Sidneia Aparecida Mainete, da Escola de Design, recebe Medalha Santos Dumont 2018

A analista universitária Sidneia Aparecida Mainete recebeu a homenagem em 30  outubro último.

Concedida pelo Governo de Minas, a Medalha Santos Dumont é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso de Minas e do país. A comenda foi criada em 1956, para comemorar o primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. A medalha é considerada a segunda comenda mais importante concedida pelo Governo do Estado e, neste ano, a condecoração aconteceu no dia 30 de outubro, com uma cerimônia presidida pelo governador Fernando Pimentel na Fazenda Cabangu.

A Fazenda Cabangu fica a cerca de 220 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata, e é o local onde nasceu o inventor mineiro que empresta o nome ao município. Desde 1973, ano do centenário de nascimento de Santos Dumont, a fazenda abriga o museu que guarda precioso acervo do aviador.

Foram agraciadas este ano 120 personalidades, entre políticos, empresários, secretários, militares, pesquisadores e artistas que contribuíram em suas áreas de atuação para o desenvolvimento de Minas e do País. Dentre os condecorados está a servidora da Escola de Design Sidnéia Aparecida Mainete que recebeu o reconhecimento pelo seu trabalho como representante dos servidores técnico administrativo junto ao Conselho Universitário da UEMG.

Sidneia Mainete e seu esposo Domingos Oliveira na cerimônia de entrega da medalha Santos Dumont.

Os agraciados da UEMG: Thiago Torres Costa Pereira, Vice-Reitor; Lavínia Rosa Rodrigues, Reitora; Sandra Lucia Magri, professora; Sidneia Aparecida Mainete, servidora; Maria Cristina da Silva, professora.