Ir para conteúdo

História

Com uma história intimamente ligada ao desenvolvimento do Design no país, a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais foi criada em 1955 com o nome de Escola de Artes Plásticas, subordinada à já existente Escola de Música da U.M.A. (Universidade Mineira de Arte – Fundação Educacional). Por sua vez, a U.M.A. foi inaugurada em 1954 como resultado da associação de outras três instituições: Sociedade Coral, Cultura Artística e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Em 1956, a Escola de artes Plásticas instala um curso preparatório, realiza seu primeiro vestibular e entra em pleno funcionamento no ano de 1957 com sua primeira turma de alunos.

Primeira sede da Escola, em prédio da Avenida Augusto de Lima, demolido posteriormente para a construção do Fórum.

Os cursos da Escola de Artes Plásticas, inéditos na época, eram estruturados em quatro áreas:

  • Artes Plásticas (Pintura /Escultura/Gravura);
  • Desenho Industrial e Comunicação Visual;
  • Decoração;
  • Licenciatura em desenho;

 

Em 30 de dezembro de 1963, sob a Lei Estadual 3065 e decreto n.º 55068 de 24 de novembro de 1964, a Universidade Mineira de Arte, juntamente com a Escola de Artes Plásticas (ESAP), foi transformada em Fundação e agregada à Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular, passando a denominar-se Fundação Mineira de Arte FUMA.  Em 13 de maio de 1980, sua denominação foi novamente alterada para Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, pelo Decreto n.º 7693.

Sede do Bairro São Francisco, demolida para a construção do complexo viário de mesmo nome.

Em 1990, a Fundação Mineira de Arte Aleijadinho fez sua opção pela incorporação à recém-criada Universidade do Estado de Minas Gerais. A UEMG, em Belo Horizonte, formou-se através da incorporação de tradicionais instituições de ensino, conceituadas em Minas Gerais e no Brasil: o Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais, a Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – FUMA e a Escola Guignard. Incorporadas à UEMG, as instituições passaram às seguintes denominações: Faculdade de Educação (FAE/UEMG), Escola de Música (ESMU/UEMG), Escola de Design (ED/UEMG) e Escola Guignard.

Sede do Bairro Gameleira cedida para o complexo Expominas

A Escola de Design (antiga Escola de Artes Plásticas) oferece, desde sua criação, cursos de formação profissional (nível superior), desenvolve projetos culturais, busca parcerias com outras instituições e empresas, além de buscar atualmente novos caminhos para aprendizagem contínua e aperfeiçoamento profissional através de cursos de especialização.

Pioneira no ensino do design, a Escola de Design da UEMG tem exercido forte influência no design mineiro ao explorar profundamente as relações design/sociedade, criar uma cultura de inserção do design além de oferecer produtos e serviços que ultrapassam as fronteiras do Estado de Minas Gerais. Os alunos egressos da Escola de Design ocupam posições de destaque no cenário nacional, trabalham e prestam serviços para empresas renomadas e, freqüentemente, vencem concursos nacionais e internacionais nos vários setores do design.

Conhecida nacional e internacionalmente, a Escola de Design vive hoje um momento particularmente promissor. Alicerçada em sua bem sucedida experiência, e também na crescente capacitação do seu corpo docente, a escola vem desenvolvendo um ensino de design que, dinamicamente, dialoga com as permanentes movimentações e exigências do mundo contemporâneo.

Atual prédio da Escola de Design na Pampulha

Desde 2011, por iniciativa do Governo do Estado, foram iniciadas as tratativas para que a Escola de Design passasse para o antigo prédio do IPSEMG na Praça da Liberdade. Em 2014 foram iniciadas as obras de reforma do edifício que, em virtude de questões técnicas e patrimoniais que determinaram paralizações temporárias, devem ser concluídas apenas em 2019, quando então toda a unidade será transferida para o Circuito Cultural Liberdade.

Vista do antigo prédio do IPSEMG e futura sede da Escola de Design da UEMG

As novas instalações da Escola de Design na Praça da Liberdade ainda não estão prontas, mas já é possível à comunidade interna e externa desfrutar do Espaço Cultural ED-UEMG inaugurado no final de 2018 e incorporado ao Circuito Cultural Liberdade.

A decisão de instalar a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na Praça significa oferecer ao conjunto dos equipamentos culturais ali reunidos, uma instituição que ao longo de seus mais de 60 anos de existência desenha a história do design e da arte em nosso Estado.

Espaço Cultural ED inaugurado em dezembro de 2018 no Circuito Cultural Liberdade.

 

Você está sem conexão com a internet