Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias (CEDGEM)


Pular Links de NavegaçãoHome > Atuações > Centros > Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias (CEDGEM)

O Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias - CEDGEM da Escola de Design nasceu da natural convergência da experiência da escola na formação de profissionais de design e a particular vocação do estado para o setor de gemas e Joias. Desde sua criação em 2003, o Centro vem se aplicando no desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e capacitação, voltadas à inovação técnica e tecnológica de produtos e processos do setor de gemas e joias. Alinhadas e ou vinculadas a políticas e programas do estado para o setor, seus estudos e projetos buscam o desenvolvimento de ações que contribuam para a inovação e valorização dos bens e produtos minerais, pela vertente do design. Para cumprir o objetivo de disseminar conhecimento, transferindo conhecimento e tecnologia a unidades e regiões produtivas do setor, mantém parceria com instituições públicas e privadas, com as quais desenvolve projetos orientados por linhas de pesquisas registradas no grupo Estudos em Design de Gemas e Joias no CNPq.

Por meio dos seu laboratórios, o Centro faz interface com o setor produtivo de gemas e joias , apoiado no pressuposto que todo o conhecimento ali produzido seja aplicado em benefício do setor e da sociedade. Os experimentos e ensaios desenvolvidos nesses laboratórios orientam-se para problemas e necessidades identificadas em conjunto com as unidades produtivas do setor, e demandadas pelos diversos níveis de sua cadeia de valor.

Com o apoio de órgãos de fomento, com destaque para a FAPEMIG, e a parceria com instituições públicas e privadas, projetos de pesquisa, extensão e capacitação têm sido desenvolvidos e abraçados por comunidades produtivas, particularmente de regiões do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Essas pequenas aglomerações produtivas não conseguem sozinhas enfrentar os desafios da inovação. Distantes dos benefícios derivados do progresso da ciência e da técnica, elas se ressentem da falta de aplicação dessas conquistas em suas unidades. O CEDGEM, no cumprimento de seus objetivos de aplicar os conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito de suas pesquisas, e no compromisso assumido junto a essas comunidades, busca sempre atuar condizente com as demandas universais do setor, porém voltado às realidades e necessidades particulares locais. Desta forma, a equipe multidisciplinar do CEDGEM, dentro da área de competência de cada um de nós, espera contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões que têm a mineração como base principal de sustentação econômica. A valorização do patrimônio material e cultural das regiões produtivas e sua gente passa pela continuidade dos projetos já instalados, que pelo retorno singelo de sua gente tanto nos gratificam.

    Coordenação: Profa. Bernadete Teixeira

    Sub-Coordenação: Prof. Adriano Mol

    Localização: Av. Pres. Antônio Carlos, 7545, 4º Andar, sala 47

  • (31) 3439-6509
  • Concepção e Desenvolvimento de Produto

    Desenvolver novos produtos para o setor de gemas e jóias, a partir da pesquisa de aspectos materiais e iconográficos do Estado de Minas Gerais.

    Design de Lapidação

    Pesquisar novas possibilidades formais, técnicas e tecnológicas de lapidação de gemas, afim de aplicá-las a produtos do setor.

    Design, Antropologia e Moda

    Desenvolver estudos e pesquisas antropológicos e de inovação em design de moda.

    Técnicas de Modelagem e Prototipagem

    Estudo das técnicas e tecnologias específicas de representação Bi e tri dimensional do produto de Joalheria.

    Técnicas tecnologias e processos aplicados ao ouro

    Pesquisar e desenvolver técnicas e tecnologias do ouro na inovação de produtos de Joalheria.

    Grupo de pesquisa sediado no Centro:

    O GEDAI - Grupo de Estudos em Design, Antropologia e Indumentária é coordenado pelos professores Tatiana Azzi, Flávio Nascimento e Andreia Salvan. O grupo também abriga um Laboratório de Processos Criativos em Design e Moda. O Laboratório tem como objetivo explorar métodos e processos de estímulo à criatividade em ensaios projetuais a partir de temas como memória afetiva e cultura material promovendo experimentações em design e moda. Os encontros acontecem às quintas-feiras das 14 às 16hs na sala 41 e o email para contato do grupo é o gedai.design@gmail.com.

    Para informações como dados das linhas de pesquisa e recursos humanos disponíveis para a realização das mesmas, confira o grupo no Diretório Dos Grupos de Pesquisa no Brasil registrado junto ao CNPq.

    Professores

    • Prof. Adriano Mol
    • Mestre e Doutorando em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UFOP-UEMG-CETEC (2004). Especialista em Design de Gemas e Joias pela Escola de Design/UEMG (2001). Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Jóias, atuando principalmente nos seguintes temas: design de lapidação, gemologia e design de jóias. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Andreia Salvan
    • Mestre em Design na universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG com linha de pesquisa em técnicas de beneficiamento do quartzo a ser aplicado no design de joias. Pós-graduada em Design de Gemas e jóias na Universidade do Estado de Minas Gerais (2011). Graduada pela faculdade Centro Integrado de Moda em Design e Negócios da Moda (2008), área em que lecionou nas disciplinas de Metodologia Projetual do Design, e Orientação de Projeto de Graduação. Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Atuou em pesquisas junto ao Centro de estudos em design de gemas e joias- CEDGEM na Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, com uso de incrementos à cerâmica com a finalidade de melhora na sua resistência mecânica a ser aplicada no design de joias. Acesse o currículo lattes.

    • Prof. Antonio Mattos
    • Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1978), Especialização LATO-SENSU em Magistério de Ensino Superior -(1994) na Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, professor do Centro de Comunicação Design e Técnologia Gráfica - CECOTEG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia Convencional,Imagem Digital ,Digitalização e Tratamento de Imagens, atuando principalmente no seguinte tema: Fotografia de Gemas, Joias e Produtos. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Bernadete Teixeira
    • Possui graduação em Comunicação/Publicidade e Licenciatura em Desenho e Plástica pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1971 e 73), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais onde coordena o Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias onde desenvolve estudos e pesquisas relacionadas ao design em gemas e joias. Em paralelo atua em consultorias e na gestão de projetos integrados de design. Acesse o currículo lattes.

    • Prof. Flávio Nascimento
    • Mestrado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015). Especialização em Arte Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e graduação em Desenho Industrial pela mesma instituição (1998). Professor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Design Gráfico e Design de Ambientes e do Centro Universitário UNA no curso de Design Gráfico, atuando principalmente nas disciplinas: Processos de Criação, Metodologia Aplicada ao Projeto de Design, Identidade Visual e Direção de Arte. Pesquisador do CEDGEM - Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias participando do Grupo de Estudos em Design, Antropologia e Moda. Foi sócio e diretor de criação do estúdio de design Universo das Coisas. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Mara Guerra
    • Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2015). Especialista em Design de Gemas e Joias pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2010) e Licenciada em Geografia pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2008) . Pelo Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da UEMG coordenou o Curso Técnico em Joalheria em Teófilo Otoni-MG e o Laboratório de Artesanato Mineral - Itaporarte em Coronel Murta, MG. Profissional em Joalheria há 23 anos, já ministrou cursos de joalheria para: IBGM-Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, SEBRAE-MG, ABAPORU Escola de Artes, SENAI-Centro de Formação Profissional Américo Renné Gianetti, ICBE-Instituto Cultural Boa Esperança/SETASCAD-Secretaria de Estado do Trabalho. Finalista no ?De Beers? ? Concurso Internacional de jóias com Diamantes 1998, finalista do Prêmio IBGM de Design de jóias 2010 na categoria lapidação diferenciada e em 2012 finalista do Concurso AuDITIONS de joias em ouro.De 1994 a 2004 participou de exposições de joias individuais e coletivas em Belo Horizonte e no interior do Estado de Minas Gerais. Acesse o currículo lattes.

    • Prof. Pedro Nascimento
    • Mestre em Design e graduado em Design de Produto pela Escola de Design da UEMG, atualmente é professor das disciplinas de Prática Projetual (III e IV) do curso de Design de Produto e pesquisador do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias nessa mesma instituição. Também atua como orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso. Possui experiência no mercado de design desde 2006 quando iniciou estágio no Centro Design Empresa da Escola de Design onde foi lider de projetos e trabalhou com gestão de design. Posteriormente participou de projetos em escritórios de design de produto, inclusive já possuiu empresa incubada entre 2009 e 2010 na Incubadora de Empresas de Design da Escola de Design, vivenciando projetos em áreas como embalagens, expositores de vendas, eletroeletrônicos, eletromedicina, iluminação, acessórios para móveis, utilidades domésticas e de escritório. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Raquel Canaan
    • Designer gráfico, Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade e Especialista em Gestão do Design em Micro e Pequenas Empresas. Doutoranda em Design pela PUC RJ. Fluente em inglês, espanhol e italiano. Professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, ministra as disciplinas de Processos de Criação I e II e Metodologia Aplicada ao Projeto de Design I e II, além da Optativa de Design e Prospecção de Cenários. Atua como pesquisadora e Designer gráfico no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da UEMG em projetos voltados para a valorização de recursos locais e participa do Grupo de Estudos em Design, Antropologia e Moda. Experiência na área de Gestão do design, com foco em inserção do Design em MPEs e Arranjos Produtivos Locais, Metodologia e Processos Criativos. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Tatiana Azzi
    • Mestre em Design, Arte e Tecnologia pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP - 2009). Bacharel em Design Industrial - Projeto de Produto pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - 2005). Professora dos cursos de Design Gráfico e Design de Produto da Escola de Design, UEMG e pesquisadora do CEDGEM - Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da mesma instituição. Sócia e diretora de criação da Adô, marca onde desenvolve produtos e projetos que buscam a relação entre design, arte e moda. Acesse o currículo lattes.

    • Prof. Wadson Amorim
    • Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior (2015).Graduado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Rio Doce (2011), estudou Design de Produto na Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). É professor nos cursos de Design de Produto, Design Gráfico e na Pós-Graduação em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também atua como pesquisador no Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias. É professor nos cursos de Design e Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como consultor e designer na indústria automotiva, joalheira e do vestuário. Foi vencedor de prêmios como o Talento Design Volkswagen e o Prêmio Sebrae de Design. Acesse o currículo lattes.

    Da Gema II – Itaporarte

    Uma parceria com o Centro Minas Design e financiado pela FAPEMIG onde os pesquisadores buscaram o maior aproveitamento das riquezas locais, utilizando resíduos da extração de gemas aplicados em 48 protótipos de quatro linhas de produtos: uma linha de souvenires; uma de objetos de adornos; uma de objetos decorativos; e outra de objetos utilitários. Também fez parte do trabalho a capacitação de 40 jovens futuros artesãos minerais da cidade. Integrantes: Raquel Canaan, Adriano Mol, Bernadete Teixeira, Mara Lucia Guerra, Paulo Armando Barbosa.

    Prateiros do Leite

    O projeto Prateiros do Leite, promovido pelo Sebrae-MG e desenvolvido em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais, atendeu a emergente necessidade da Associação de Artesãos de Santo Antônio do Leite de promover a inovação e reforçar a identidade das suas joias, o que trouxe o design como instrumento estratégico de valorização dos produtos e marca locais. Guiado pela co-criação entre designers e artesãos, o desenvolvimento dos produtos orientou-se pelas características e potencialidades da produção local, comunicando os valores materiais e subjetivos do território. Integrantes: Adriano Mol, Bernadete Teixeira, Iara Mol, Wadson Amorim, Mara Lucia Guerra, Maira Paiva Pereira, Ronaldo Freesz.

    UNIT

    O projeto promoveu o desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria no Arranjo Produtivo de Gemas e Joias de Teófilo Otoni, pela transferência de conhecimento e tecnologia via Unidade de Inovação Tecnológica/UNIT, tendo como objetivo potencializar a inovação e a melhoria da qualidade dos processos e produtos do setor de gemas e jóias da região. Integrantes: Maria Bernadete Santos Teixeira, Adriano Mol, Antônio Augusto Vieira Melo Mattos, Ronaldo Freesz, Maíra Paiva Pereira, Mara Guerra, Jacqueline Ávila Ribeiro Mota, Maria Cezarina Vitor Souza, José Eduardo Valadares Bahia, Wadson Amorim, Bruno Bento, Victor Gonçalves, Vanusa Catta Preta.

    Projeto Aliança - Cultura e Economia Criativa

    O projeto ALIANÇA se coloca como a oportunidade de desenvolver um trabalho colaborativo entre a Universidade do Estado de Minas Gerais, o Pesquisador Convidado, Professor Dr. Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa, e o Centro Interpretativo da ourivesaria do Norte de Portugal ‐ CIONP. O objetivo é pesquisar a evolução da joalheria em Minas Gerais a partir de sua origem portuguesa e na perspectiva da inovação de produtos em comunidades criativas. Esta pesquisa contempla levantamento bibliográfico, estudos de caso, elaboração de materiais de consulta, realização de encontros de divulgação científica e capacitação, integrando pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa relacionados ao tema da Joalheria. Integrantes: Adriano Aguiar Mol, Maria Bernadete Santos Teixeira, Luiz Henrique Ozanam de Oliveira, Mara Lúcia de Paiva Guerra, Pedro Henrique Pereira Nascimento, Raquel Pereira Canaan, Sebastiana Luiza Bragança Lana, Gonçalo Vasconcelos e Sousa.

    Recope

    Uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Associação dos Joalheiros, Empresários de Pedras Preciosas, Relógios e Bijuterias de Minas Gerais (Ajomig) e a FAPEMIG, onde os resíduos da mineração – principal fonte de renda de Coronel Murta – foram reaproveitados e utilizados em adornos e joias, por meio de um trabalho não só de pesquisa, mas também de inclusão social. A iniciativa rendeu ao grupo o 1º Prêmio Sebrae Minas Design, em 2008, e foi selecionada para participar da Bienal Brasileira de Design de Curitiba. Integrantes: Maria Bernadete Santos Teixeira, Adriano Aguiar Mol, Paulo Miranda de Oliveira, Luiz Henrique Ozanam de Oliveira, Ronaldo Freesz, Eduardo Romeiro.

    Prêmio IBGM

    Participação e premiação no Prêmio IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) de Design de Joias onde dos 30 premiados, 22 foram mineiros e desses 22 os que não foram alunos de graduação, foram alunos de pós-graduação da UEMG.

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...