Exposição de fotografias na Escola de Design

A Escola de Design recebe a exposição de fotografias “Os apenados e sua relação com o sagrado”, que teve sua primeira exibição durante 19º Seminário P&E em Diamantina.

A exposição foi uma atividade extensionista desenvolvida como resultado parcial do projeto de pesquisa, de mesmo nome, aprovado no edital PAPq/UEMG/2017 pelo professor Me Walesson Gomes da Silva com o bolsista Matheus Sá Motta por meio do Centro Integrado de Design Social (CiDS) da Escola de Design. A pesquisa desenvolvida com os detentos ofereceu como contrapartida uma oficina de qualificação profissional em fotografias, e nessa exposição, realizada com apoio do Centro de Extensão da Escola de Design e da Pró-Reitoria de Extensão da UEMG, foram selecionadas algumas das imagens produzidas pelos próprios apenados da APAC.

Este estudo representa parte da investigação interdisciplinar sobre os significados e sentidos atribuídos às experiências religiosas de presos pertencentes a um presídio configurado conforme o modelo da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC.

[Lorem ipsum dolor sit amet.][Lorem ipsum dolor sit amet.]

Por meio de estudo etnofotográfico, o projeto buscou compreender os sentidos e significados atribuídos a religião, religiosidade e espiritualidade entre detentos na APAC, suas formas de apropriação dos espaços dessa instituição nas suas práticas religiosas e os processos de sociabilidade aí instaurados. Assim, foi solicitado aos apenados que estabelecessem, dentro dos limites da APAC, quais eram os espaços onde o sagrado era visível suficiente para ser representado em imagem. À vista disso, três eixos foram estabelecidos por eles: o corpo, o trabalho e o dormitório.

A exposição que causou boa repercussão em Diamantina, recebendo muitos elogios dos participantes do 19º Seminário P&E, está aberta a visitação no Hall da Escola de Design até o dia 01 de dezembro durante o horário normal de funcionamento da unidade.