Centro de Estudos em Teoria, Cultura e Pesquisa em Design (T&C Design)


Pular Links de NavegaçãoHome > Atuações > Centros > Centro de Estudos em Teoria, Cultura e Pesquisa em Design (T&C Design)

O Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design da ED-UEMG foi instituído em 2004 como um espaço no âmbito acadêmico-científico, apto à pesquisa avançada, e de incremento a novas soluções, para o desenvolvimento do debate sobre a cultura material e da pesquisa teórica em design. O Centro contribui para o avanço da cultura de pesquisa em Design ao reunir grupos de docentes, estudantes, pesquisadores e estudiosos em busca da contribuição para o avanço da pesquisa em design.

O Centro T&C Design realiza anualmente Seminários internacionais, escolhendo sempre temas relevantes e de interesse da comunidade acadêmica, como Multiculturalismo (2005); Transversalidade (2007); Sustentabilidade (2008); Identidade (2009), Método (2010), Inovação (2011), Emoção (2012), História (2013), Semiótica (2014) e Cultura (2015). Os conteúdos dos seminários são disponibilizados gratuitamente nos Cadernos de Estudos Avançados em Design (português e inglês), no meio impresso e digital. Os Cadernos estão disponíveis para download no site: http://www.tcdesign.uemg.br

    Coordenação: Prof. Dijon de Moraes

    Sub-Coordenação: Profa. Maria Regina Álvares Correia Dias

    Localização: Av. Pres. Antônio Carlos, 7545, 5º Andar, sala 52

  • (31) 3439-6518
    • Design e Sustentabilidade

      Investigar as contribuições do design no suporte e no desenvolvimento de inovações sustentáveis, considerando as dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade. Visa-se contribuir para a conscientização e a orientação do desenvolvimento e do projeto de produtos e serviços com perfil sustentável por meio de abordagens sistêmicas (análise da cadeia de valor, análise do ciclo de vida de produtos), valorização do patrimônio imaterial e desenvolvimento de redes.

      Teoria e Cultura do Design

      Investigar e contribuir para a troca de conhecimentos entre diferentes disciplinas das áreas sociais e humanas, com suas complexidades intrínsecas, ao incentivar o estudo sobre a transversalidade da atividade de design como fenômeno e cultura metaprojetual. Pesquisar os fenômenos e as transformações que configuram novos cenários para a atividade de design, e a conseqüência dos resultados para a cultura produtiva e projetual.

      As pesquisas realizadas no centro relacionam-se aos temas:

    • Teoria do design em geral
    • Design e envelhecimento
    • História social do design
    • Design e território
    • Design e identidade cultural
    • Métodos e inovação em design
    • Materiais, linguagem e design
    • Design do conforto e termografia aplicada
    • Design, usabilidade e Interfaces
    • Para informações como dados das linhas de pesquisa e recursos humanos disponíveis para a realização das mesmas, confira o grupo no Diretório Dos Grupos de Pesquisa no Brasil registrado junto ao CNPq.

      Professores

    • Prof. Dijon De Moraes
    • Profa. Maria Regina Álvares Correia Dias
    • Prof. Edson José Carpintero Rezende
    • Profa. Rosemary Bom Conselho Sales
    • Profa. Rosângela Míriam Lemos Oliveira Mendonça
    • Bolsistas BIC

    • Carolina Soares Souza
    • Bruna Mourão Aranha
    • Ian Souza Barbosa
    • Pedro Henrique Torres Caldeira Nascimento
    • Outros membros

    • Orientandos de Maria Regina Álvares Correia Dias: Giselle Hissa Safar, doutoranda; Flávia Marieta Magalhães Rigoni, mestranda; Maria José Canedo, mestranda; Andreia Salvan Pagnan, mestranda; Wadson Amorim, mestrando; Gisele Ribeiro Ramos, mestranda (coorientação); Victória Carolina Pinheiro Lopes, pesquisadora voluntária.
    • Orientandos de Rosemary Bom Conselho Sales: Samantha Cidaley, doutoranda; Thomaz Lanna Neves, mestrando; Catarina Costa de Souza, mestranda.
    • Orientandos de Edson Carpintero: Sâmela Suélen Martins Viana Pessôa, mestranda; Camila Feldberg Porto, mestranda; Juliana Cristina da Silva Cassaro, mestranda; Rogério de Souza e Silva, mestrando (coorientação).
    • Coordenação projetos de Rosângela Mendonça: Juliana Ribeiro, mestranda e pesquisadora voluntária; Wadson Amorim, mestrando e pesquisador; Flávia Rigoni, mestranda e pesquisadora.

    Projeto Estrada Real

    O projeto foi estruturado de forma a identificar e explorar as possibilidades de desenvolvimento do design de maneira sistêmica no território da Estrada Real em Minas Gerais. O programa teve a coordenação geral do Prof. Dijon Moraes Júnior pela UEMG e pelo prof. Luigi Bistagnino pelo POLITO. O programa de pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e teve como parceiros o Instituto Estrada Real/Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais - Fiemg e o Centro Minas Design-UEMG.

    Design, cultura e semiótica

    O projeto se propôs a estudar a imagem/forma de produtos da linha branca. A pesquisa foi coordenada pelo Prof. Dijon De Moraes e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em parceria com a Whirlpool Latin America (Edital 25/2009). Integrantes: Dijon Moraes Junior - Coordenador / Felipe Domingues - Integrante / Ana Paula de Sousa Nasta - Integrante.

    Linguagem dos materiais no interior automotivo

    O projeto atendeu ao Edital FAPEMIG 13/2010 - Parceria Fapemig e Fiat Automóveis S.A. em Pesquisas na área de Comunicação e Relacionamento Empresa-cliente, aprovado em 20 de dezembro de 2010. A pesquisa objetivou formular um método de avaliação subjetiva dos materiais quando na interação consumidor-produto (automóveis de passeio da FIAT). Um estudo experimental foi realizado para validar a eficiência do método e do software a ser desenvolvido de modo a servir como referência para futuras aplicações. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antônio Lucas Celestino da Silva - Integrante / IVAN MOTA SANTOS - Integrante / MARIA REGINA ÁLVARES CORREIA DIAS - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fiat Automoveis - Matriz - Auxílio financeiro.

    Dream:IN | Design estratégico e inovação aberta

    Projeto internacional que se iniciou em janeiro e fevereiro de 2011 na Índia e, em 2012, foi realizado no Brasil. O objetivo foi a aplicação do design thinking na identificação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e negócios empreendedores, com a aplicação de métodos inovadores em design. O DREAM:IN é uma iniciativa global, envolvendo universidades na Índia, no Brasil, na Austrália e nos Estados Unidos. O projeto no Brasil envolveu seis universidades, representando as cinco regiões brasileiras que implementaram o método DREAM:IN em 2012: PUC-Rio, ESPM-São Paulo, UEMG-Belo Horizonte, Unisinos-Porto Alegre, UnB-Brasília, UFMA-São Luís. Site: http://www.dreamin.com.br. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (4). Integrantes: Lia Krucken Pereira - Coordenador / Rachel Montenegro - Integrante / Iara Aguiar Mol - Integrante / Ana Paula Nasta - Integrante / Elisângela Batista - Integrante / Najla Mouchrek - Integrante / Luís Fernando Tavares Reis - Integrante / Marco Túlio Boschi - Integrante.

    Estudo de panelas fabricadas em Minas Gerais | Design, materiais e ergonomia de panelas

    A pesquisa teve o propósito de melhorar os aspectos técnicos de fabricação, desempenho, design, ergonomia e segurança das panelas fabricadas no estado de Minas Gerais, de ferro fundido, alumínio fundido e de pedra-sabão. Foram avaliados comparativamente modelos de panelas nacionais e importadas, especialmente aquelas de referência em qualidade e desempenho, de materiais diferentes do corpo da panela, alças, pegas e sistemas de fixação.Integrantes: Maria Regina Álvares Correia Dias - Coordenador / Carlos Alberto Silva de Miranda - Integrante / Artur Mottin - Integrante / Álvaro Gontijo - Integrante / Rosemary Bom Conselho Sales - Integrante / Victória Carolina Pinheiro Lopes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...