RELANÇAMENTO DE LIVROS DA EDITORA UEMG NO MUSEU DAS MINAS E DOS METAIS

Dois livros que serão relançados 16ª Semana Nacional de Museus tem entre seus autores professores da Escola de Design.

A 16ª Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM durante o mês de maio, mês este em que se comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio), e o relançamento dos livros ocorrerá às 19h30 dessa quinta feira, dia 17 de maio, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que preparou uma completa programação sobre o tema.

Os livros que serão relançados e que tem a participação de professores da Escola de Design são relacionados a dois Programas Institucionais de Extensão da UEMG, Programa 3 - Cultura e Desenvolvimento e o Programa 6 - Direitos a Produção e ao Acesso a Arte e a Cultura.

“Economia Criativa: Inovação e Desenvolvimento”, (Editora UEMG, 2017) organizado por Rosângela Míriam Lemos Oliveira Mendonça, Maria Flávia Vanucci de Moraes (Professoras na Escola de Design) e Marco Túlio Ferreira Monteiro (Professor da Unidade de Ubá). A composição do livro “Economia Criativa: inovação e desenvolvimento” é rica de expressões, conceitos, políticas e práticas. São discutidas relações entre criatividade, economia, cultura, inovação, indústria criativa, indústria cultural, economia colaborativa, território criativo, diversidade cultural, economia solidária, redes sistêmicas de empreendimentos integrais, fluxonomia, desenvolvimento sustentável, entre outros. A diversidade dos temas e das áreas do conhecimento envolvidas revela-se como uma rede interdisciplinar, que, a princípio, parece-nos complexa, mas as experiências práticas já testadas demonstram que a economia criativa começa a ser posta em prática, apoiada pelas discussões teóricas e metodológicas apresentadas por docentes e pesquisadores reunidos nessa obra.

Acesso ao livro em PDF – Programa 3

“Refletindo sobre a cultura: política cultural, memória e universidade” (Editora UEMG, 2017) organizado por Pablo Gobira; Marco Paulo Rolla (Professores na Escola Guignard); Flávia Lemos Mota de Azevedo (Professora na Unidade de Divinópolis) e Yuri Simon da Silveira (Professor na Escola de Design). O livro é fruto das iniciativas de compreensão e desenvolvimento das ações culturais na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foram reunidos aqui capítulos que tratam de objetos relacionados às ações do Programa Institucional de Extensão: Direitos à produção e ao acesso à arte e à cultura (Pró-Reitoria de Extensão da UEMG). A proposta deste livro surge do diálogo que o Programa tem com diversos interlocutores do mundo artístico e cultural. Pensando em ampliar os debates promovidos na UEMG para fora da Instituição de Ensino Superior (IES), mas ainda no campo da cultura, propomos este livro como um agrupamento de reflexões e experiências.

Acesso ao livro em PDF – Programa 6

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Outros dois livros também serão relançados nesse evento:

“Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia”, organizado por Pablo Gobira (Editora UEMG, 2018). O livro apresenta uma miríade de olhares sobre a arte, ciência e tecnologia e é composto por capítulos de professores/as e pesquisadores/as doutores/as que são referências no campo de estudos dessas relações. Os temas principais são abordados através de diversas outras correlações que revelam nuances a partir de olhares múltiplos.Também são temas desta coletânea: a alquimia; a realidade e a mentira; os museus e as paisagens; o interator e a recepção da obra de arte; a realidade virtual e a dimensão artesanal que ela implica; as hibridações; a preservação do patrimônio e a memória; a imagem técnica e poética dentre outros.

Acesso ao livro em PDF

“Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas”, organizado por Pablo Gobira; Tadeus Mucelli (Editora UEMG, 2017). O livro comparece como um panorama caleidoscópico de inestimável valor para todos os leitores que queiram se inteirar das condições da produção artística atual sob a égide dos recursos tecnológicos de que o artista se apropria em função da potência criadora que oferecem. O livro contém uma miríade de perspectivas, finas subdivisões prismáticas da arte tecnológica nas suas feições digitais com detalhes específicos da produção que faz uso de dispositivos e recursos de última geração, tais como câmeras kinect, multinteratividade, ciberintervenções, realidade mista e aumentada, modelagem tridimensional, ambientes programáveis, algoritmos complexos, capacetes neurais etc.

Acesso ao livro em PDF

Serviço: Relançamento de Livros

Local:, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Dia: Quinta feira, dia 17 de maio.