Laboratório de Design Gráfico (LDG)


Pular Links de NavegaçãoHome > Atuações > Centros > Laboratório de Design Gráfico (LDG)

O Laboratório de Design Gráfico é o espaço reservado ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e experimentos de novas técnicas e novos métodos no campo do design gráfico. Criado no início da década de 1990 face ao amplo leque de possibilidades de atuação, transformou-se em centro para o qual convergem atividades de ensino e extensão, bem como pesquisas e experimentos ligados à área gráfica.

É um centro que dá suporte a outros centros existentes na Escola de Design, à Reitoria e às unidades da UEMG, no desenvolvimento de peças gráficas institucionais e promocionais. As equipes de alunos estagiários e colaboradores, sob a orientação dos professores orientadores, atuam como gestoras de todo o processo, da conceituação à produção, sendo estimuladas a aprofundarem conhecimentos inerentes ao setor de design gráfico.

Entre os objetivos do Laboratório, destaca-se o acompanhamento de estudantes da área do design gráfico, contribuindo para a formação de profissionais aptos para resolução de demandas de diversas complexidades, relacionadas à criação e desenvolvimento de identidades, peças gráficas, projetos editoriais, promocionais, dentre outros, adaptando ferramentas, aspectos técnicos, mercadológicos e de promoção, buscando embasamento técnico, criativo e científico.

O Laboratório proporciona aos estagiários a possibilidade de planejar, organizar e executar os serviços oferecidos na área do design gráfico, prospectando e participando do planejamento e operacionalização dos estudos de viabilidade de projetos bem como da possibilidade de realizar as pesquisas, análises e conceituação dos produtos desenvolvidos. A intenção é estimular os alunos a desenvolver habilidades relacionadas à análise crítica, à comunicação e habilidades comportamentais - todos os fatores que intervêm na solução de problemas.Além disso, o Laboratório de Design Gráfico realiza workshops e encontros pelo menos duas vezes por semestre, em que tópicos ligados ao Design são discutidos por profissionais referência na área.

    Coordenação: Profa. Mariana Misk

    Localização: Av. Pres. Antônio Carlos, 7545, 5º Andar

  • (31) 3439-6511
  • Núcleo de Tipografia

    Com o objetivo de incentivar a pesquisa e estimular a produção, entre os alunos, na área da tipografia, criou-se, em 1997, na Escola de Design da UEMG, vinculado ao Laboratório de Design, o Núcleo de Tipografia. O Núcleo de Tipografia integra o Laboratório de Design Gráfico e se dedica ao desenvolvimento de projetos e experimentos ligados à atividade tipográfica, permitindo ao aluno o convívio e estudo da tipografia como imagem e como código de comunicação. O laboratório possui prensas e tipos móveis e foi montado a partir da aquisição de equipamentos da Frente Verso Encadernações Especiais e Editora e também através de doações e empréstimos de equipamentos de professores. O laboratório congrega um espaço coletivo de pesquisa e experimentação tipográfica que hoje, além do fundador do grupo, Prof. Dr. Sérgio Antônio, conta com os professores Sérgio Luciano, Cláudio Santos e Ricardo Portilho, responsáveis pela realização das atividades relacionadas ao universo da tipografia.

    Ao longo de seus 19 anos, o Núcleo de Tipografia idealizou e realizou algumas atividades que foram muito importantes para a história do design tipográfico brasileiro, como por exemplo, o Projeto Kappa, que busca disseminar os fundamentos de design tipográfico multiescrita a partir da escrita grega; e o Projeto Titivillus, que é voltado principalmente para pesquisadores envolvidos com comunicação em sua forma escrita, história/teoria e prática da caligrafia e tipografia, bem como design tipográfico.

    O Laboratório de Tipografia está localizado no Hall da Escola, é de livre acesso à comunidade acadêmica e está aberto à visitação às terças e sextas, de 14h30 às 18h30h.

    Núcleo de Design de Serviços

    O design de serviços é uma área focada na criação de experiências positivamente impactantes para os clientes e significativamente rentáveis para as organizações, baseada em um pensamento estratégico e operacional dos serviços sob a perspectiva e colaboração de quem os utiliza e quem os provê. De modo criativo e prático, integra todas as partes interessadas, dos funcionários aos clientes finais, para criarem soluções mais eficientes. O Núcleo de Design de Serviços funciona nas dependências físicas do LDG (5º andar da Escola de Design). Seu principal objetivo é capacitar alunos e professores da Escola de Design para atuação em pesquisa e extensão em design de serviços a partir do desenvolvimento de projetos que atendam, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Escola em demandas de melhoria e inovação nas prestações de serviços internas à Unidade.

    Professores

    • Profa. Iara Mol
    • Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em "Design, Inovação e Sustentabilidade" da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Graduada em Programação Visual [UEMG, 2006], com especialização em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas [UEMG, 2009]. Premiada em 2007, no I Prêmio Minas Design em 1º lugar com o projeto "Ladrilhos do Brasil". Teve projetos selecionados para as IX e X Bienal Brasileira de Design Gráfico. Premiada em 2012, no III Prêmio Sebrae Minas Design com o projeto "Cobogós do Cerrado" e finalista com outros dois projetos. É professora designada na Escola de Design da UEMG desde 2010, ministrando as disciplinas Expressão Gráfica - Design de Superfície, Seminários e Projeto de Graduação. Orientadora no Laboratório de Design Gráfico. Sócia diretora da AIM Consultoria e Design, desenvolve projetos de identidade visual e branding, editorial, embalagens e superfície. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Mariana Misk
    • Especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas pela Escola de Design, Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui graduação em Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual (1998), pela mesma instituição. Atualmente é sócia, diretora de criação e designer da OESTE Design, antiga LAB Design, e coordenadora do Laboratório de Design Gráfico da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi coordenadora e sub-coordenadora do curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais e professor de educação superior na mesma instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade visual, design editorial, design de superfície, design de embalagens e gestão do design. É também sócia e designer da Muquito Design Ltda. Acesse o currículo lattes.

    • Prof. Sérgio Antônio Silva
    • Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGD / UEMG), com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas à semiótica, à tipografia, à escrita e ao design gráfico. Coordenador da linha de pesquisa Grafia: estudos da escrita, vinculada ao grupo Design e Representações Sociais. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Autor dos livros A hora da estrela de Clarice e Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos, e organizador do Livro dos tipógrafos. Acesse o currículo lattes.

    • Profa. Simone de Souza Oliveira
    • Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade, bacharel em Programação Visual (2006) e especialista em Gestão do Design para MPEs (2009), pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola de Design; e possui MBA em Recursos Humanos, pela Instituição B.I. International (2013). Atuou como professora designada na Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola de Design, na qual lecionou as disciplinas: Prática Projetual II: Identidade Visual e Tópicos Especiais: Design de Serviços. Na mesma instituição atuou também como professora orientadora de projetos de graduação, no curso de Design Gráfico, e de pesquisa e extensão no Laboratório de Design Gráfico (LDG). Autônoma, possui experiência no mercado de Design no qual desenvolve projetos nas áreas de Identidade Visual, Gestão de Marcas, Sinalização, Design Editorial, Design de Embalagem, Design da Informação, Design de Experiência e Design de Serviços. E nestas áreas, atua como consultora e assessora da FIAT Chrysler Participações Brasil S.A. - Divisão ISVOR e SEBRAE - MG | SEBRAETEC. Acesse o currículo lattes.

    • Prof. Ricardo Portilho Mattos
    • Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). MFA Design pelo Sandberg Institute, Amsterdã (2007). Atua como professor no curso de graduação em Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desenvolve projetos para clientes e pesquisas de iniciativa própria que utilizam a linguagem do design gráfico em diferentes mídias e contextos. Pesquisa Interfaces entre o Design Gráfico e a Arte Contemporânea. Acesse o currículo lattes.

    Identidade Visual dos Vestibulares UEMG desde 2013

    Desenvolvimento das campanhas dos vestibulares da UEMG. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Iara Mol Aguiar, Simone Souza de Oliveira e alunos integrantes da equipe do Laboratório.

    Semana C | Boas-vindas aos Calouros 2011 e 2012

    Coordenação, planejamento e execução de evento com atividades diversas para recepção dos calouros dos cursos de graduação da Escola de Design. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Simone Souza de Oliveira e 90 alunos integrantes da equipe do Laboratório.

    Oficina em Pixelismo Digital

    Coordenação, planejamento e execução da oficina com a temática de experimentação digital, tendo como ministrante Ricardo Portilho Mattos. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Ricardo Portilho Mattos e 15 alunos de graduação integrantes da equipe do Laboratório.

    Oficina em Photoshop Analógico

    A partir de um livro escolhido ao acaso, o mesmo foi editado no intuito de chegar a um zine de 16 páginas, integralmente derivado da obra original. Para chegarem ao produto final, foram utilizados xerox, tesoura e estilete, cola, durex, e um pouco de indesign. Ministrante: Ricardo Portilho Mattos. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Ricardo Portilho Mattos e 15 alunos de graduação integrantes da equipe do Laboratório.

    Oficina em Edições Resumo

    Coordenação, planejamento e execução de oficina de design editorial. Ministrante: Ricardo Portilho Mattos. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Ricardo Portilho Mattos e 15 alunos de graduação integrantes da equipe do Laboratório.

    LDG Conversa

    Coordenação, planejamento e execução de evento com os convidados Celso Longo, Elaine Ramos e Daniel Trench, designers gráficos especializados em projetos editoriais. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Joana Maria Alvez da Cruz, Ricardo Portilho Mattos e 30 alunos de graduação integrantes da equipe do Laboratório.

    Open School | Conversa Regada

    O evento, que integrou a Bienal Brasileira de Design, encerrou suas atividades convidando o designer Marcelo Rosenbaum e o arquiteto Fernando Maculan para uma conversa na Cozinha-escola do Mercado Central de Belo Horizonte. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Iara Mol Aguiar, Simone Souza de Oliveira e 60 alunos integrantes da equipe do Laboratório.

    Open School | Oficina de Mapeamento Cultural

    Coordenação, planejamento e execução da Oficina de Mapeamento Cultural, ministrada por Arthur de Leos e Cláudio Santos Rodrigues. A oficina tratou do desenvolvimento de dinâmicas teóricas e práticas para o mapeamento cultural de cidades e comunidades a partir do tema “O design em Belo Horizonte”. Os assuntos abordados foram o patrimônio cultural, mídias digitais, colaboração, registros multimídia e publicações na WEB. Integrantes: Mariana Misk Moysés, Cláudio Santos Rodrigues e 15 alunos integrantes da equipe do Laboratório.

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...