Projeto das Marias

Projeto de extensão da Escola de Design com comunidade de bordadeiras de Mariana (MG) gera produtos de moda com uso de resíduos têxteis

O Projeto de extensão "Uso do design em novas gerações de produtos texteis" idealizado e coordenado pela professora Andreia Salvan apresentou como resultado uma coleção de produtos de acessórios de moda com uso de resíduos feito pela comunidade de bordadeiras de Mariana (MG).

Resíduos das marcas de moda mineiras como Maracujá, Alphorria e Tiê foram transformados em bolsas de festa com aplicação de técnicas artesanais de bordado tradicional daquela comunidade. Além da capacitar as artesãs no que diz respeito à metodologia de design, o projeto criou uma identidade de marca para grupo com identidade visual , desenvolvido por alunos voluntários do curso de design gráfico da Escola de Design da UEMG.

A marca das Marias foi desenvolvida por duas alunas voluntárias do projeto do curso de design gráfico e duas bolsistas do curso de design de produto as quais tiveram aprendizado quanto ao planejamento de coleção, planejamento de custos e de inserção do produto no mercado de moda. O projeto atua nos pilares da sustentabilidade tanto no âmbito social por trabalhar com a comunidade, ambiental por utilizar resíduos têxteis gerados pela indústria de confecção de moda e econômico por capacitar a comunidade gerando renda e autonomia.

[Lorem ipsum dolor sit amet.][Lorem ipsum dolor sit amet.]

A sustentabilidade no setor de moda é de grande importância, uma vez que o setor é responsável por gerar muitos resíduos sem um descarte adequado. O projeto além de trabalhar a  autonomia, também aplicou o conceito de comercio justo enfatizando a origem do produto por meio de descrição no produto a sua origem. A valorização do território e da cultura local de Minas Gerais se deu aplicando no bordado as referencias do barroco e da arquitetura colonial presente na cidade de Mariana. Levar o design para a comunidade como meio de capacitação e geração de renda é uma forma de exercer o papel da universidade.

Quem quiser conferir, o projeto será exposto com desfile dos produtos no evento Movimento Moda Contemporânea Mineira que acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro, no plug minas. Além dos desfiles de marcas locais de BH o evento conta com debates com pensadores e pesquisadores de moda. Informações no site: http://movimentomcm.com
Inscrições gratuitas, clique aqui para fazer inscrição.