Exposição em Basel na Suíça traz informações sobre a Escola de Design na década de 1980

A única referência ao Brasil presente na exposição é a participação de Victor Papanek em um evento realizado pela ESAP / FUMA atual Escola de Design da UEMG

O designer, autor e ativista de design Victor J. Papanek (1923-1998) antecipou a compreensão do design como uma ferramenta para mudança política e bem social que é mais relevante hoje do que nunca. Seu livro seminal "Design para o mundo real" (1971) tornou-se um manifesto do ativismo de design e continua sendo um dos livros mais lidos sobre design já publicados.

Vista da exposição do Vitra Design Museum. Foto Norbert Miguletz

O Vitra Design Museum, localizado na cidade de Basel, na Suíça, está apresentando desde 29/9/2018 e até 10/03/2019 a exposição Victor Papanek, The Politics of Design, a primeira grande retrospectiva sobre o Papanek em todo o mundo. Ao lado de inúmeros objetos, filmes e gráficos nunca antes mostrados em uma exposição, "Victor Papanek: A Política do Design" examina a preocupação de Papanek com os socialmente excluídos, seu compromisso com os interesses das áreas então chamadas de "Terceiro Mundo", bem como sua atenção à ecologia, à biônica, à sustentabilidade e ao anti-consumismo. Obras contemporâneas dos campos do design crítico e social complementam as referências históricas, mostrando o quão influente o legado de Papanek se tornou hoje.

A única referência ao Brasil presente na exposição é a participação de Victor Papanek em um evento realizado pela Escola de Artes Plásticas – ESAP da FUMA – Fundação Mineira de Arte, da qual se originou a Escola de Design da UEMG, e no qual o designer foi o principal conferencista do Seminário de Desenho Industrial, Tecnologia e Meio Ambiente, realizado de 22 a 26 de setembro de 1980, em Belo Horizonte.

É A ESCOLA DE DESIGN NA HISTÓRIA!

Fotos: Ricardo Portilho.

Foto: Ricardo Portilho.

Detalhe para o certificado assinado pelo prof. Jairo José Drummond Câmara, o então presidente do DA Romeu Dâmaso de Oliveira e a diretora da escola, prof. Neyda Bastos.

Veja mais em: https://www.design-museum.de/en/exhibitions/detailpages/victor-papanek-the-politics-of-design.html