Projeto desenvolvido na Escola de Design da UEMG foi vencedor do primeiro lugar em premiação internacional

O projeto foi desenvolvido pela aluna Elena Raquel Amato Ellwanger sob orientação da professora Caroline Salvan Pagnan como seu Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Design de Produto. O projeto visa reduzir o uso de plásticos de origem fóssil, objetivando um menor impacto ambiental negativo das embalagens de cosméticos naturais. Por sua estratégia de aplicação de um material bio-baseado, biodegradável e compostável aliado à lógica da Economia Circular, o projeto foi o vencedor do 1º Lugar no 2020 BEYONDPLASTIC Awards na categoria “Impacto mais prático na redução do uso de plásticos”.

Após seu início durante a graduação, o projeto vem sendo ampliado como temática da pesquisa de mestrado da aluna no Programa de Pós Graduação em Design – PPGD da UEMG sob orientação da professora Caroline. A continuidade do projeto visa produzir celulose bacteriana utilizando resíduos do setor alimentício como nutriente. Após seu processamento, serão criados um biofilme transparente e um biocompósito para aplicação em embalagens para vegetais orgânicos frescos.

SOBRE O PROJETO:

Atualmente, a economia funciona majoritariamente num sistema linear e insustentável, baseado no processo de “extrair – produzir – descartar”. Em oposição a esse sistema, o conceito de Economia Circular propõe que os materiais circulem no máximo de seu valor como nutrientes técnicos e biológicos em sistemas integrados, restaurativos e regenerativos. No modelo circular se elimina o conceito de lixo e a contaminação do ecossistema, os quais são considerados erros de design.

Um elemento importante para manter os fluxos cíclicos é a utilização de materiais seguros para a saúde humana e ambiental, o qual está sendo exigido cada vez mais pelos consumidores. Assim, uma das abordagens que está sendo aplicada é a integração de princípios da biologia na prática de design, impulsionando o desenvolvimento de uma nova geração de designers que trabalharão no contexto da emergente bio-economia circular.

O projeto vencedor do prêmio consiste em uma coleção de 5 embalagens para cosméticos naturais de consistência cremosa, utilizando como matéria prima a celulose bacteriana biofabricada. Este material é compostável, de fonte renovável, de rápido crescimento, vegano, local e de fácil acesso, eliminando a necessidade de transportar a matéria prima por longas distâncias.

A frase “desembalar menos, descascar mais” foi utilizada como conceito para o desenvolvimento de um produto que passasse uma sensação tão natural quanto a de uma fruta, simulando a ação de descascar ao remover a sua embalagem secundaria. As embalagens consistem em um recipiente feito de sabonete para conter produtos cremosos e um envoltório, pigmentado com ingredientes naturais, para proteger o sabonete e conter as informações do produto e da marca. A celulose utilizada na embalagem secundária é produzida pela colônia de bactérias e leveduras utilizada na fabricação da bebida probiótica chamada Kombucha. A ideia foi utilizar como matéria prima a celulose residual de produtores locais de Kombucha, que além de gerar valor através da reutilização de um resíduo, aumenta a integração de iniciativas locais.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no perfil do Ponto Biodesign –  Laboratório experimental de Biofabricação, desenvolvido pela Elena (https://www.instagram.com/pontobiodesign/).

PRÊMIO BEYOND PLASTIC AWARD:

O prêmio é organizado pela plataforma global BEYONDPLASTIC.NET. A organização selecionou 85 projetos de 29 países do mundo, que propunham soluções para reduzir o uso de produtos plásticos de uso único. O concurso foi aberto a estudantes, designers, engenheiros, fabricantes, criadores, inventores, artistas e qualquer pessoa com uma ideia, conceito, projeto, protótipo ou uma solução já existente no mercado. Foram premiadas quatro categorias: I. Impacto mais prático para reduzir o uso de plásticos, II. Abordagem mais inovadora, III. Solução mais bonita e IV. Melhor Iniciativa em Educação / Jornalismo / Campanha. No site da plataforma, ha a previsão de uma nova edição do prêmio em 2021.

Link do catálogo de nominados:

Link do comunicado oficial dos vencedores: