EDITAIS PAEx E PAPq 2018

A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG lançam os editais de seus respectivos programas de Apoio à Extensão e de Apoio à Pesquisa.

As inscrições se iniciaram no dia 05 de fevereiro e se estendem até o dia 05 de março de 2018 - prazo final. Os editais foram liberados nesse início de fevereiro para permitir que os professores se organizem adequadamente, mas não haverá a indicação do aluno nesse momento. A definição do aluno bolsista ocorrerá apenas após a homologação dos resultados, de modo que os professores possam contatá-los após o início das aulas em março.

É importante ficar atendo as diversas alterações importantes em cada um dos editais, como por exemplo: a inscrição on-line dos projetos PAEx através da plataforma SIGA-EXTENSÃO, a eliminação das cotas de bolsa por unidade e da avaliação local dos projetos em ambos os eidtais. A análise dos projetos será realizada por um Comitê especialmente constituído para essa finalidade, com avaliadores escolhidos mediante um Edital específico.

Relação dos editais lançados:

PROEX/PROPPG 01/2018 - seleção de consultores – seleção de extensionistas e pesquisadores para composição do banco de consultores ad hoc da UEMG.

PAEX 01/2018 - projetos de extensão - Serão 278 bolsas para os estudantes de graduação independentemente da unidade à qual pertençam. As bolsas estão distribuídas segundo oito categorias. Ao se inscrever, o professor deverá assinalar a qual categoria irá concorrer. Serão classificados os 20 melhores projetos candidatos às categorias 1 a 6 (Projetos relacionados à temática ou ao público dos Programas Institucionais de Extensão); os 28 melhores projetos candidatos à categoria 7; e os 130 melhores projetos candidatos à categoria 8 (área temática e linha de extensão claras e definida, mas que não apresentem vinculação a nenhum dos programas institucionais);

PAEX 02/2018 - projetos audiovisuais – Seleção de 6 (seis) projetos inéditos de produção e finalização de conteúdo de produção audiovisual que possam ser divulgados pela TV UEMG.

PAPq 01/2018 - projetos de pesquisa – Serão 360 (trezentos e sessenta) bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação (BIC) independentemente da unidade à qual pertençam. 70% (setenta por cento) serão destinadas à ampla concorrência; 20% (vinte por cento), serão reservadas para: projetos Integradores ou Interdisciplinares, que incluam, na equipe executora, pesquisadores de mais de uma unidade da UEMG e/outras instituições de ensino, ou envolvam dois ou mais pesquisadores de uma mesma unidade, mas que atuem em áreas diversas, consideradas a classificação em áreas do conhecimento da FAPEMIG. Projetos de Professores Recém-Doutores, assim considerados aqueles que tenham defendido o doutorado a partir de 01 de janeiro de 2015; 10% (dez por cento) serão reservadas a projetos que se comprometerem a indicar, como bolsista, alunos que tenham ingressado na UEMG pelo sistema de cotas.

FAVOR LER ATENTAMENTE OS EDITAIS ANTES DE SUBMETER OS PROJETOS.

Todos os editais e respectivos formulários estão disponíveis nos links abaixo:

PAEx/UEMG Editais e Formulários

PAPq/UEMG Editais