Pesquisadores da Escola de Design participam do IX Encontro BID de Ensino e Design em Madri

A Escola de Design da UEMG será representada no IX Encontro BID de Ensino e Design (Encuentro BID Enseñanza y Diseño), que começou no dia 22 de novembro  e vai até  16 de janeiro, na Central de Diseño  Matadero Madri, na Espanha. O Encontro faz parte da programação da Bienal Iberoamericana de Diseño.

Cinco trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Escola de Design da UEMG foram selecionados para participar, confira um pouco sobre cada projeto:

Controlador de áudio para jovens com paralisia cerebral, de Filipe Juan Barbosa Lopes, Naila Reis Soares Oliveira e Camilo Belchior. A paralisia cerebral geralmente é causada pela falta de oxigênio no cérebro. De acordo com estudos, de 20 a 25% dos jovens adultos com paralisia cerebral sofrem de sintomas depressivos. Este projeto buscou uma solução musical para impulsionar a qualidade de vida deste público. Usando um controlador sinestésico DROP, ele procura tornar mais intuitivo e agradável a experiência deste tipo de usuário de aparelhos sonoros. A intenção é melhorar as habilidades criativas e emocionais, bem como a sociabilidade, através de atividades cognitivas e linguísticas visando a expressão.

Para maiores informações sobre esse projeto acesse o link: Controlador de audio para jóvenes con parálisis cerebral – 9º Encuentro BID (bid-dimad.org)

Ferramentas para multiplicadores de design de moda para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais é o título do trabalho de Heloísa Nazaré dos Santos, Marcelo Aureliano Monteiro de Andrada, Amanda Ketlyn Freitas e Samuel Gomes Gontijo. O objetivo do projeto é formar profissionais de costura, oferecendo autonomia e empregos em comunidades. Em reuniões semanais, costureiras compartilham técnicas de criação de novos produtos. Elas também participam de conferências e oficinas oferecidas por professores e estudantes de Design da UEMG.

Para maiores informações sobre esse projeto acesse o link: https://bid-dimad.org/encuentrosbid/noveno/proyecto/herramientas-para-multiplicadores-del-diseno-de-moda-para-la-region-metropolitana-de-belo-horizonte-minas-gerais/

Eltra é o título do projeto de design de produto industrial de Heitor Santana, Tarsila Nogueira e Anderson Horta. O desafio deste projeto é criar produtos inseridos no universo das tecnologias de assistência. Investigando público e contexto social, o foco são pessoas que sofreram amputações por acidente de trabalho e não podem adquirir próteses. Inspirado nos conceitos de capacitação e melhoramento, busca-se desenvolver um conjunto de produtos voltados à acessibilidade, funcionalidade e simplicidade de uso. O resultado são próteses acionadas mecanicamente, robustas e versáteis, batizadas de Eltra.

Para maiores informações sobre esse projeto acesse o link: https://bid-dimad.org/encuentrosbid/noveno/proyecto/eltra/

Cadeira de rodas Eleve é de autoria de Larissa Galdino Netto, Nathalia Sousa Guimarães e Carolina Miranda Bicalho. Com foco no design de produto, o projeto objetiva desenvolver soluções sustentáveis em muletas e suportes para banho que aumentem a independência e gerem mais qualidade de vida para as pessoas.

Para maiores

informações sobre esse projeto acesse o link: Silla de Ruedas Eleve – 9º Encuentro BID (bid-dimad.org)

Embalagem compostável para salgadinhos feita de celulose bacteriana e casca de ovo é o projeto de Julia Correia Campos, Elena Raquel Amato Ellwanger e Caroline Salvan Pagnan. Foram geradas uma série de embalagens para salgadinhos, feitas com um biocomposto de casca de ovo e celulose bacteriana. Considerados resíduos da indústria de alimentos, ambos os materiais se transformam em recursos valiosos por meio do design: o DIY, como é chamado, é um produto criado através de processos desenvolvidos pela equipe de designers. Pode servir a estéticas inovadoras, seja por suas características sensoriais, seja por sua relevância ambiental, social e econômica.

Para maiores informações sobre esse projeto acesse o link: Empaque compostable para snacks hecho de celulosa bacteriana y cáscara de huevo – 9º Encuentro BID (bid-dimad.org)

Informações completas sobre o BID podem ser acessadas no site do evento, no link: 9º Encuentro BID – de centros iberoamericanos de enseñanza y diseño – octavo encuentro bid (bid-dimad.org)