Alunos da Escola de Design desenvolvem projetos com o Corpo de Bombeiros

Alunos de Design de Produto em Prática Projetual V, irão propor projetos para melhoria das condições do trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros.

O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, resultou em um desastre sem precedentes, onde foi possível observar o empenho dos socorristas e equipes militares envolvidas no resgate de sobreviventes e corpos. A lama de rejeitos impôs sérias dificuldades operacionais às equipes, onde pôde ser notada a improvisação de técnicas, equipamentos, materiais e métodos, na locomoção e localização, seja dos bombeiros e socorristas, seja dos binômios (militar e cão farejador).

Partindo da premissa de que o Design Industrial é um processo estratégico de solução de problemas que leva a uma melhor qualidade de vida por meio de produtos, sistemas, serviços e experiências inovadores, os professores Carlos Miranda e Cristina Abjaode, da disciplina Prática Projetual V, lançaram um desafio aos seus alunos de Design de Produto: identificação e proposição de novos produtos destinados às operações de resgate em situações similares, tendo em vista a situação emergencial em que vive o Estado, com a eminência e a sinalização da possibilidade de outros rompimentos de natureza similar.

Professor Carlos Miranda e alunos do 7º período manhã ouvem explicações de membro do Corpo de Bombeiros - fonte: www.instagram.com/pratica.projetual.ed.uemg

Para tal, além da extensa pesquisa prévia realizada pelos alunos, a turma teve a oportunidade de visitar o Batalhão e Operações Aéreas (BOA) do corpo de bombeiros, onde o Capitão Wilker e o Cabo Érico tiveram a oportunidade de apresentar seus equipamentos de resgate e explicar os procedimentos necessários de modo a subsidiar o desenvolvimento dos projetos. Mais encontros estão sendo oportunizados, para discutir junto aos membros da corporação os caminhos dos projetos.

O clima de expectativa e tensão é grande. Ainda que seja um trabalho acadêmico, a seriedade do problema e a expectativa dos bombeiros têm conscientizado os alunos sobre sua responsabilidade e estão colocando à prova conhecimentos variados adquiridos ao longo do curso.

Alunos de Design de Produto analisam peças do vestuário e equipamentos dos bombeiros - fonte: www.instagram.com/pratica.projetual.ed.uemg

Tags: design de produto, prática projetual, bombeiros, resgate, Brumadinho