Notícia


Pular Links de NavegaçãoHome > Notícias > Notícia

Mais uma Pesquisa da Escola de Design da UEMG recebe o Prêmio Jovem Cientista CNPQ



 

A pesquisa da estudante de design Rafaella Santos Rêda orientada pela professora Drª Caroline Salvan Pagnan recebeu o segundo lugar no 29º Prêmio Jovem Cientista.

O Trabalho premiado é resultante da pesquisa de Conclusão de Curso (TCC) em Design de Produtos com o tema DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO PARA SURDOCEGOS ATRAVÉS DA EMISSÃO E RECEPÇÃO DE SINAIS SENSÍVEIS AO TOQUE e foi realizada na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2017, pelo Centro Design empresa (CDE) em parceria com o Laboratório de Bioengenharia (LABBIO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

A designer Rafaella Santos Rêda e a Professora Drª Caroline Salvan Pagnan.

 

A surdocegueira, objeto de estudo da estudante, é uma múltipla deficiência sensorial relativa à perda da visão e audição. A doença pode acometer pessoas em diferentes fases da vida, com graus e causas distintas. A pesquisa dedicou-se a projetar um dispositivo capaz de auxiliar a comunicação de pessoas com essa deficiência através de sinais sensíveis ao toque, o produto que já foi prototipado e testado teve como referência direta a configuração das mãos quando em repouso. O projeto se deparou com desafios que favoreceram um desenvolvimento enriquecedor. A começar com o público alvo estabelecido.

 

Modelagem no SolidWorks do modelo final

Fonte: Próprio autor

Sobre o Prêmio

O Prêmio Jovem Cientista visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Instituído em 1981, o Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação e pioneira na concessão de prêmios no Brasil. O Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

Em 2012 a estudante Priscila Ariane Loschi do Curso de Design de Produto obteve o primeiro lugar na Categoria Estudante do Ensino Superior da 26ª Edição Prêmio Jovem Cientista, sob orientação da professora Drª Eliane Ayres, com o projeto “Materiais de mudança de fase aplicados no design de tecidos inteligentes” onde desenvolveu um revestimento têxtil para tecido termorregulador de roupas de atletas.

Veja no vídeo abaixo o anúncio da premiação:

http://futura.org.br/educacao/premio-jovem-cientista-vencedores/

 

ASCOM - Escola de Design - UEMG

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...