planejamento em C&T.

 

Eduardo Wilke Alves

Mestre em Design na área de Design, Inovação e Sustentabilidade. Especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas, ambos pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.  Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Universidade Mineira de Arte – FUMA, atual UEMG. Criou e orienta trabalhos de pesquisa no Grupo de Estudos “Mobiliário”. Atualmente é professor efetivo e pesquisador do CEMA – Centro de Estudos em Design da Madeira da Escola de Design – ED da UEMG, atuando nos APL’s de polos moveleiros. Empreendedor e empresário atuou também em indústrias moveleiras na área industrial, comercial e de marketing. Hoje consultor e palestrante nas áreas de gestão do design, empreendedorismo e economia criativa. Consultor em Design e Redesign de produto e serviços, layout corporativo e industrial.

 

Flávia Tenuta

Mestre em Estratégias de Design para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade Nacional de Cingapura escola onde também lecionou Ecodesign. Especialista em Design de embalagens pela Escola Elisava, em Barcelona, cidade onde atuou durante dois anos como designer de embalagens e mobiliário. Graduada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais e. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Design (UFMG e UEMG), Arquitetura e Engenharia (UNA), além de desenvolver projetos que visam a inserção do design como ferramenta para a sustentabilidade na indústria brasileira. Tem experiência em educação e desenvolvimento de produtos nas seguintes áreas: Estratégias de Design para o Desenvolvimento Sustentável, Design de produtos, Ecodesign, Design de embalagens, Inovação social e Sustentabilidade.

 

Gilberto Almeida

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduação em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua na área de Design Industrial, com ênfase em Projeto de Produto nas seguintes ênfases: design de produto, ergonomia, design automotivo, indústria moveleira e teste ergonômico.

 

Giselle Hissa Safar

Mestre Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora efetiva da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na qual leciona desde 1983, tendo já ocupado os cargos de Chefe de Departamento, Coordenadora do Curso de Design de Produto, Diretora da Unidade e Coordenadora de Extensão, e Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área do ensino de Design atuando principalmente nos seguintes temas: design, história do design, história da joia, história do mobiliário, design e gênero.

 

Glaucinei Rodrigues

Trabalhou como designer para algumas empresas do setor moveleiro de 1994 a 2002. Foi sócio-diretor do escritório Ato Design, de 2002 a 2011. Estudou design na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais onde atuou como professor no curso de graduação em design de 2003 a 2011 e é professor convidado no curso de Pós-graduação em Design de Móveis. Desde 2009 é professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais onde desenvolve projetos de pesquisa e de extensão relacionados aos temas: design social; design e artesanato; materiais e processos de fabricação e indústria moveleira.

 

Maria José Canedo

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG com linha de pesquisa em Modelo de Negócios Guiado pelo Design a ser aplicado no Setor Moveleiro. Especialização em Gestão estratégica de Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Design de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduação em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e Diretora de Projeto da Fator Design. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto com projeto de mobiliário. Atuou em pesquisas junto ao Centro de Estudos em Design da Madeira – CEMA na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, com ênfase em usabilidade aplicada ao setor moveleiro.

 

Roberta Lopes

Mestre em Administração, Especialista em Design de Móveis, Especialista em Design de Joias, Graduada em Design de Ambientes.  Docente na Escola de Design – UEMG na Universidade FUMEC. Designer de ambientes em projetos nacionais e internacionais em desde 1996. Vencedora do 19º Prêmio Deca Um sonho de banheiro, categoria comercial, região Sudeste.

 

Romeu Rodrigues

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Especialista em Design de Móveis pela UEMG, Especialista em Arte Educação pela UEMG. Professor efetivo da Escola de Design na área de desenho e projeto e laboratório de metal e madeira na Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade FUMEC. Atua na coordenação do LEMP – Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem da Escola de Design.

 

Simone Marques de Abreu

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Especialista em Educação pela UEMG e Graduada em Design de Ambientes (Decoração) pela Fundação Universidade Mineira de Artes FUMA (1989) atual Escola de Design da UEMG e graduada pela mesma instituição. Professora efetiva da Escola de Design – UEMG no curso de Design de Ambientes deste 1996.Já ocupou os cargos de coordenadora do Curso de Design de Ambientes, Vice-diretora e Diretora da ED/UEMG. Atualmente é Coordenadora do Centro de Pesquisa em Design de Ambientes – CEDA/ED/UEMG e Coordenadora da Pós-Graduação em Design de Móveis da mesma instituição. Possui experiência em desenvolvimento de projetos e consultoria em Design de Ambientes. Atua na área de ensino e pesquisa nos seguintes temas: ambiências, materiais e linguagem.

 

 

Disciplinas

As disciplinas são organizadas em três grupos: Tópicos Fundamentais, Tópicos Especiais e Tópicos Complementares.

Tópicos Fundamentais trata da fundamentação teórica e conhecimentos de cunho técnico.

Tópicos Especiais contém o aporte relativo à prática profissional de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de produtos no setor moveleiro, workshops e atividades participativas.

Tópicos Complementares são visitas técnicas, ensaios de inovação no setor moveleiro, bem como abordagens conceituais de projeto.

 

  • Fundamentos Estéticos e Históricos do Mobiliário
  • Mercado e Tendências
  • Metodologia Científica
  • Representação Gráfica
  • Materiais e Linguagens
  • Processos Criativos em Design
  • Tecnologia Aplicada
  • Inovação para o Setor Moveleiro
  • Gerenciamento e Desenvolvimento de Produto
  • Design e Sustentabilidade
  • Interação Técnica
  • Interface Projeto e Produção
  • Documentação Técnica
  • Ciclo de Palestras
  • Experimentações – Workshops

 

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido pelos alunos sob a orientação de professores de projeto. Consta, para esta etapa, protótipo desenvolvido em parceria com empresas do setor.

 

 

Investimento

O investimento compreende a matrícula no valor de R$ 495,00 (quatrocentos e noventa e cinco reais) e 20 parcelas no valor de R$495,00 (quatrocentos e noventa e cinco reais), quitadas mensalmente.

 

Seleção

A seleção e demais informações constam no edital específico para cada turma:

Edital de Seleção

Formulário de Inscrição

Saiba mais sobre o funcionamento, conteúdo, infraestrutura e cadastre-se para receber informações sobre novas turmas:

 

Cadastre-se no formulário abaixo como interessado no curso:

 

 

 

Documentos necessários para inscrição no processo seletivo:

 

  • Formulário de inscrição, preenchido e acompanhado de 2 (duas) fotos 3×4 cm.
  • Carta de apresentação, indicando o interesse e intenções em relação ao curso.
  • Cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação.
  • Cópia autenticada do histórico escolar do último nível cursado, explicitando o sistema de avaliação.
  • “Curriculum Vitae”.
  • Cópia do CPF e Carteira de Identidade.
  • Cópia do Certificado de Serviço Militar.
  • Os pedidos de inscrição deverão ser encaminhados à secretaria do Curso na Escola de Design / UEMG, Avenida Presidente Antônio Carlos, 7545, São Luiz – Belo Horizonte – CEP:31.275-083, ou via e-mail coordpos@gmail.com , dentro do prazo definido no calendário..

 

Informações:

Pós-Graduação da Escola de Design – UEMG

Av. Presidente Antônio Carlos, 7545, 8º andar – São Luís

CEP: 31.275-083 – Belo Horizonte – MG

 

 

Tel.: (31) 3439-6519

coordpos@gmail.com

 

 

Coordenação:

Cristina Abijaode

cristina.abijaode@uemg.br

 

Subcoordenação:

Simone Marques de Abreu

simone.marques@uemg.br

Você está sem conexão com a internet