Design de Gemas e Jóias


Pular Links de NavegaçãoHome > Cursos > Pós-graduação Lato Sensu > Design de Gemas e Jóias

A experiência da Escola de Design na formação de profissionais de Design e a particular vocação do Estado de Minas Gerais para o setor de gemas e jóias conformaram o curso de pós-graduação em Design de Gemas e Jóias.

O curso visa capacitar profissionais para o setor de gemas e joias na área do design, contemplando todos os níveis e aspectos envolvidos no processo integrado de concepção e desenvolvimento do produto.

Objetivos

Especializar profissionais para as atividades de projeto integrado de design em gemas e jóias, que compreende os muitos aspectos envolvidos no seu processo de concepção, planejamento, desenvolvimento e gestão.

Grade Curricular

Os conteúdos estão agrupados segundo o contexto do produto, o contexto da concepção, o contexto do projeto e o contexto da produção, que conformam o processo integrado de design.

  • Contexto do produto
    Carga horária total 112h/a

    No contexto do produto estão agrupados os conteúdos relacionados ao contexto onde os produtos são produzidos e utilizados. Servem à visão multidisciplinar dos fatores de variabilidade a que estão expostos e das questões emergentes envolvidas na relação usuário-objeto-mercado.

  • Contexto da concepção
    Carga horária total 80h/a

    O contexto da concepção agrupa conteúdos referentes à exploração e à aplicação de métodos e técnicas que integram o raciocínio lógico e o pensamento criativo na concepção e inovação de produtos.

  • Contexto do projeto
    Carga horária total 112h/a

    No contexto do projeto estão reunidos os conteúdos referentes aos métodos e processos da atividade projetual, voltadas ao entendimento conceitual e operacional do processo integrado de concepção e desenvolvimento do projeto de design no setor de gemas e jóias.

  • Contexto da produção
    Carga horária total 96h/a

    No contexto da produção estão os conteúdos relacionados aos materiais utilizados em joalheria, nos seus aspectos técnicos, perceptivos, tecnológicos e produtivos e aos processos e gestão da produção.

  • Projeto final
    Carga horária total 16h/a

    Condição para a integralização do curso e obtenção do certificado de especialista, o trabalho final desenvolve-se sob a tutela de uma professor orientador dentro de uma das linhas de pesquisa do curso. De caráter teórico (monografia), prático (desenvolvimento de produto), ou teórico-prático (conceitual e operacional), o projeto é avaliado durante as várias etapas de seu desenvolvimento, culminando com apresentação pública a uma banca examinadora, composta pelo professor orientador e professores convidados.

Disciplinas do curso

Grade curricular Disciplina
Contexto do produto
  • Fundamentos históricos
  • Aspectos estéticos
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Fundamentos semiológicos
  • Estudos de mercado
Contexto da produção
  • Teoria dos materiais
  • Estudos de Gemas
  • Estudos de Metais
  • Novos Materiais
  • Sistemas de Produção
  • Visitas Técnicas
Contexto do projeto
  • Metodologia de projeto
  • Ensaios Projetuais
  • Desenvolvimento Integrado do Projeto
  • Gestão do Design
  • Laboratórios de Projetos
  • Projeto Sistêmico Orientado
  • Projeto Final
Contexto da concepção
  • Métodos e Técnicas de Criação
  • Técnicas de Visualização do Produto

Carga horária e funcionamento do curso

O curso tem a carga horária de 432 h/a distribuídos em 18 meses, sendo os 12 primeiros de aulas obrigatórias e os demais 06 meses para elaboração de projeto final.

As aulas ocorrem às segundas, terças e quartas-feiras, de 18:30 às 22:00, na Escola de Design da UEMG.

A próxima turma tem o início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2018.

Instalações Físicas da Pós-Graduação Da Escola De Design

O programa de pós-graduação da Escola de Design possui uma infra-estrutura exclusiva para a realização de seus cursos situada no oitavo andar de sua sede.

Infra-Estrutura específica de Apoio Ao Curso

O curso tem o suporte técnico e tecnológico dos laboratórios do Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

  • Laboratório AngloGold Ashanti de Ligas de Ouro

    Este laboratório objetiva a pesquisa e desenvolvimento de novas formas de utilização do ouro na joalheria. Seus equipamentos permitem a preparação de ligas de ouro não usuais para estudos de suas propriedades mecânicas e adequações às diferentes técnicas de produção de jóias e afins.

  • Laboratório de Design de Lapidação

    O laboratório é destinado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos a partir dos minerais oriundos da exploração dos corpos pegmatíticos do Estado de Minas Gerais, englobando técnicas de lapidação avançada e produção de artesanato mineral.

  • Laboratório de Projetos

    No Laboratório de Projetos são desenvolvidos projetos de produtos para onde convergem as possibilidades técnicas, materiais, formais e tecnológicas desenvolvidas nos demais laboratórios.

  • Laboratório de Prototipagem Rápida

    Os estudos e pesquisas desenvolvidas neste laboratório têm ênfase no processo tecnológico que envolve a modelagem virtual e a fabricação de modelos físicos tridimensionais.

  • Laboratório de Cerâmica

    O laboratório de Cerâmica destina-se à pesquisa e desenvolvimento de novas massas cerâmicas para aplicação em produtos de joalheria.

Coordenação do Curso de Design de Gemas e Jóias

Coordenadora Pedagógica: Prof. Bernadete Teixeira
Coordenador Técnico: Prof. Adriano Mol

Professores do programa

Nome CV resumido
Adriano Aguiar Mol Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000) e mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Jóias, atuando principalmente nos seguintes temas: lapidação, design de lapidação, gemologia e design de jóias.
André Borges Meyerewicz André Borges Meyerewicz possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e mestrado em Estudos Literários (área: teoria da Literatura e outros sistemas semióticos) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Trabalha na área de semiótica, especificamente no curso de Design das seguintes escolas: Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, e Uni-BH.
Angélica Oliveira Adverse Doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1997. Trabalha com pesquisas sobre a arte, o design e a moda a partir de investigações sobre a filosofia da arte e estética. Desenvolve trabalhos propondo diálogos entre a arte, a moda e o design por meio de suportes diferenciados como os livros de artista, o vestuário, o design de superfície, o desenho e por registros documentais fotográficos.
Giselle Hissa Safar Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenadora do Centro de Extensão da mesma unidade.Tem experiência na área do ensino de Design atuando principalmente nos seguintes temas: design, sustentabilidade, história do design, história da jóia, história do mobiliário.
Luiz Henrique Ozanan de Oliveira Doutorando em História na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, é mestre Educação pela Universidade do Vale do Rio Verde- UNINCOR (2005) e possui graduação em História - Faculdades Integradas Newton Paiva (1994). É Coordenador Geral da pós-graduação Lato-sensu da Escola de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente professor de História e análise crítica da arte e do design na Escola de design da UEMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte e do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design, Belo Horizonte, jóias-amuletos, escravidão, cultura africana, história cultura, historia de Minas Gerais e história do design. Lider dos grupos de pesquisa História da Técnica , Estudos Históricos e Design e Meio Ambiente, é pesquisador no grupo de Pesquisa sobre Design de Gemas e Jóias e atua no grupo de pesquisa HIstória da Escravidão e das mestiçagens.
Mara Lúcia de Paiva Guerra

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2015). Especialista em Design de Gemas e Joias pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2010) e Licenciada em Geografia pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2008) . Pelo Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da UEMG coordenou o Curso Técnico em Joalheria em Teófilo Otoni-MG e o Laboratório de Artesanato Mineral - Itaporarte em Coronel Murta, MG. Profissional em Joalheria há 23 anos, já ministrou cursos de joalheria para: IBGM-Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, SEBRAE-MG, ABAPORU Escola de Artes, SENAI-Centro de Formação Profissional Américo Renné Gianetti, ICBE-Instituto Cultural Boa Esperança/SETASCAD-Secretaria de Estado do Trabalho. Finalista no ?De Beers? ? Concurso Internacional de jóias com Diamantes 1998, finalista do Prêmio IBGM de Design de jóias 2010 na categoria lapidação diferenciada e em 2012 finalista do Concurso AuDITIONS de joias em ouro.De 1994 a 2004 participou de exposições de joias individuais e coletivas em Belo Horizonte e no interior do Estado de Minas Gerais.

Ma. Bernadete S.Teixeira Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1973), graduação em Comunicação Publicidade pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1971) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, história, metodologia, processo, criatividade, ensino, design, metodologia e ensino, design, laboratório.
Ma. Regina Alvares Correia Dias Graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, também na UFSC. Atua como docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (graduação, mestrado e doutorado em Design). Trabalhou como designer no LBDI, em Florianópolis por 8 anos. Professora de projetos e ergonomia na FUMA e Unisul. Participou de vários projetos de Ergonomia pela UFSC, para empresas como Alcoa (MG), Copersucar (SP) e Unilever (SP e PR). Atuou na ITAUTEC (SP) onde desenvolveu vários projetos.Atuou como Designer em Cerâmica no LabMat/UFSC e A2D em Florianópolis/SC. Desenvolveu diversos projetos para a ParaDesign, Ethermídia e Pixeldesign, de 1996 a 2009. Áreas de pesquisa: História do design em Minas Gerais; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e pesquisa em Design; Métodos e inovação em design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.
Pedro Henrique Pereira Nascimento

Mestre em Design e graduado em Design de Produto pela Escola de Design da UEMG, atualmente é professor das disciplinas de Prática Projetual (III e IV) do curso de Design de Produto e pesquisador do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias nessa mesma instituição. Também atua como orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso. Possui experiência no mercado de design desde 2006 quando iniciou estágio no Centro Design Empresa da Escola de Design onde foi lider de projetos e trabalhou com gestão de design. Posteriormente participou de projetos em escritórios de design de produto, inclusive já possuiu empresa incubada entre 2009 e 2010 na Incubadora de Empresas de Design da Escola de Design, vivenciando projetos em áreas como embalagens, expositores de vendas, eletroeletrônicos, eletromedicina, iluminação, acessórios para móveis, utilidades domésticas e de escritório.

Raquel Pereira Canaan

Designer gráfico, Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade e Especialista em Gestão do Design em Micro e Pequenas Empresas. Doutoranda em Design pela PUC RJ. Fluente em inglês, espanhol e italiano. Professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, ministra as disciplinas de Processos de Criação I e II e Metodologia Aplicada ao Projeto de Design I e II, além da Optativa de Design e Prospecção de Cenários. Atua como pesquisadora e Designer gráfico no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da UEMG em projetos voltados para a valorização de recursos locais e participa do Grupo de Estudos em Design, Antropologia e Moda. Experiência na área de Gestão do design, com foco em inserção do Design em MPEs e Arranjos Produtivos Locais, Metodologia e Processos Criativos

Sebastiana Bragança Lana

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), PhD em Engineering Materials - University of Sheffield (1994) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). É professor da REDEMAT- Rede Temática de Engenharia de Materiais (UFOP-UEMG-CETEC) desde 1997. É professor da UEMG, desde 1995. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: design, ormosils, caracterizacao microestrutural, sol gel e nanocompósitos de materiais hibridos. Na área de administração, tem experiência nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gestão da produção, gestão de projetos, gestão de pessoas e administração da produção e operações.
Tatiana Azzi Roizenbruch Mestre em Design, Arte e Tecnologia pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP - 2009). Bacharel em Design Industrial - Projeto de Produto pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - 2005). Professora dos cursos de Design Gráfico e Design de Produto da Escola de Design, UEMG e pesquisadora do CEDGEM - Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da mesma instituição. Sócia e diretora de criação da Adô, marca onde desenvolve produtos e projetos que buscam a relação entre design, arte e moda.
Wadson Gomes Amorim Mestrando em Design, Inovação e Sustentabilidade na Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.Graduado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Rio Doce (2011), estudou Design de Produto na Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Professore pesquisador no Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais com atuação na Pós-Graduação em Design de Gemas e Joias, no Curso Técnico em Joalheria em Teófilo Otoni-MG e no Laboratório de Artesanato Mineral - Itaporarte em Coronel Murta-MG. Atuou como Designer de Superfície na indústria automotiva e do vestuário. Vencedor de prêmios como Talento Design Volkswagen e Prêmio Sebrae de Design.
Yuri Simon da Silveira Possui pós graduação Latu Sensu em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais e graduação em Projeto de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor da disciplina Psicologia da Percepção e Forma e Representação Tridimensional na Escola de Design da UEMG Campus Belo Horizonte e Campus Ubá, é também, na mesma instituição, professor da disciplina Aspectos Estéticosno no Curso de Pós-graduação Latu-Sensu em Design de Gemas e Jóias. Tem experiência na área de Design e Artes (ênfase em Teatro), atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, design, artes e ensino.

Professores convidados

Nome CV resumido
Ana Cecília Artiaga Em breve
Fernando Maculan Assumpção É arquiteto e urbanista formado pela escola de arquitetura da UFMG (1992/1997), foi professor dos cursos de arquitetura e urbanismo da Universidade de Itauna e do Uni-BH (2003). Sócio-fundador da Molmaculan design, onde desenvolve projetos de design de jóias, tendo obtido premiações nacionais e internacionais (desde 2003). Integra o escritório A&M Arquitetura Urbanismo Interiores e Consultoria desde 2005, onde desenvolve e coordena projetos arquitetônicos e urbanísticos. Integra o Laboratório Piracema de Design, no qual participa de oficinas de desenvolvimento de produtos com comunidades de artesãos em vários estados do país (desde 2006). Mantém participação ativa em concursos e prêmios de arquitetura, nos quais obteve premiações de âmbito nacional.
Heleno Polisseni Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1995) e graduação em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997) . Atualmente é Professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais e Sócio da Id3 Design. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. 
Kika Alvarenga MA Design: Jewellery (Central Saint Martins|Londres), Graduada em Artes Plásticas (Escola Guignard), com formação em Estilismo (UFMG), Joalheria (Escola Mineira de Joalheria, Atelier Pulsar e Senai-MG). Participa de exposições e feiras internacionais com produção autoral de joias e moda. Finalista Anglogold Ashanti Auditions 2006.
Luiz Antônio Gomes de Silveira Em breve
Paulo Miranda de Oliveira Em breve
Sérgio Hortmann Sergio Hortmann é empresário e consultor especializado no setor joalheiro há mais de 20 anos, atuando junto a diversas empresas industriais e comerciais em todo o Brasil. Prestou consultoria para abertura de mercado a diversos designers brasileiros. Foi Diretor Executivo do Sistema Sindijoias/Ajomig e consultor do IBGM. Foi também Gerente Executivo do consórcio de exportação de jóias Brazil Trade Consortium. Atualmente acumula as funções de CEO/Publisher do Portal Joia br, fundado no ano de 2000, onde assina uma coluna técnica sobre comércio exterior e marketing, de Diretor da AH Internacional Ltda. (Brasil Trading), empresa comercial exportadora e importadora, fundada pelo mesmo em 1986 e de Diretor Presidente da Serra Nova Mineração S/A. É membro da Redeagentes do MDIC. Cursou Administração de Empresas pela Universidade UNA e Marketing pela UNATEC, pós graduando-se em Comércio Exterior com Ênfase em Pequenas Empresas (Latu Sensu) pela Universidade Católica de Brasília.

Inscrição

Para ingresso no curso, os candidatos inscritos serão avaliados pela análise de seus currículos e entrevista pela coordenação.

Os candidatos aprovados serão convidados para a matrícula, em data a ser divulgada pela coordenação.

Processo Seletivo 2018 - Curso de pós-graduação em design de gemas e jóias.
Pré-inscrições abertas a partir do segundo semestre de 2017

Pré-inscrição

Informações

Pós-Graduação da Escola de Design - UEMG
Av. Presidente Antônio Carlos, 7545 8º ANDAR - São Luís
CEP: 31270-010 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3439-6519
coordpos@gmail.com

Coordenação Pedagógica: Bernadete Teixeira
Coordenação Técnica: Adriano Mol
Tel.: (31) 3439-6509
adriano.mol@uemg.br

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...