Roda de Conversa

Confira as fotos com Ed Marte e as novidades do projeto para as próximas edições

O convidado da 3ª edição do projeto extensionista Roda de Conversa do NUDEC - Núcleo de Design e Cultura foi Ed Marte, que compareceu para abordar o tema “A Cidade que Desejamos: Ocupações Artísticas como Política e Resistência”. Ed é conhecido em BH por sua presença nas lutas sociais como as manifestações de 2013, Praia da Estação e no movimento político-artístico-cultural, incitando sempre questões de luta por moradia, educação e oportunidades iguais para todos, além de englobar o movimento LGBTIQ.

O performer é formado em Relações Públicas, Teatro e Artes Visuais além de fazer parte da rede de apoiadores de diversas ocupações urbanas do centro e da periferia da cidade.

Atualmente Ed é artista queer, yogi e educador da Rede Estadual de Educação, mas está a todo momento quebrando paradigmas devido seu posicionamento relacionado a desconstrução de gênero e liberdade, que foi um dos pontos principais abordados nesta edição. Assim, sua presença se tornou fundamental para um diálogo aberto e diverso na Roda de Conversa, sendo possível compartilhar um pouco de sua experiência e ações na comunidade, sempre voltado para a ideia de tornar a cidade um espaço fraterno e democrático.

O projeto Roda de Conversa acontece quinzenalmente às quartas-feiras de 17 às 19h no 1º andar da Escola de Design e vai fazer parte da programação da TV UEMG como proposta de programa de televisão aprovado no editalde seleção de projetos audiovisuais PAEX 03/01. A próxima edição será no dia 10 de maio e será realizado um teste de filmagem.

O tema será Saber olhar as imagens - O que nos dizem as imagens que circulam no mundo? Em que medida elas nos olham e nos interpelam? Nesse encontro, será discutido a estética e a dimensão política das imagens que consumimos. Também tomando o rosto retratado em trabalhos fotográficos de alguns artistas, será discutido a importância desse elemento como forma de subjetivação criada no gesto fotográfico.

A convidada é Dunya Azevedo é doutora em Comunicação Social pela UFMG, mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), possui graduação em Comunicação Social (PUC/MG). Tem experiência na área de Comunicação Social com ênfase em design editorial e fotografia. É professora da Universidade Fumec e pesquisa sobre os regimes de sentido da imagem fotográfica e suas relações com a memória. A mediação será do professor Wagner Rossi.

Confira as fotos da última edição com Ed Marte.

Fotos: Letícia Rosa