ESCOLA DE DESIGN ABRE CHAMADA PARA PROPOSTAS DE NOVOS CURSOS DE EXTENSÃO

O Centro de Extensão da Escola de Design da UEMG, tendo como referência a RESOLUÇÃO COEPE/UEMG Nº 161/2015, torna pública a chamada para recebimento e seleção de propostas de realização de cursos de extensão em 2022.

1. DIRETRIZES

Serão aceitas propostas de cursos de caráter teórico e/ou prático, presenciais, que desenvolvam atividades tecnológicas, artísticas ou culturais, contemplem aspectos relacionados à diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural ou, desenvolvimento econômico e social, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

1. VERIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

O recebimento e a verificação das propostas ficarão a cargo do Comitê de Extensão da Escola de Design/UEMG instituído por Conselho Departamental.

Os proponentes serão informados por e-mail sobre a aprovação ou sobre a necessidade de adequação da proposta enviada conforme as demandas da Escola de Design.

Os proponentes de propostas selecionadas serão convocados a participar de uma reunião para definição de calendário do início de cada um dos cursos e fornecimento de mais informações que forem necessárias e assinatura de contrato.

As aulas serão ofertadas na Escola de Design – UEMG na Praça da Liberdade – Rua Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes.

1. CRITÉRIOS A SEREM VERIFICADOS NAS PROPOSTAS

As propostas enviadas serão verificadas conforme os critérios abaixo relacionados:

1. Formulário devidamente preenchido;
  2. Proposta com carga horária mínima de 08h (carga horária máxima recomendada de 40 horas);

III. Pertinência da proposta em relação ao conhecimento promovido pela Escola de Design;

1. Infraestrutura a ser disponibilizada para realização do curso;
  2. Potencial de atendimento de demandas da comunidade interna e/ou externa.

1. CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Os cursos livres são ações extensionistas e serão oferecidos para o público externo à escola bem como, para a comunidade acadêmica. Os cursos não serão direcionados exclusivamente para estudantes de Design ou Artes Visuais da Escola de Design/UEMG.

Serão aceitas propostas de cursos livres por parte de profissionais que queiram promover seu trabalho por meio de ações formativas desde que comprovem experiência na área e adequadas às especificidades da Escola de Design – UEMG. Os cursos poderão ser ofertados por professores da Escola de Design-UEMG e profissionais externos, nesse caso, incluindo estudantes com portfolio e currículo de comprovação.

Os cursos poderão ser gratuitos (com apenas taxa de inscrição) ou pagos. A proposta deve informar os pré-requisitos necessários para a matrícula no curso e o custo estimado de material a ser adquirido por cada aluno, bem como a lista de materiais que devem ser utilizados.

A revisão e definição do valor de cada curso será realizada em reunião específica com cada proponente e mediante o preenchimento de planilha específica que considerará o valor cobrado pelo profissional, o valor dos tributos, agenciamento pela FUNARBE e apoio para o CENEX-ED. Os cursos a serem ofertados por professores da Escola de Design-UEMG que tenham carga horária disponível para atividades de extensão e/ou pesquisa deverão ser exclusivamente gratuitos.

1. PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

As propostas de Cursos de Extensão (ou cursos livres) deverão ser encaminhadas à Coordenação de Extensão da Escola de Design/UEMG, por meio de formulário preenchido exclusivamente pelo site e disponível no link abaixo:

Não serão aceitos formulários sem o preenchimento completo.

6. NOVO CRONOGRAMA:

ATIVIDADE                      DATA
Recebimento on-line de propostas de cursos19/05/22 a 24/06/22
Avaliação e adequação das propostas de cursos27/06/22 a 30/06/22
Publicação da relação dos cursos selecionados01/07/2022
Recursos para a relação dos cursos selecionados04/07/22 e 05/07/22
Reunião com os proponentes dos cursos aprovados07/07/22 e 08/07/22
Definição de calendário, salas e elaboração da divulgação dos cursos13/07/22
DivulgaçãoA partir de 18/07/22
Inscrições para interessados (online)Inicio: 18/07/22 (podendo se estender caso seja necessário)
Realização dos cursosA partir do dia 25/07/22 (podendo se iniciar em data posterior)

Belo Horizonte, 14 de junho de 2022.

Coordenação de Extensão

Escola de Design – UEMG

Você está sem conexão com a internet