COMUNICADO AOS ALUNOS– MATRÍCULAS EM OPTATIVAS

Prezados alunos, em nome da direção da Escola de Design viemos nos desculpar sobre os problemas enfrentados na realização das matrículas online nas disciplinas optativas.

Fomos também pegos de surpresa com o problema, não se tratou de uma sobrecarga de acesso ao servidor como ocorreu em anos anteriores. Infelizmente o problema dessa vez foi mais complexo do que pensávamos.

O site da Escola de Design possuía uma integração com a base de dados WEBGIZ da Uemg. O sistema fazia a validação da aptidão dos alunos e controlava de forma segura os parâmetros estabelecidos de inscrição para as Disciplinas Optativas. Esse ano os problemas ocorreram na efetivação das matrículas, pois o servidor que hospeda o WEBGIZ foi reconfigurado por motivos de segurança e ações para melhoria dos recursos informacionais da universidade, mas nosso pessoal da Escola de Design não foi comunicado sobre esse procedimento. Com isso perdemos a integração que havia entre os sistemas. Nosso sistema tenta acessar a base WEBGIZ para validar a situação dos alunos, e com isso ocorre um erro na conexão, a matrícula é interrompida e o processo falha.

Recebemos a informação de que, por motivos operacionais, não há como precisar o tempo necessário para reparação do problema, pois envolve o Setor de Informática da UEMG e a PRODEMGE que gerencia todo o sistema de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais. Em breve comunicaremos as novas datas e procedimentos para realização das matrícula em Disciplinas Optativas.

Essa nova data será comunicada com no mínimo 24 horas de antecedência, e o início do horário para as matrículas será em horário comercial para não corrermos o risco de não termos ninguém no setor de Informática da UEMG para auxiliar na resolução dos problemas.

Novamente nos desculpamos com os transtornos gerados nesse desgastante processo, mas queremos esclarecer que estamos trabalhando muito para solucionar os problemas.