A OESTE é um dos vencedores do iF DESIGN AWARD 2017!

O escritório de design da Profa. Mariana Misk foi premiado pelo projeto "Marimbondo", vencedor do Red Dot Award em 2016

Após três dias intensos de avaliação em um prédio no porto de Hamburgo no fim de janeiro, 58 jurados de diversas partes do mundo fizeram a seleção final do iF Design Award. Dentre os mais de 5.500 trabalhos inscritos, o projeto Marimbondo, criação da OESTE, escritório de design da Profa. Mariana Misk, é um dos 26 brasileiros contemplados nessa edição do prêmio. De acordo com um dos jurados, Paul Flowers, designer principal do LIXIL Water Technology Group, do Reino Unido, "esta competição está claramente atraindo as melhores empresas e designers do mundo (...) quando um produto recebe o selo do iF Award significa que ele possui altíssima qualidade em sua concepção, execução, na escolha dos materiais e em geral, na forma em que foi pensado".

[Lorem ipsum dolor sit amet.][Lorem ipsum dolor sit amet.]
Projeto da OESTE premiado no Red Dot Design Award 2016 e no iF Design Award 2017, Revista Marimbondo. Foto: Rafael Motta.

O iF Design Award foi fundado em 1953 e é reconhecidamente o mais importante prêmio de design mundial. Os escritórios vencedores passam a ter o direito de usar o selo de excelência em design do iF em seus produtos e projetos, além de serem inseridas na exposição online do iF, que recebe cerca de 200 mil acessos por mês. Elas também passam a fazer parte do iF WORLD DESIGN GUIDE, uma plataforma digital de referência de empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo. O prêmio mais importante, o troféu iF Gold Award, será revelado apenas no dia 10 de março, quando acontece a cerimônia de premiação, no Museu BMW, em Munique.

PROJETO PREMIADO: REVISTA MARIMBONDO

Criada pelas jornalistas Carol Macedo e Júlia Moysés, a Revista Marimbondo é uma publicação sobre arte e cultura em Belo Horizonte (MG), que busca ir além da agenda cultural e da crítica especializada. Livre da urgência do jornalismo diário, se debruça sobre temas e abordagens que muitas vezes têm pouco espaço em grandes veículos. A primeira edição, lançada no início de 2012, trouxe como tema a “Rua”. Foi de um desafio criado pelo projeto editorial que nasceu o projeto gráfico vencedor do Red Dot Design Award 2016 e do iF Design Award 2017: uma grande reportagem perpassa toda a publicação e dela são desdobradas matérias-hiperlinks que permitem abordagens específicas sobre cada tema. Para comunicar essa ideia, o escritório OESTE criou um projeto gráfico em que a direção da leitura se dá ora na vertical, ora na horizontal. Para além de demonstrar graficamente a teia rizomática que se pretende Marimbondo, o projeto gráfico tem o mérito de ser extremamente enxuto no uso de elementos gráficos, criando um espaço propício para privilegiar os textos e as fotos da publicação. A primeira edição seguiu, a pedidos, para 67 cidades do Brasil e foi apresentada na New York University, nos Estados Unidos. Em 2013, foi selecionada para a 10ª Bienal Brasileira de Design. Foram lançadas outras três edições da publicação, que exploram o projeto gráfico notável criado pelo escritório e renderam à OESTE a distinção na premiação alemã.

O projeto da Revista Marimbondo também foi selecionado como finalista no Brasil Design Award 2016, a mais relevante premiação de inovação e design do Brasil, realizada desde 2009 pela ABEDESIGN — Associação Brasileira de Empresas de Design.

Projeto: Revista Marimbondo

Direção de Arte: Mariana Misk

Designers: Aline Ribeiro e Anne Pattrice

Produção Gráfica: Joana Alves

Ano: 2012 - 2016

OESTE

Criada em 1999, sob o nome LAB Design, a OESTE é um escritório de design que une inovação, pesquisa e experiência ao desenvolvimento de conceitos e soluções criativas em design. Com clientes nas áreas do comércio, da indústria e das artes, a OESTE já teve projetos selecionados para edições da Bienal Brasileira de Design Gráfico e do Anuário do Clube de Criação de Minas Gerais. Além da Revista Marimbondo, foi responsável pela criação gráfica de diversos projetos editoriais, como a Coleção Circo-Teatro, projeto da Secretaria de Estado da Cultura viabilizado pelo Prêmio Cena Minas, o catálogo Casa de Juscelino, da Superintendência de Museus de Minas Gerais, e o livro Meta Projeto - O design do design, realizado em conjunto com Dijon de Moraes.

Saiba mais sobre a OESTE no site oficial e no face.