30º Simpósio Nacional de História (ANPUH-Brasil)

A Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) convida a todos para o 30º Simpósio Nacional de História na Universidade Federal de Pernambuco em Recife-PE.

O 30º Simpósio Nacional de História (SNH) que se realizará entre os dias 15 a 19 de julho de 2019, em Recife, Pernambuco, será um importante espaço de intercâmbio cultural e científico, em que profissionais e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em história, de diferentes regiões do país, reúnem-se para compartilhar experiências vivenciadas no processo de produção do conhecimento histórico, para celebrar o (re)encontro com novos(as) e velhos(as) companheiros(as) de luta e de labor e para organizar um coletivo para enfrentar os ataques ao ensino de história e à violência contra mulheres, indígenas, negros, crianças, adolescentes e LGBTs.

Dentre a diversidade da programação dois eventos, interessam de modo particular, os pesquisadores e pesquisadoras dos temas relacionados à morte e seus desdobramentos, são eles:

O simpósio temático: 100. Imagens da Morte: crenças, atitudes e símbolos sobre a morte, os mortos e o morrer

Coordenadores: Mara Regina do Nascimento (Universidade Federal de Uberlândia), Marcelina das Graças de Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS)

Resumo: Este simpósio tem como objetivo propor uma discussão sobre múltiplas possibilidades de pesquisa relativas à morte, aos mortos e ao morrer, sob a perspectiva dos diversos campos do saber. Interessa-nos reunir propostas de comunicações que tenham a morte e seus complexos desdobramentos como objeto de análise, sob escopos históricos, sociais, culturais, antropológicos, jurídicos, literários, médicos, patrimoniais, filosóficos, artísticos, políticos, midiáticos, dentre outros. Serão acolhidos trabalhos que investiguem, com diferentes abordagens teórico-metodológicas, toda e qualquer crença, imagem, discurso, atitude, narrativa, representação, idealização e ou simbologia construída no tocante à morte humana. Os estudos sobre as “imagens da morte” podem revelar como diferentes sociedades, em distintas temporalidades, definiam suas relações com a morte e o morrer, bem como suas expressões, através de materialidades, sensibilidades e linguagens (a exemplo, mas não apenas, dos espaços cemiteriais, monumentos, pinturas, literatura, oralidades). O simpósio proposto tem como referência o Grupo de Pesquisa do CNPq, Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo Ibero-Americano que há oito anos tem discutido, nos âmbitos nacional e internacional, a pesquisa acadêmico-científica sobre os diferentes aspectos da morte e do morrer em variados espaços e temporalidades, de modo que tem possibilitado a reflexão tanto a respeito da compreensão da vida, das relações sociais, das crenças, da imaginação e do pensamento de determinados grupos, quanto, também,sobre a própria prática de pesquisa e de escrita no campo dos estudos tanatológicos.

Mais Informações: https://www.snh2019.anpuh.org/simposio/public

Minicurso: MC 09: A morte em perspectiva: estudos, análises e possibilidades interpretativas

Coordenador(es): Marcelina das Graças de Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS)

Descrição: A proposta do minicurso é analisar e debater as características dos estudos e pesquisas realizados e que definem a morte como objeto de análise, explorando as diversas possibilidades para compreensão da temática dentre os mais variados campos, seja nas artes plásticas, na literatura, na arquitetura ou na religião.

Mais Informações: https://www.snh2019.anpuh.org/atividade/hub/minicursos

Inscrevam-se! Divulguem! Participem!