(ATUALIZAÇÃO) Novos Cursos de Extensão da Escola de Design UEMG

Em atendimento ao comunicado emitido pela Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais à Comunidade Acadêmica sobre a suspensão de atividades presenciais na universidade, medidas e recomendações adotadas frente à pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde do Coronavírus (COVID-19), o Centro de Extensão da Escola de Design está suspendendo temporariamente o início do processo de seleção de Cursos de Extensão.

A chamada para recebimento de propostas de realização de cursos de extensão de 2020 permanecerão abertas no link abaixo por tempo indeterminado até uma nova posição sobre a suspensão de atividades presenciais. A seleção das propostas se dará com um mês de antecedência e um novo cronograma será publicado.

Nesse sentido o Centro de Extensão da Escola de Design está recebendo também propostas para realização de cursos de extensão on-line (à distância), que serão analisadas caso a caso pelo Comitê de Extensão da Unidade sobre sua viabilidade de implementação e interesse da instituição para realização.

Os Cursos de Extensão da Escola de Design da UEMG, tem como referência a RESOLUÇÃO COEPE/UEMG Nº 161/2015.

1. DIRETRIZES

Serão aceitas propostas de cursos de caráter teórico e/ou prático, presenciais, que desenvolvam atividades tecnológicas, artísticas ou culturais, contemplem aspectos relacionados à diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural ou, desenvolvimento econômico e social, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

2. VERIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

O recebimento e a verificação das propostas ficarão a cargo do Comitê de Extensão da Escola de Design/UEMG instituído por Conselho Departamental.

Os proponentes serão informados por e-mail sobre a aprovação ou sobre a necessidade de adequação da proposta enviada conforme as demandas da Escola de Design.

Os proponentes de propostas selecionadas serão convocados a participar de uma reunião para definição de calendário do início de cada um dos cursos e fornecimento de mais informações que forem necessárias e assinatura de contrato.

As aulas serão ofertadas no novo endereço da Escola de Design – UEMG na Praça da Liberdade – Rua Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes.

3. CRITÉRIOS A SEREM VERIFICADOS NAS PROPOSTAS

As propostas enviadas serão verificadas conforme os critérios abaixo relacionados:

I. Formulário devidamente preenchido;

II. Proposta com carga horária mínima de 08h (carga horária máxima recomendada de 40 horas);

III. Pertinência da proposta em relação ao conhecimento promovido pela Escola de Design;

IV. Infraestrutura a ser disponibilizada para realização do curso;

V. Potencial de atendimento de demandas da comunidade interna e/ou externa.

4. CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Os cursos livres são ações extensionistas e serão oferecidos para o público externo à escola bem como, para a comunidade acadêmica. Os cursos não serão direcionados exclusivamente para estudantes de Design ou Artes Visuais da Escola de Design/UEMG.

Serão aceitas propostas de cursos livres por parte de profissionais que queiram promover seu trabalho por meio de ações formativas desde que comprovem experiência na área e adequadas às especificidades da Escola de Design – UEMG. Os cursos poderão ser ofertados por professores da Escola de Design-UEMG e profissionais externos, nesse caso, incluindo estudantes com portfolio e currículo de comprovação.

Os cursos poderão ser gratuitos (com apenas taxa de inscrição) ou pagos. A proposta deve informar os pré-requisitos necessários para a matrícula no curso e o custo estimado de material a ser adquirido por cada aluno, bem como a lista de materiais que devem ser utilizados.

A revisão e definição do valor de cada curso será realizada em reunião específica com cada proponente e mediante o preenchimento de planilha específica que considerará o valor cobrado pelo profissional, o valor dos tributos, agenciamento pela FADECIT e apoio para o CENEX-ED. Os cursos a serem ofertados por professores da Escola de Design-UEMG que tenham carga horária disponível para atividades de extensão e/ou pesquisa deverão ser exclusivamente gratuitos.

5. PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

As propostas de Cursos de Extensão (ou cursos livres) deverão ser encaminhadas à Coordenação de Extensão da Escola de Design/UEMG, por meio de formulário preenchido exclusivamente pelo site e disponível no link abaixo:

Não serão aceitos formulários antigos ou sem o preenchimento completo.

6. NOVO CRONOGRAMA (será publicado as novas datas)

Atividade:Data:
Recebimento on-line de propostas de cursosFluxo contínuo
Avaliação e adequação das propostas dos primeiros cursos a iniciaremNo reinício das atividades com o fim da suspensão
Relação dos cursos selecionados20 dias antes do início dos cursos
Reunião com os proponentes dos cursos aprovados15 dias antes do início dos cursos
Definição de calendário, salas e elaboração da divulgação dos cursosUma semana do início dos cursos
DivulgaçãoUma semana do início dos cursos
Inscrições para interessados (online)Uma semana do início dos cursos (podendo se estender caso seja necessário)
Possibilidade de inicio dos cursosÀ definir.

Belo Horizonte, 30 de março  de 2020.

Coordenação de Extensão

Escola de Design – UEMG