Escola de Design recebe homenagem do Brasil Design Award 2018

Premiação reconhece a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais como instituição de ensino do design de destaque no ano.

Desde 2009 a ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design – realiza o BRASIL DESIGN AWARD, com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Considerado o principal evento do setor do país, o BDA reconhece e valoriza os projetos que buscam a excelência, e é referência para os profissionais do setor.

Em sua 8ª edição, o Brasil Design Award contou com a correalização da Printi, plataforma de produtos personalizáveis que tornou esta edição mais abrangente e inclusiva e premiou, na noite de 22 de novembro os 300 melhores trabalhos de design do país distribuídos em 10 categorias, com 78 subcategorias recebendo Ouro, Prata e Bronze. Fizeram parte do imenso juri, com mais de cem profissionais de design, diversos ex-alunos e alguns professores da Escola de Design da UEMG, como o ex-professor Alencar Ferreira (da Área de Design Gráfico, atualmente residente no Canadá), e os atuais professores Marco Tulio Boschi (da área de Design de Produto)Mariana Misk e Joana Alves (da Área de Design Gráfico)

Os troféus da edição de 2018.

A noite também foi de homenagens e a Escola de Design da UEMG foi premiada como instituição de ensino de destaque, e quem foi especialmente convidada para receber o prêmio em nome da instituição foi a professora Bernadete Teixeira, com uma longa e rica trajetória profissional e principalmente acadêmica no design.

Durante a cerimônia foram apresentadas as futuras novas instalações da Escola de Design na Praça da Liberdade e divulgadas as pesquisas documentais recentes que colocam o curso de Design Industrial da Escola, antiga FUMA, como o primeiro de nível superior do país.

A Professora Bernadete Teixeira recebendo o Prêmio e com sua filha Carol Teixeira, graduada em Design pela UEMG, durante a cerimônia de entrega da premiação.

O evento contou com enorme público e aconteceu no Hub São Paulo. Nos dois dias seguintes aconteceu o FÓRUM ‘FUTURO DESEJÁVEL DO DESIGN’ com painéis, palestras e workshops sobre temas como “O papel do design para o futuro brasileiro”; “Design para cidades e pessoas”; “Design Thinking”; “Design de Serviços” entre outros. Grandes nomes do mercado apresentaram experiências, provocaram discussões, dividiram práticas e reflexões para fomentar a co-criação do futuro do design brasileiro.

As professoras da Escola de Design Mariana Misk e Joana Alves que participaram do prêmio como juradas, mas não avaliaram as subcategorias nas quais tinham projetos inscritos, receberam, pela empresa OESTE Design,  o prêmio por quatro projetos vencedores, três por definição dos jurados e um pelo voto popular.

Projeto de naming, marca e embalagem para um produtor de queijo artesanal da Região da Canastra, Minas Gerais/Brasil e o projeto de desenvolvimento de nova marca e identidade visual em razão da comemoração dos 15 anos de aniversário da empresa Horizontes.

Projeto para o CD do multi-instrumentista Maurício Tizumba, obra musical inspirada na vida de Galanga Chico Rei, escravo e herói negro e o Design para livro que narra a biografia do artista.

Veja outros premiados no site da BRASIL DESIGN AWARD.