Projeto de professores é aprovado em Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018

CNPq

Projeto de professores da Faculdade de Políticas Públicas e Escola de Design é aprovado na Chamada Universal MCTIC/CNPq.

No último dia 05 de dezembro foi publicada a lista de projetos aprovados da Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018.

Sob o título “Desenvolvimento de um Aplicativo mobile como estratégia de fortalecimento do empreendedorismo social e da economia criativa em uma comunidade da periferia de Belo Horizonte/MG”, o projeto da profa. Dra. Daniela Maria Rocco Carneiro, em parceria com o prof. Me. Lucas Cristiano Ferreira Alves, obteve parecer favorável na área de Administração, Contabilidade e Economia da referida Chamada. O principal intuito dos dois professores, que estão respectivamente vinculados à Faculdade de Políticas Públicas (FaPP) e Escola de Design, é desenvolver e prover acesso gratuito de um Aplicativo mobile (App) com base em dados e informações sobre o Bairro Primeiro de Maio, localizado na região Norte de Belo Horizonte/MG. A referida comunidade pode ser considerada como um pequeno cluster cultural, por congregar diversos músicos, compositores, cantores, pintores, escultores, artesãos, poetas, entre outros, assim como estúdios de gravação e ações coletivas que referenciam diversas manifestações culturais, como o hip hop, teatro, dança e grafitismo. Inclusive, o Bairro conta com artistas de renome nacional e internacional, a exemplo do músico, cantor e compositor Zeca Baleiro (ex-morador do Bairro), Maurino de Araújo (escultor de madeira no estilo expressionista barroco que reside no Bairro e que já expôs seu trabalho em várias partes do mundo) e Maurício Tizumba (cantor, compositor, músico e ator que morou no Bairro e atualmente lidera o Tambor Mineiro, famoso grupo de percussão cujo foco cultural é o congado brasileiro).

A previsão é que as atividades desse projeto sejam iniciadas no início de 2019.