P&E local - Encerramento com música

Escola de Música da UEMG se apresentou no encerramento do Seminário de Pesquisa e Extensão na Escola de Design com um concerto de música de câmara.

As atividades locais do Seminário de Pesquisa e Extensão ocorridas no sábado dia 20 de outubro foram encerradas com uma empolgante apresentação da Escola de Música no auditório da Escola de Design. A convite da coordenação de extensão da ED os professores Alice Belém e José Antonio Baeta Zille e o bolsista Fábio Ramos trouxeram o projeto Circulação de Música de Câmara, aprovado no PAEx 2018.

O projeto consiste na realização de concertos  de grupos de música de câmara formados por alunos da Escola de Música da UEMG nas unidades de Belo Horizonte, estimulando a interdisciplinaridade e a troca de experiências culturais entre a comunidade acadêmica do Campus UEMG/Belo Horizonte.

O programa contou com obras de Francisco Mignone (1897-1986) e Hans Poser (1917-1970) executados pelos alunos de flauta doce Anna Paula Cruz e Felipe Eugênio e obras do compositor  Guillaume Balay (1871-1943), apresentadas pelos alunos Luiz Carlos e Bernardo Pereira, no trompete e teclado respectivamente.

Em seguida a essas duplas, e sob a direção do carismático Prof. Valdir Claudino, se apresentou o grupo de contrabaixos da ESMU (André Dias, Bruno Oliveira, Igor Araújo, Jordany Nascimento, Livia Rodrigues, Marcus Silva e  Mariana Reis) que executou  coletâneas de canções da MPB, de sambas, composições do ex-beatle Paul McCartney e a curiosa peça L’Elephant de Camille Saint-Saëns.

A execução de cada grupo foi precedida por breves comentários, que esclareciam sobre os instrumentos e a obra a ser apresentada e que, dessa forma, contribuíram para uma melhor apreciação musical por parte do público.

[Lorem ipsum dolor sit amet.][Lorem ipsum dolor sit amet.]

1ºImagem: Felipe Eugênio e Anna Paula Cruz na flauta doce   2º Imagem:  Bernardo e Luiz Carlos no teclado e trompete  Foto: Douglas Mendonça

Grupo de contrabaixo da ESMU Foto: Douglas Mendonça