Seminário Internacional Rede Hilo_Red Fio / Escola Guignard – UEMG e Instituto Undió

A Escola Guignard – UEMG junto ao Instituto Undió promovem a partir da próxima semana, de 17 a 21 de setembro, o Seminário Internacional Rede Hilo_Red Fio [Belo Horizonte, Porto Alegre, Montevidéu]

A Rede Hilo-Fio articula um conjunto aberto de ações colaborativas, intervenções urbanas e projetos de pesquisa que têm em comum a prática do bordado coletivo em toalhas de mesa de grandes dimensões. Circulando entre viadutos, ruas, calçadas, praças, parques, seminários e salas de aula de universidades, escolas e centros culturais comunitários, salas de espera e corredores de hospitais públicos, quilombos urbanos e feiras, as rodas de bordado têm atuado como superfícies de contato e inscrição de fragmentos de fala, mediando processos de conversação e improviso.

O primeiro encontro da Rede aconteceu em Porto Alegre, no Festival de Arte e Cidade, onde reunimos pela primeira vez as dez toalhas que vêm sendo bordadas pelos diversos núcleos participantes do processo nos últimos quatro anos. O segundo encontro acontecerá na Escola Guignard – UEMG, em forma de seminário para trocas de experiências.  Ao longo da semana, realizaremos percursos e rodas de bordado e partilha destas experiências pela cidade, percorrendo os espaços onde os grupos de Belo Horizonte têm trabalhado, com especial ênfase para a Escola Guignard, Hospital das Clínicas e Brumadinho, onde o projeto faz parte do Programa de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG e Instituto Undió.

O seminário faz parte das comemorações dos 30 anos da UEMG e terá caráter itinerante, promovendo várias ações artísticas pela cidade de Belo Horizonte e Brumadinho! Abaixo um breve resumo das atividades:

Dia 17 de setembro de 2019 – 19h

Palestra de abertura: Arte é inço: vira-latismo, empreendedorismo e permacultura, com a artista gaúcha Ana Flávia Baldisseroto.

Local: Auditório da Escola Guignard – UEMG – Rua Ascânio Bulamarque, 540 – Mangabeiras – BH

Dia 18 de setembro de 2019 – 9h30

Mesa redonda – Apresentação do trabalho em REDE – relatos de percurso: Apresentação pública da trajetória das ações dos bordados coletivos da Rede Hilo_Fio em Porto Alegre, Montevidéu e no Estado de Minas Gerais.

15h00 às 17h30 – Encontro de trabalho da rede: integração entre os participantes das cidades e compartilhamento das práticas de cada núcleo.

Local: Gramado e Auditório da Escola Guignard – UEMG – Rua Ascânio Bulamarque, 540 – Mangabeiras –BH.

Dia 19/09, quinta-feira, 14h às 17h

Rede Hilo_Fio: Roda de Bordado em Brumadinho com visita ao Córrego do Feijão.

Local: Espaço Sociocultural Arlete Karam Braga, rua João Fernandes do Carmo, 144 – Brumadinho – MG.

Dia 20/09, sexta-feira, das 07h30 às 12h

Mesa redonda: Intervenções Artísticas na Área Hospitalar.

Roda de bordado do Projeto Arte na Espera – Hospital das Clínicas – UFMG

Local: Auditório do Ambulatório São Vicente – HC – Alameda Álvaro Celso, 271 – BH.

Dia 21/09, sábado, 10h

Encerramento com a ação Mesa de Thereza (café coletivo na rua) e lançamento do livro Posta Restante (publicação organizada por Ana Flávia Baldisserotto , RS).

Intervenção coletiva da Rede Hilo_Red fio na Rua Padre Belchior e entorno.

Local Instituto Undió – Rua Padre Belchior, 280- Centro -BH

O evento é gratuito e aberto ao público.