Exposição Corpo x Objeto: Você está aqui (?) encerra a programação de julho do espaço Cultural Escola de Design

O Espaço Cultural Escola de Design da UEMG recebeu entre os dias 01 ao dia 20 de julho uma exposição e diversas oficinas sobre a relação entre o corpo e os objetos. A exposição contou com curadoria e trabalhos da artista Maira Gouveia e fez parte do encerramento do processo de Residência Artística da designer/artesã pelo CEFARTE, onde Maira foi bolsista pela FAPEMIG entre 2018/2019 e durante a qual vinha desenvolvendo, em intersecção com sua pesquisa de mestrado, a investigação: Corpo X Objeto – Desvelações Neoconcretistas no Processo do Design.

A inspiração no trabalho dos artistas Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica e a pergunta-afirmação “Você está aqui (?)” guiaram o processo criativo e as proposições da pesquisadora na elaboração de obras/objetos/dispositivos que expressavam a conexão do ser humano com o espaço, com o momento do agora e consigo mesmo.

Ao longo de quase todo o mês de julho, foram realizadas, no Espaço Cultural da Escola de Design, na Praça da Liberdade, atividades variadas como palestras, rodas de conversa, contação história e oficinas em torno das afetividades possíveis entre corpo X objeto.

As artistas convidadas por Maira Gouveia incluíram Luiza Bongir, Lygia Peçanha, Bianca Sanchez, Camila Magalhães, Laura Lopes, Karol Monteiro, Carou Dupin, Ana Rita Nicoleto, Ina Gouveia, Aline Brant, Bárbara Veronez e Daphne Cunha. A mostra contou ainda com trabalhos desenvolvidos durante a disciplina Wearable Art- Experiências Vestimentares na Arte, ministrada com o professor Luiz Naveda durante o primeiro semestre de 2019 na Escola de Design da UEMG, apresentando fotoperformances, máscaras, cadernos de processos, esculturas, desenhos, gravuras, trabalhos que transitam entre o design o artesanato e a arte, evocando a força do gesto e da manualidade no processo criativo. E ainda os resultados de oficinas ministradas nos últimos anos e resultados de processos de docência em design.

Produzida por Lucas Amorim e Fabrício Martins e sob orientação de Juliana Rocha Franco e Angélica Adverse a mostra trouxe a oportunidade para repensarmos de forma mais afetuosa a relação humana com a cultura material circundante.

Exposição Corpo x Objeto: Você está aqui (?) acompanhou todo o período da Semana de pesquisa em design e contou com expressiva visitação do público.

Performance “Casulo” de Ana Rita Nicoliello (fotografia: Luiza Bongir)

Performance “Tortura intima” de Karol Monteiro (fotografia Luiza Bongir)

Performance das bailarinas Barbara Veronez e Mariana Razzi (fotografia Luiz Gustavo Rocha)

Interação com as obras (fotografia Luiza Bongir)