Mostra AVL exibe trabalhos de Estudantes e discute as Artes Visuais

Projeto extensionista da Escola de Design discute assuntos relativos às Artes Visuais, com exibição e análise de trabalhos de alunos, ex-alunos,professores, pensadores e artistas. O projeto Mostra AVL realizado entre 2020/2021 por professores do curso de Artes Visuais – Licenciatura teve a coordenação dos professores Aziz Pedrosa e Denise Damaris da Silva.

Originalmente, o projeto previa uma Semana de eventos presenciais, mas as medidas restritivas adotadas para enfrentamento da pandemia de COVID-19 exigiram uma alteração do planejamento inicial, de forma que a proposta foi adaptada para a plataforma Instagram. Os professores participantes ficaram responsáveis por um período de curadoria, em que temas foram selecionados e explorados na rede social, de acordo com as propostas dos docentes.

Destacam-se, nesse conjunto, a participação do Professor Genesco Alves de Souza, coordenador de seis curadorias de alunos egressos do curso, os quais puderam exibir seus trabalhos e propor discussões especialmente inovadoras, e a curadoria do professor José Rocha Andrade, que coordenou a exibição de vídeos que seus alunos produziram, expressando suas vivências durante a pandemia. Ainda, foi transmitida, com mediação da Professora Denise Damaris da Silva, uma live com a pesquisadora Dra. Stephanie Hamdan Zahredinne, intitulado “As filósofas e as filosofias: natureza, o feminino e a arte”, propiciando a toda a comunidade acadêmica o aprofundamento da reflexão acerca da participação das mulheres na história do pensamento, com destaque para a filosofia e a arte. Diversos outros temas foram tratados, com o desenvolvimento de conteúdos de filosofia, arquitetura, artes visuais, fotografia, artes cênicas, história da arte, arte indígena, arte popular, cinema, dentre outros.

O Mostra AVL, como foi nomeado o Instagram, teve ampla participação de toda a comunidade acadêmica da Escola de Design, tanto do curso de Artes Visuais – Licenciatura, quanto dos cursos de Design, totalizando 334 seguidores e 107 publicações. Foram curadores do projeto os professores Aziz Pedrosa, Denise Damaris da Silva, João Paulo de Freitas, José Rocha Andrade, Genesco Alves de Sousa, Tatiana Pontes de Oliveira, Carime Zunzarrem, Thatiane Mendes Duque e Cássia Macieira e os alunos egressos Flávia Lasan, Igor Salgado, Jéssica Marroques, Lola Peroni, Paulo César Alves Júnior e Salin de Sá, o que comprova a amplitude e riqueza do projeto.

O projeto teve ampla participação da comunidade acadêmica, configurando-se como um elemento de sua integração, conexão e engajamento, além de difusor de conteúdo relevante aos estudos das Artes Visuais. Por tudo isso, em 2021, terá sua segunda edição, contando, dessa vez, também, com a participação do corpo discente, que poderá apresentar curadorias e publicações.

Fiquem atentos às chamadas para inscrição de propostas e colabore com o desenvolvimento do Mostra AVL 2021, possibilitando a difusão e construção de conhecimento na Escola de Design, assim como a diminuição das distâncias e estreitamento dos laços entre os membros da comunidade acadêmica. Contamos com vocês!

Confira o Instagram Mostraavluemg