Modarte, série de programas de televisão sobre moda, arte e design de Minas Gerais, estreia em dezembro

Série de 8 programas apresenta valores e sistema produtivo da moda mineira a partir de depoimentos de profissionais e pesquisadores do setor

O Modarte estreia no dia 15 de dezembro, às 23h, na programação especial de final de ano da Rede Minas. O Modarte é uma série de televisão brasileira criada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em coprodução com Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Rede Minas de Televisão e da Rádio Inconfidência, e com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Museu da Moda de Belo Horizonte.

A economia criativa tem diversos pontos em comum com o universo da moda. Ao conceber e disseminar novos modelos de negócios e de geração de riqueza, as indústrias criativas indicam oportunidades para o setor da moda. A atuação do Estado de Minas Gerais no setor é significativa, especialmente nas discussões sobre o potencial da moda para a economia criativa mineira.  Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento do setor em Minas Gerais, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.

A participação de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte no setor da moda serão divulgadas e valorizadas através do Modarte, que vai apresentar aos telespectadores conceitos diversos do fashionismo, envolvendo considerações amplas e complexas a este universo. O projeto aborda o período de mudanças que atravessa a moda no Estado após a entrada da concorrência internacional e abordar, por meio de depoimentos de profissionais que atuam no setor da moda mineira desde o século passado, a história e os valores do setor. Com análise de empresários e artistas que configuram os novos nomes que fazem a moda de Minas Gerais, o Modarte apresentará o futuro apontando para novos valores, a diversidade artesanal contando a história da moda e a memória indicando artistas, estilistas, pensadores e produtores do Estado. O diálogo entre arte, artesanato e tecnologia, novos processos e revolucionários conceitos serão analisados no formato.

O Modarte é um projeto de iniciativa da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), em coprodução com a Rede Minas de Televisão e com o Museu da Moda de Belo Horizonte, também responsável pela curadoria e local de gravação de episódios da série. Participam da primeira temporada do Modarte personalidades reconhecidas internacionalmente como os estilistas Ronaldo Fraga, Renato Loureiro e Victor Dzenk, a designer Mary Arantes e novos estilistas, empresários, artistas e pesquisadores do setor. Nas mais de 8 horas de conteúdo, analisam as novas tendências e tecnologias da moda e alertam para a necessidade de se repensar e ressignificar os processos de produção e de consumo e apresentam soluções criativas de reuso e de sustentabilidade.