Alunos e Professoras do Curso de Artes formam Coletivo de Caixeiros UEMG e levam trabalhos desenvolvidos em disciplina para espaços culturais da cidade

O Coletivo de Caixeiros da UEMG, formado por duas professoras e nove alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais é fruto da disciplina optativa “Caixa verbo sonora visual”, na qual os alunos desenvolveram miniaturas de caixas com narrativas de 1 a 3 minutos de duração, visando a um único espectador por vez.

O coletivo já fez três apresentações abertas ao público, sendo elas no Centro Cultural Urucuia, na Escola de Design e no Instituto Undió, participando inclusive da programação do Noturno nos Museus, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

As caixas são multimídia e proporcionam ao espectador vivenciar um relato com personagens, ações e sonoridades. Trata-se do resultado de pesquisas e práticas artísticas realizadas durante o Curso de Licenciatura em Artes Visuais – Escola de Design/UEMG. Elas também podem ser produzidas em diferentes formatos e utilizam os mais diversos materiais, podendo ser feitas completamente de material reciclado. O que vale no processo de criação de uma caixa é a criatividade. Os caixeiros da UEMG com suas caixas quadradas, retangulares, cilíndricas, entre outras, fizeram uso desde uma mala antiga até uma caixa de sapato.

Artistas Visuais e Espetáculos:

Bruna Aranha (A panela)

Bruno Rivelli (Gato na tuba)

Cássia Macieira (Medo do lobo)

Débora Costa (Abdução)

Flávia Faustina e Gabriela Magalhães (Caixa mágica)

Eduardo Lamark e Jean de Jesus (O resgate)

Maicon Corleone (Faces da África)

Selma Magalhães ( A margarida).

A próxima apresentação do Coletivo de Caixeiros da UEMG já tem data marcada e será no dia 27 de agosto, na Escola de Design com apresentações gratuitas.

Divulgação das apresentações – credito Lucas D’Ascenção