Mais duas defesas de tese no Doutorado da Escola de Design

O ano de 2019 tem sido intenso para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola de Design. A primeira turma do Doutorado, que iniciou suas atividades em 2015, encontra-se na fase de suas defesas de tese e a comunidade acadêmica tem tido
oportunidade de assistir a diferentes trabalhos de pesquisa desenvolvidos com qualidade e dedicação.

No dia 27 de agosto foi realizada a defesa da tese Formação, atuação e identidade profissional no campo do design para ambientes, da doutoranda Samatha Cidaley de Oliveira Moreira. Samantha, além de ser ex-aluna da Escola de Design, foi professora
da Unidade por muitos anos e atualmente integra o corpo docente do IFMG, Campus Santa Luzia.

A banca de avaliação foi composta por 7 doutores: a presidente da banca e orientadora Drª Rosemary do Bom Conselho Sales, os membros externos, Drª. Maria Lúcia Malard (UFMG), a Drª. Nora Guimarães Geoffroy (UFRJ) e Dr. Elias Evangelista Gomes (suplente, UNIFAL), o membro interno ao Programa, Dr. Edson José Carpintero Rezende e a professora da Escola de Design, Drª. Viviane Gomes Marçal.

A tese de Samantha Cidaley representa importante contribuição ao entendimento da trajetória do design de ambientes em Minas Gerais e traz subsídios para a construção da identidade do campo profissional. A defesa transcorreu em clima de muita emoção
porque antigos professores e gestores do curso estiveram presentes para assistir e em seguida, participar de um lanche de confraternização.

Professores Elias Evangelista Gomes (UNIFAL), a doutoranda Samantha Cidaley Oliveira Moreira (IFMG), Rosemary do Bom Conselho Sales (UEMG), Maria Lúcia Malard (UFMG, Viviane Gomes Marçal (UEMG) Edson José Carpintero Rezende (UEMG) e Nora Guimarães Geoffroy (UFRJ)

Profª. Mara Galuppo de Paula Penna, um dos ícones do curso de design de ambientes da Escola de Design, ladeada pela doutoranda Samantha Cidaley e sua orientadora Rosemary do bom Conselho Sales.

Da mesma forma, no dia 04 de outubro, a doutoranda Adriana Nely Dornas Moura antecipou em um ano sua defesa da tese intitulada Design Arte: um olhar sobre uma das vertentes do design brasileiro no século XXI na qual teve como orientadora a Prof.ª Dra. Marcelina das Graças de Almeida e como coorientadora a Prof.ª Dra. Angélica Oliveira Adverse.

O trabalho desenvolvido por Adriana Dornas é uma contribuição importante às discussões sobre as relações existentes entre arte e design na contemporaneidade, que vão além das questões formais ou estilísticas. O trabalho teve a habilidade de apresentar um tema delicado sem entrar no caminho de discutir sua validade ou não, lançando mão de informações históricas, acontecimentos reais (como feiras e constituição de galerias) e registros de profissionais que atuam nesse meio para colocar com muita clareza a existência de mercado para o design de base artística.

A banca de avaliação foi composta, além da orientadora e coorientadora, pelos membros externos, Prof.ª Drª. Luciene Lehmkuhl (UFPB) e Prof. Dr. Marcos Felipe Sudré Saidler (UFMG); pelo membro interno ao Programa, Prof.ª Dr.ª Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo e a professora da Escola de Design, Prof.ª Dr.ª Giselle Hissa Safar.

Adriana Dornas surante sua apresentação à banca