MUSEUS PELO OLHAR DO DESIGN EMOCIONAL NO ESPAÇO CULTURAL DA ESCOLA DE DESIGN

O evento do experimento do MDPREM – Método de Design para Projeto e Ressignificação de Espaços Museais foi um momento marcante e importante na área da cultura e do design. Realizado no Espaço Cultural da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, o experimento reuniu uma equipe de pesquisa com 10 integrantes, composta por pessoas com deficiência, pessoas da área de educação, profissionais de arquitetura e museologia.

Intitulada “Do imaginário ao representativo: design emocional na concepção de espaços museais na hipermodernidade”, a pesquisa vem sendo desenvolvida para o processo de doutoramento do Prof. Msc. Rangel Sales, nomeada, sob orientação da Profa. Dra. Marcelina das Graças de Almeida, no PPGED-UEMG. Para a coleta de dados, uma equipe técnica de 12 participantes, incluindo técnicos de áudio e vídeo, mediação e buffet, foi fundamental para a realização do experimento.

O clima amistoso que tomou conta do espaço durante o evento foi um dos pontos mais marcantes. A afetividade dos participantes foi notável, e todos se empenharam em testar o método proposto e fazer suas valiosas considerações.

O experimento contou com a participação de pessoas de diferentes áreas e habilidades, o que proporcionou um ambiente de troca e aprendizado mútuo. Foi possível perceber a importância do diálogo interdisciplinar e da colaboração para a criação de soluções inovadoras e eficientes.

Por fim, agradecemos à Escola de Design da UEMG por todo o apoio na realização deste experimento. Foi um momento enriquecedor e inspirador, que nos mostrou a importância de investir em métodos de design que permitam a ressignificação de espaços museais e culturais, contribuindo para a preservação da memória e da cultura em nossa sociedade.

Crédito das fotos: Will Araújo