Notícia


Pular Links de NavegaçãoHome > Notícias > Notícia

Espaço Cultural recebeu programação variada durante o mês de março



 

O Espaço Cultural da Escola de Design – UEMG está se firmando como um ponto de encontro diversificado na Praça da Liberdade com vários eventos.

Com público eclético o local tem chamado cada vez mais a atenção da comunidade que frequenta a região da Praça da Liberdade, não só pela curiosidade pelo belo espaço arquitetônico modernista reinaugurado em dezembro de 2018, mas também pela programação que abrangeu nesse mês de março lançamentos de livros, aulas abertas, palestras, exposição e mesa redonda.

No dia 13 de março foi aberta a Exposição da Revista Tangerine#6, uma publicação on-line do Núcleo de Design e Fotografia - NUDEF do Centro de Estudos da Imagem da Escola de Design que atraiu um bom número de visitantes ao espaço. Ocupando o hall principal do Espaço Cultural a exposição permitiu que vários outros eventos ocorressem simultaneamente no local. Ela permanece em cartaz apenas até esse próximo sábado, dia 06/04, com visitação de quarta a sábado das 16 às 20 horas.

No dia de encerramento, as 17h, vai ocorrer uma sessão especial do projeto Roda de Conversa no local com a presença dos convidados Erica Si e Flávio CRO e do professor da Escola de Design Genesco Alves. A organização do evento é uma proposta dos professores Tatiana Pontes e Rogério Souza e a coordenação do projeto Roda de Conversa é do professor João Paulo de Freitas.

 

Exposição Tangerine - Fotos: Tatiana Pontes

 

No sábado, dia 15/03, as 17 horas ocorreu o lançamento do livro Conservadorismo Político em Minas Gerais do sociólogo e professor do Mestrado da Escola Superior Dom Helder Câmara Rudá Ricci, com a realização de uma mesa redonda com a presença do Deputado federal Rogério Corrêa e da Professora da Faculdade de Educação da UEMG e presidente da Simone Medeiros de Carvalho idealizadora do evento.

 

Lançamento do Livro de Rudá Ricci - Fotos: Yuri Simon

 

Na segunda feira, dia 18/03, às 19 horas, foi realizada a palestra O Futuro do Trabalho ministrada por dois especialistas da Robert Half empresa de consultoria e recrutamento de pessoal. Ministraram a palestra os recrutadores Laura Chocholous e Vitor Magalhães. A atividade que atraiu cerca de 100 pessoas ao local foi idealizada e elaborada pela professora da Escola de Design Maria Flávia Vanucci dentro da disciplina de Tópicos Especiais do curso de Design de Produtos, mas aberta ao público externo.

 

Laura Chocholous , Maria Flavia Vanucci e Vitor Maglhães - Foto: Luiz Gustavo Rocha

 

No dia seguinte, terça feira, 19/03, às 15 horas, ocorreu um Café Filosófico com a presença da professora Juliana da Rocha Franco que explanou sobre o filósofo Charles Sanders Peirce e da professora Angélica Adverse que explanou sobre  o ensaísta e filósofo Water Benjamim, ambas da da Escola de Design, o evento contou também com a presença do professor Mário Santiago, que já atuou na unidade, e que explanou sobre os principais filósofos que influenciaram sua carreira acadêmica (Bauman, Flusser, Sartre, dentre outros). A proposta do evento surgiu dentro da disciplina Design e Ética do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD), ministrada pelo professor Edson Carpintero.

 

Juliana Franco, Edson Carpintero, Angélica Adverse e Mário Santiago - Foto: Edson Carpintero

 

Na semana passada, quarta-feira, dia 27/03, às 19 horas, aconteceu mais um evento, uma edição especial do projeto Roda de Conversa com o tema Os movimentos de estilo na arte e moda em Belo Horizonte e surgiu a partir de uma demanda da professora da Escola de Design Angélica Adverse e do ex-aluno da unidade João Frederico por meio do ATOS - Grupo de estudos sobre arte & transdiciplinaridade do Programa de Pós-Graduação em Artes – UEMG (PPGArtes), participaram os convidados Bruno Viveiros - FAFICH UFMG; Isabela Prado - EBA UFMG; Marcela Brandão - EAD UFMG/ Grupo Indisciplinar; Romana Abreu - coletivo Masterplano; Pedro Saldanha - coletivo Masterplano e Yonanda Santos - Mientras Dura.

 

Roda de Conversa - Foto: Telma Martins

 

Em finais de semana alternados também está acontecendo no Espaço Cultural, aulas abertas de orientação de projeto da Pós Graduação em Design de Moveis que tem coordenação da professora Cristina Abijaode, com a presença de vários professores do curso. Os alunos que já compareceram as atividades no local ficaram impressionados com o novo espaço e com a expectativa de continuidade das atividades na Praça da Liberdade após a mudança da escola para o novo endereço.

Esse mês de abril promete dar continuidade a movimentação do Espaço Cultural Escola de Design - UEMG lançamento do catálogo e exposição com os produtos desenvolvidos no projeto extensionista de reaproveitamento de pallets no municipio de Jeceaba o projeto é de responsabilidade do Centro de Design e Tecnologia - CEDTec, no dia 13/04, e a abertura da exposição da 5ª edição do Seminário de Artes Digitais 2019 a partir do dia 23/04, organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk).

Processando sua requisição
Por favor, aguarde...