Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem (LEMP)


Pular Links de NavegaçãoHome > Atuações > Centros > Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem (LEMP)

Desde os tempos da FUMA, o LEMP, Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem, esteve presente e atuante no cotidiano da escola. Antes conhecido como Oficina, o Laboratório veio ao longo do tempo ganhando a forma que hoje apresenta.

Hoje o LEMP oferece à comunidade acadêmica conhecimentos práticos e teóricos em múltiplas áreas [Marcenaria, Usinagem, Fundição, Vacuum forming, Fibra de Vidro, Serralheria] de forma a enriquecer os saberes adquiridos e estimular a criatividade e curiosidade de alunos e docentes.

Pensado como um espaço aberto ao novo, o LEMP disponibiliza sua estrutura física e intelectual a toda a Escola de Design, auxiliando com orientações técnicas, do desenvolvimento de projetos à sua execução.

As portas do Laboratório estão sempre abertas! Traga sua ideia, este é o espaço para fazê-la acontecer.

  • Coordenação: Prof. Yrurá Garcia Júnior
  • Localização: Av. Pres. Antônio Carlos, 7545, Hall
  • (31) 3439-6507

Professores

  • Prof. Yrurá Garcia Júnior
  • Mestrado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015), possui pós graduação Lato-sensu em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2008), Bacharelado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1989), Técnico em eletrônica pelo Polimig (1986), Técnico em Administração (1983). Atuou como professor na Universidade do Estado de Minas Gerais até 2015. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novos produtos, materiais, arranjo produtivo local, iluminação, produtos da linha branca, Qualidade e Melhoria Contínua.

  • Prof. Romeu Rodrigues Pereira
  • Mestre em Design, Especialista em Design de Móveis, Especialista em Arte Educação. Professor de desenho e projeto e laboratório de metal e madeira na Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade FUMEC.

  • Prof. Lucas Colen Dias
  • Mestrando em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduado em Desenho Industrial, Projeto de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Orientação em Projetos de Produto, atuando principalmente no seguinte tema: nova usabilidade e conceitos de produtos com sua interface para processos produtivos.

  • Prof. José Eustáquio Moura de Oliveira
  • Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1989) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e professor da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos mecânicos e pneumática.

  • Prof. Marco Aurélio de Oliveira Gomes
  • Graduação em Desenho Industrial e Licenciatura em Desenho e Plástica pela Fundação Mineira de Arte-Aleijadinho. Especialização em Metodologia do Ensino Superior - FUMA. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Marcenaria

A marcenaria trabalha o uso de madeiras ou chapas industrializadas [MDF] para a confecção de produtos para os mais diversos segmentos, como: moveleiro, de decoração etc.

Esta atividade permite o contato e manuseio de ferramentas manuais e elétricas, além de conhecimentos sobre múltiplos materiais e suas aplicações, transformando matéria-prima em uma infinidade de produtos.

Usinagem

Usinagem é o processo de desbaste em uma peça de metal ou não, dando a ela uma forma. A matéria bruta pode ser trabalhada por máquina ou ferramenta em processos de furação, torneamento, serramento, entre outros.

No LEMP é permitido o contato com uma gama ampla de ferramentas e maquinário capaz de permitir o desenvolvimento de peças para os mais variados fins, em diversos materiais.

Fundição

No LEMP, também se trabalha a fundição, com foco no alumínio, com vazamentos em moldes para a fabricação dos mais diversos produtos como peças, objetos de decoração, joias, etc.

O processo trabalhado no Laboratório consiste no uso de moldes [que são o negativo da peça a ser produzida], podendo ser de madeira, por exemplo, colocado em uma caixa com areia deixando-se dois canais, o de vazamento e o de alimentação. Após o aquecimento e secagem do molde de areia, o modelo é retirado e é vazado o metal fundido que formará a peça.

Vacuum Forming

A Termoformagem ou Vacuum Forming é um processo de moldagem de baixo custo com grande precisão técnica na produção de peças. Consiste no aquecimento de uma placa termoplástica plana, previamente estruturada, a fim de que amoleça sobre um molde macho para que o material adquira o contorno da peça. Este é um processo econômico e simples de transformação de plásticos, sendo muito utilizado para produção de quantidades grandes ou pequenas, mas que exigem precisão, beleza, durabilidade, resistência e opções de design.

Fibra de Cidro

O PRFV. Polímero Reforçado com Fibra de Vidro é um material composto de finíssimos filamentos de vidro que adicionado à resina poliéster, por exemplo, transforma-se na popularmente conhecida Fibra de Vidro.

O PRFV é leve, não enferruja, tem grande resistência a impacto, à tração e flexão, além de não ser conduzir eletricidade. Devido ao baixo custo, possibilita um volume reduzido de produção, e por ser dinâmico possibilita a fabricação de peças de múltiplos tamanhos e complexidades.

Serralheria

O trabalho na serralheria consiste no desenvolvimento de cortes, dobramento, rasgos, entalhes, desabes, furações e soldas em metais como ferro, aço, alumínio, produzindo uma gama incontável de peças para os mais variados fins: mobiliário, construção civil, automobilístico, decoração etc.

No Laboratório estão disponíveis diversas máquinas e ferramentas acessíveis ao uso para a produção de protótipos ou outros trabalhos direcionados à confecção de peças para as demandas acadêmicas dos estudantes da Escola de Design.

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...