DIA DO DESIGN ITALIANO 2018

O Italian Design Day chega à segunda edição, após o grande sucesso obtido em 2017.

A proposta da iniciativa é promover, em cem cidades no mundo, o que há de melhor na Itália no campo do design. Uma ação conjunta promovida pelo Ministero degli Esteri e della Cooperazione Internazionale, pelo Ministero dei Beni e delle Attività Culturali e del Turismo, pela Triennale di Milano, pelo ICE (Agenzia per la promozione all’estero e l’internazionalizzazione delle imprese italiane), pelo Salone del Mobile di Milano, pela Associazione per il Disegno Industriale, pela Fondazione Compasso d’Oro e pela Fondazione Altagamma. O projeto envolve todos os principais operadores italianos do setor, dentre eles, as maiores filiadas à Confindustria e o mundo da formação, representado pelas principais universidades e escolas de design.

A importância que é dada hoje à política da sustentabilidade - não somente pelos governos, mas também pelas instituições privadas - influenciou a escolha do tema deste ano que trata justamente da relação entre sustentabilidade e design. A Itália é líder mundial do setor e este evento - que consiste em palestras de cem “embaixadores” do design italiano (designers, arquitetos, acadêmicos, críticos, empresários, comunicadores) durante conferências, mostras e encontros - irá reunir ideias, projetos e soluções de qualidade que irão alimentar o debate internacional preparatório para a XXII Triennale di Milano em 2019 e para a grande Expo Dubai em 2020.

No Brasil, com o patrocínio da Embaixada da Itália, da Rede Consular e dos Institutos Italianos de Cultura e com a colaboração do Instituto Europeu de Design (IED) do Rio de Janeiro, a iniciativa – que aqui denominada Design Roadshow – será realizada com uma série de conferencias e eventos nas principais cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte) e terá seu ápice no encontro em Brasília no dia 4 de abril, inserido inclusive na “Semana do Distrito Creativo” promovido pelo governo federal brasileiro.

Em Belo Horizonte, o evento acontecerá no dia 3 de abril das 19 às 22:00 horas na sede do SEBRAE de Minas Gerais (Av. Barão Homem de Melo, 329). Após a abertura do evento pela Cônsul da Itália, Dra. Aurora Russi e pelas autoridades presentes, o prof. Fabiano Pereira, diretor do setor de Processos Inovadores e Estratégicos do IED fará uma conferência sobre inovação e sustentabilidade. O evento contará ainda com a presença do professor da Escola de Design Dijon de Moraes - Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Todos os eventos são gratuitos e é necessário se cadastrar no site do IED abaixo.

LINK: dia-do-design-italiano-no-mundo-registration

Fonte: Francesco Scaglione