Escola de Design integra projeto que poderá capacitar até 800 mil profissionais de saúde

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

O Laboratório de Design Gráfico (LDG), da Escola de Design da UEMG (ED/UEMG), será responsável pela elaboração gráfica de todo material didático para o treinamento a distância de agentes de saúde, com o potencial de alcançar até 800 mil profissionais em todo o país.

A ideia, capitaneada pela Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Escola de Design da UEMG, é levar seis cursos relacionados à saúde digital aos profissionais da Atenção Primária à Saúde e de Centros de Especialidade Odontógicas (CEO) integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses materiais serão disponibilizados em percurso de educação continuada autoinstrucional, a serem disponibilizados em ambiente virtual.

A coordenadora do Laboratório de Design Gráfico da ED/UEMG, professora Mariana Misk, celebrou a parceria como uma oportunidade de se atingir um número expressivo de agentes de saúde em um “país de território de proporções gigantescas e realidades muito díspares”.

Ela ainda ressaltou o privilégio de poder proporcionar uma experiência dessa abrangência para os alunos que integram sua equipe e afirmou que um dos objetivos da participação da Escola no projeto será a apresentação de um design funcional, atraente e intuitivo, que estimule o engajamento dos agentes no processo de capacitação. “Nossa participação é, ao mesmo tempo, um reconhecimento da qualidade do design gráfico produzido pela Escola de Design da UEMG e do potencial do próprio design gráfico enquanto ferramenta essencial para a efetividade da informação”, avalia.

Além de contar com a coordenação da professora, para levar a termo os desafios do projeto, o LDG terá à sua disposição uma equipe formada pelas também professoras Iara Mol e Simone Souza, que orientarão os trabalhos dos alunos bolsistas Matheus Armond e Vitória Cruz e dos alunos colaboradores Ana Letícia Fusco, Beatriz Nascimbeni, Gabriel Castro e Gabriela Rosa.

Mais sobre o projeto

O conteúdo dos cursos, que será ofertado na forma de videoaulas, podcasts, quadros-resumo, infográficos e textos especializados, contará com exercícios, como estudo de casos, situação-problema e cenários virtuais, baseados nas demandas dos próprios usuários do SUS e dos técnicos do Ministério da Saúde.

A equipe responsável pelo conteúdo é multidisciplinar e conta com cerca de 30 pessoas, entre docentes e pesquisadores dos cursos de medicina, odontologia, enfermagem e letras, além de profissionais da ciência da computação e ciência da informação.

A professora da Faculdade de Medicina e coordenadora do projeto, Zilma Reis, explica que a parceria envolve atividades de capacitação e pesquisa científica. “Do ponto de vista científico, espera-se avaliar o impacto das capacitações nas atitudes e práticas profissionais”, pontua.

Ela também aponta algumas dificuldades no SUS, sobre as quais as capacitações pretendem atuar: “A transformação do registro de saúde da base em papel para o ambiente digital é um processo que ainda encontra resistências. A capacitação dos profissionais que utilizam sistemas digitais durante sua atuação profissional é um elemento importante para reverter isso”.

O projeto da capacitação foi formalizado em setembro de 2022 e está previsto para durar quatro anos. A expectativa é de que ainda em 2023 os primeiros cursos estejam disponíveis para todo o país.

Sobre o LDG

Criado no início da década de 1990, o Laboratório de Design Gráfico da ED/UEMG transformou-se em centro de atividades de ensino, extensão, pesquisas e experimentos ligados à área gráfica. Concede suporte a outros centros existentes na Escola de Design, à Reitoria e às unidades da UEMG, no desenvolvimento de peças gráficas institucionais e promocionais.

Atualmente sob a coordenação da professora Mariana Misk, está localizado no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, e é composto por dois núcleos: Tipografia (TipoLab) e Design de Serviços.

A atuação do LDG em projetos institucionais e acadêmicos pode ser requerida por formulário disponibilizado em sua página eletrônica. Mais informações sobre sua atuação podem ser encaminhadas para o e-mail marina.moyses@uemg.br

REPRODUÇÃO UEMG.BR