Parceria da Escola de Design- UEMG/ UNA pela cultura, desenvolvimento e sustentabilidade

Design Sistêmico para a sociedade

A UEMG e a UNA estão mais uma vez estreitando sua parceria em uma série de ações, desta vez relacionadas à Cultura, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

A última atividade dessa parceria foi no dia 1º de Junho, quando a Profa. Rosângela Miriam Mendonça, coordenadora do Programa Institucional Cultura e Desenvolvimento da Escola de Design da UEMG, a convite da Profa. Ediméia Maria Ribeiro de Mello, ministrou palestra sobre Cultura e Economia Criativa no Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local da UNA, Campus Guajajaras.

À esquerda, a Prof. Ediméia, presenteando a Prof. Rosângela com o livro “Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local” e à direita as professoras, o mestrando Enos Pontes e a Profa. Áurea Tomazi, em sala de aula na UNA, Campus Guajajaras.

A Profa. Rosângela Míriam, já há alguns meses, tem frequentado ações promovidas no âmbito do laboratório social LEIA – Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem, destinado a apoiar iniciativas urbanas voltadas para a sustentabilidade ambiental e a soberania alimentar, idealizado pelas professoras da UNA, Ediméia Maria (PPG Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local), Rosilene Campolina (Gastronomia), Luíza Franco e Ivana Amorim (Arquitetura).

Atuando com a metodologia do Design Sistêmico, e com o objetivo de fomentar uma Rede Sistêmica de Empreendimentos Integrais, a Prof. Rosângela participa de atividades realizadas no canteiro experimental de horta urbana do LEIA, iniciativa do grupo da UNA, construído no terraço do seu Campus João Pinheiro II. Já participou também de oficinas e eventos promovidos e realizados por eles, como a GastroUNA, no Campus Barro Preto, em março, e a Oficina de Páscoa Semear (reutilizando cascas de ovos e resíduos têxteis para produção de mudas para hortas), em abril. Também participaram juntos do evento Slow Food Disco Xepa, ação do Slow Food Belo Horizonte para comemorar o World Disco Soup Day (29 de abril), evento mundial da Rede Jovem Slow Food Brasil (YFM / SFYN) contra o desperdício de alimentos.

Figura 3: Acima, Oficina de Páscoa Semear em abril; abaixo, evento Slow Food Disco Xepa.

O LEIA tem realizado também várias outras ações, organizadas pela Profs. Ivana Amorim, como Workshop de Bambu construindo uma cobertura para a horta-laboratório, também com a reutilização de materiais como pallets, latas de tinta, garrafas PET.

Estamos trabalhando juntos para formarmos uma rede de transformação social cada vez mais forte e atuante!