Design de Móveis


Pular Links de NavegaçãoHome > Cursos > Pós-graduação Lato Sensu > Design de Móveis

O curso visa a formação de especialistas em Design de Móveis buscando atender a demanda por profissionais comprometidos com a inovação de produtos e negócios.

O design é o único fator de inovação próprio da indústria moveleira, sendo um bem imaterial que se exterioriza na forma de um objeto; entretanto, não deve estar relacionado apenas à aparência e à estética dos produtos. (TIGRE. P.B. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2006).

A proposta é capacitar os profissionais de áreas afins ao design e desenvolvimento de produtos para atuar com o foco na inovação em mobiliário por meio de empreendimentos próprios,ou nas empresas do setor moveleiro.

- Período de inscrição do Curso Turma 9 - 22/05/2017 a 30/05/2017; - Período de matrícula Turma 9 - 15/05/2017 a 19/05/2017; - Início previsto do Curso Turma 9 - 04/08/2017 - data a ser confirmada dependendo do número mínimo de matrículas (25).

O curso

As abordagens do Design de Móveis ultrapassam as questões técnicas do projeto. O curso trata do mercado moveleiro, do perfil das empresas, do indice de inovação aplicado, das características dos consumidores baseadas em tendencias comportamentais, estratégias de gestão, inovação e marketing no setor moveleiro, informações técnicas e relacionamento com fornecedores, projeto e explicitamente do posicionamento de profissionais no mercado.

São realizadas também visitas a empresas, palestras com profissionais e empresários e seminários de estudos de casos.

O trabalho de conclusão do curso é composto pela criação e execução de protótipo, e o memorial descritivo do desenvolvimento do produto.

Objetivo

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira para a atuação dos profissionais de áreas afins no contexto do setor de moveis.

Objetivos específicos

  • Incrementar a integração entre profissionais e o setor moveleiro;
  • Aprofundar os estudos do design em conteúdos técnicos específicos para o setor moveleiro;
  • Incentivar a inovação quanto à utilização da matéria-prima, novos usos, novos processos fabris, novos procedimentos de gestão, etc;
  • Promover conhecimentos relacionados à questões atuais de sustentabilidade, globalização, identidade e inovação;
  • Incentivar iniciativas de empreendedorismo no setor.

Público alvo

Profissional da área de Design de Ambientes, Design de Produto, Arquitetura, Administração e áreas afins, que tenha interesse em atuar em desenvolvimento de produto e design de móveis nas empresas do setor moveleiro e em empreendedorismo no setor.

Grade Curricular

As disciplinas são organizadas em três grupos: Tópicos Fundamentais, Tópicos Especiais e Tópicos Complementares.

Tópicos Fundamentais trata da fundamentação teórica e conhecimentos de cunho técnico.

Em Tópicos Especiais estão o aporte relativos à prática profissional de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de produtos no setor moveleiro. Workshops e atividades participativas.

Em Tópicos Complementares são realizadas visitas tecnicas, ensaios de inovação no setor moveleiro, e abordagens conceituais de projeto.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso são desenvolvidos pelos alunos sob orientação dos professores e definidos no primeiro modulo do curso e constam de um prototipo desenvolvido junto a empresa do setor.

Disciplinas

  • Fundamentos Estéticos e Históricos do Mobiliário
  • Mercado e Tendências
  • Tecnologia Aplicada
  • Design e Sustentabilidade
  • Ergonomia, Percepção e Conforto
  • Metodologia Científica
  • Desenvolvimento e Gerenciamento de Projeto
  • Interface Projeto e Produção
  • Representação Gráfica
  • Documentação Técnica e Informatização
  • Processos Criativos em Design
  • Experimentações
  • Interação Técnica
  • Inovação para o Setor Moveleiro
  • Materiais e Linguagens

Carga horária e funcionamento do curso

O curso tem a carga horária de 444 h/a distribuídos em 18 meses.

As aulas sao quinzenais, na Escola de Design da UEMG: sexta-feira de 18:30 as 22:30hs e sábado de 8:00 as 17:30hs com intervalo para almoço.

Instalações Físicas da Pós-Graduação da Escola de Design

O programa de pós-graduação da Escola de Design possui uma infra-estrutura exclusiva para a realização de seus cursos situada no oitavo andar de sua sede.

Infra-Estrutura específica de Apoio ao Curso

O curso tem o suporte técnico do laboratório de modelos, com tecnologia disponível para a produção de mock-ups, modelos e testes durante as fases de projeto, e estúdio fotográfico.

Biblioteca

A biblioteca da Escola de Design é disponibilizada integralmente para os alunos da pós-graduação para consultas e empréstimos de livros.

Internet

Acesso a internet e suporte de softwares gráficos utilizado para projetos.

  • Bernadete Teixeira

    Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1973), graduação em Comunicação Publicidade pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1971) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, história, metodologia, processo, criatividade, ensino, design, metodologia e ensino, design, laboratório.
  • Cláudia Dias

    Mestre em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2014), pós-graduada em MBA de Marketing pela Fundação Getulio Vargas (2010) e em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Além de atuar desde 1995 como profissional autônomo de Arquitetura e Design atualmente, é professora na Escola de Design. Coordena o Núcleo de Inovação e transferência de Tecnologia da Universidade do Estado de Minas Gerais - NIT-UEMG. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura comercial e residencial e em desenvolvimento de design de produto para empresas. Concebe, organiza e produz eventos e exposições de tecnologia, inovação e design.
  • Cristina Abijaode

    Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), graduação em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1983) . Atualmente é professor auxiliar da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na area de Projeto de Produto, e coordena a Pos-graduacao Especialização em Design de Moveis da Escola de Design da UEMG; professor assistente da Universidade FUMEC tambem na area de design de produto. Possui experiencia em desenvolvimento de produtos para empresas como designer e gerenciamento. Como consultora, atua em projetos governamentais de incentivo a inserçao do design em micro e pequenas empresas. Atua tambem na concepçao, curadoria e organização de eventos direcionados para o design e inovacao. Responsavel pelo NIT-UEMG, Nucleo de Inovacao e Transferencia de Tecnologia da UEMG, na area de Planejamento em C&T.
  • Eduardo Wilke

    Mestre em Design - área de concentração Design, Inovação e Sustentabilidade - Especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas, ambos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; graduação em Desenho Industrial pela Fundação Universidade Mineira de Arte - FUMA, atual UEMG. Atuou na Escola de Design da UEMG - Ubá como professor das disciplinas Prática Projetual III, IV e V, Metodologia Aplicada ao Design; orientador e coordenador da disciplina Projeto de graduação em Design de Produtos e subcoordenador do Curso. Criou e orienta alunos no Grupo de Estudos "Mobiliário". Pesquisador do CEMA - Centro de estudos em Design da Madeira da Escola de Design - ED da UEMG, atuando nos APLs de polos moveleiros: projetos AVALOR no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Projeto CERTIM na região de Uberaba e Projeto Totalmente Design na RMBH, Ubá e Uberaba. Professor e pesquisador no Centro Design Empresa da ED, tutor e consultor para candidatos e empreendedores da D. Incubadora de Negócios Criativos. Empreendedor e empresário atuou também em indústrias moveleiras na área industrial, comercial e de marketing. Hoje consultor e palestrante nas áreas de gestão do design, empreendedorismo e economia criativa. Consultor em Design e Redesign de produto e serviços, layout corporativo e industrial. Membro da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia atua em Macroergonomia e Ergonomia relacionada a mobiliário.
  • Flávia Tenuta

    Graduada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007), e especializada em Design de embalagens pela Escola Elisava, em Barcelona (2008), cidade onde também trabalhou durante dois anos como designer de embalagens e mobiliário. Posteriormente, seu trabalho a levou para a Ásia, onde cursou mestrado em estratégias de design para o desenvolvimento sustentável, na Universidade Nacional de Cingapura (2012), escola onde também lecionou Eco-Design durante um ano. De volta ao Brasil, tem lecionado em cursos de graduação e pós graduação em Design (UFMG e UEMG), Arquitetura e Engenharia (UNA), além de desenvolver projetos que visam a inserção do design como ferramenta para a sustentabilidade na indústria brasileira. Tem experiência em educação e desenvolvimento de produtos nas seguintes áreas: Estratégias de Design para o Desenvolvimento Sustentável, Design de produtos, Eco-design, Design de embalagens, Inovação social e Sustentabilidade.
  • Gilberto Almeida

    Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e Mestrado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em PROJETO DE PRODUTO, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produto, ergonomia, design automotivo, indústria moveleira e teste ergonômico.
  • Giselle Hissa Safar

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), especialização em Metodologia do Ensino Superior, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e é doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. É professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na qual leciona desde 1983 tendo já ocupado os cargos de Chefe de Departamento, Coordenadora do Curso de Design de Produto, Diretora da Unidade e Coordenadora de Extensão. Atualmente está como Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Tem experiência na área do ensino de Design atuando principalmente nos seguintes temas: design, história do design, história da joia, história do mobiliário, design e gênero.
  • Glaucinei Rodrigues

    Coordenador do Curso de Graduação em Design da UFMG (gestão 2016/2017). Designer de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1995). Mestre pela Redemat - Engenharia de Materiais - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/CETEC/UEMG (2004). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura - UFMG (2014). Professor no curso de Design na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Design Industrial, Setor Moveleiro, Design e Artesanato e Economia Solidária.
  • Maria José Canedo

    Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG com linha de pesquisa em modelo de negócios guiado pelo design a ser aplicado no setor moveleiro. Pós graduada em Gestão estratégica de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Possui graduação em Design de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e graduação em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é Professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e Diretora de Projeto da Fator Design. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto com projeto de mobiliário. Atuou em pesquisas junto ao centro de estudos em design da madeira - CEMA na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, com usabilidade aplicada ao setor moveleiro.
  • Romeu Rodrigues

    Mestre em Design, Especialista em Design de Móveis, Especialista em Arte Educação. Professor de desenho e projeto e laboratório de metal e madeira na Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade FUMEC.
  • Simone Marques

    Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2015); especialista em Educação pela UEMG (1998); graduada em Design de Ambientes (Decoração) pela Fundação Universidade Mineira de Artes FUMA (1989) atual Escola de Design da UEMG. Professora da Escola de Design - UEMG desde 1996. Foi coordenadora do Projeto de Graduação; subcoordenadora e coordenadora do Curso de Design de Ambientes ED/UEMG; vice-diretora e diretora dessa mesma instituição.

Inscrição

Para ingresso no curso, os candidatos inscritos serão avaliados pela análise de seus currículos e entrevista realizada por comissão de professores.

Os candidatos aprovados serão convidados para a matrícula, em data a ser divulgada pela coordenação.

As inscrições serão realizadas na Secretaria da Pós-Graduação da Escola de Design, de 10:00 às 19:30 horas, no 8o andar da Escola de Design com confirmacao de horários pelo telefone 3439-6519 ou por email coordpos@gmail.com.

Documentos necessários para inscrição

  • Formulário de inscrição, preenchido e acompanhado de 2 (duas) fotos 3x4 cm.
  • Carta de apresentação, indicando o interesse e intenções em relação ao curso.
  • Cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação.
  • Cópia autenticada do histórico escolar do último nível cursado, explicitando o sistema de avaliação.
  • "Curriculum Vitae".
  • Cópia do CPF e Carteira de Identidade.
  • Cópia do Certificado de Serviço Militar.
  • Os pedidos de inscrição deverão ser encaminhados à secretaria do Curso na Escola de Design / UEMG, Avenida Presidente Antônio Carlos, 7545, São Luiz – Belo Horizonte – CEP:31270-010, ou via email coordpos@gmail.com, dentro do prazo definido no calendário. Formulários podem ser retirados no site da UEMG: www.uemg.br.

Investimento

  • Matrícula e 20 parcelas de R$ 495,00.

Edital

Informações

Pós-Graduação da Escola de Design - UEMG
Av. Presidente Antônio Carlos, 7545 8º andar - São Luís
CEP: 31270-010 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3439-6519
coordpos@gmail.com

Coordenação
Cristina Abijaode
cristina.uemg@gmail.com

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...