Secretaria Acadêmica


Pular Links de NavegaçãoHome > Sobre a ED > Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica de Graduação tem como função a gestão dos registros acadêmicos, como processos de matrícula e registro em disciplinas do corpo discente; emissão de documentos, como declarações, históricos escolares e diplomas; preparo de diários eletrônicos para professores; gestão de arquivo de registro acadêmico dos alunos; e lançamento de notas. A equipe atende as mais diversas solicitações de natureza acadêmica, coordenando, disciplinando, orientando, supervisionando e sistematizando os registros acadêmicos dos alunos.

Secretário geral: William Martins Leal

Horário de atendimento: 10h às 12h e das 15h às 19h30min, de segunda a sexta-feira.

Contato: (31) 3439-6501

Email: secretariadesign1@gmail.com

Localização: Av. Pres. Antônio Carlos, 7545, Hall

Requerimentos

Solicitações para trancamento de matrícula, transferência de curso/turno, afastamento, dispensa de disciplinas, solicitação de colação de grau, diploma e documentos escolares são realizados presencialmente na Secretaria Acadêmica da Escola de Design. Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

Emissão de documentos escolares

A Secretaria Acadêmica realiza a emissão de documentos escolares, tais como histórico escolar e declarações, mediante requerimento presencial e de acordo com a tabela de serviços estipulada pela UEMG. Para efetivação do pagamento de serviços sobre os quais há cobrança de taxa, é preciso emitir um DAE - Documento de Arrecadação Estadual. Acesse o tutorial para saber como emitir o DAE. Entre em contato com a Secretaria Acadêmica para verificar os prazos para emissão de documentos escolares.

Matrícula

A matrícula inicial para calouros é realizada mediante requerimento e documentação exigida pela legislação. Informações sobre os procedimentos podem ser encontrados no site da Universidade do Estado de Minas Gerais. A matrícula deve ser renovada no início de cada semestre, de acordo com o calendário acadêmico da universidade, conforme divulgação da Secretaria Acadêmica da Escola de Design.

A rematrícula para alunos veteranos acontece em duas etapas: uma primeira etapa online e uma etapa presencial. A etapa online consiste na matrícula em disciplinas regulares/obrigatórias pelo WebGiz e em disciplinas optativas pelo site da Escola de Design. A etapa presencial consiste no comparecimento na Secretaria Acadêmica, em data previamente divulgada, para conferência e confirmação da matrícula online.

Caso o aluno esteja impedido de comparecer presencialmente no data da confirmação presencial da rematrícula, poderá realizar sua rematrícula através de procuração preenchida à mão e assinada pelo aluno conforme modelo disponibilizado no site da Escola de Design, sem necessidade de autenticação em cartório. É preciso apresentar documentação – xerox da carteira de identidade do aluno e do procurador. Faça o download do modelo de procuração.

Segundo a lei federal n° 12.089 de 11 de novembro de 2009 é proibido ao estudante ocupar 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.

Quais são as formas de ingresso?

1. Através do vestibular, conforme calendário da Universidade do Estado de Minas Gerais.

2. Através do Sisu, de acordo com as diretrizes do MEC e da Universidade do Estado de Minas Gerais.

3. Através de obtenção de novo título, que é um processo destinado aos interessados que já possuem diploma de curso superior de graduação. Para mais informações, consulte o edital disponível no site da Universidade do Estado de Minas Gerais.

4. Através de transferência, que é um processo destinado aos interessados que já estejam matriculados em cursos da UEMG e/ou em outras instituições de ensino superior. Consulte o calendário acadêmico da UEMG e verifique edital na página da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Como a matrícula acontece?

A matrícula inicial para calouros é realizada mediante requerimento e documentação exigida pela legislação. Informações sobre os procedimentos podem ser encontrados no site da Universidade do Estado de Minas Gerais. A matrícula deve ser renovada no início de cada semestre, de acordo com o calendário acadêmico da universidade, conforme divulgação da Secretaria Acadêmica da Escola de Design.

A rematrícula para alunos veteranos acontece em duas etapas: uma primeira etapa online e uma etapa presencial. A etapa online consiste na matrícula em disciplinas regulares/obrigatórias pelo WebGiz e em disciplinas optativas pelo site da Escola de Design. A etapa presencial consiste no comparecimento na Secretaria Acadêmica, em data previamente divulgada, para conferência e confirmação da matrícula online.

Caso o aluno esteja impedido de comparecer presencialmente no data da confirmação presencial da rematrícula, poderá realizar sua rematrícula através de procuração preenchida à mão e assinada pelo aluno conforme modelo disponibilizado no site da Escola de Design, sem necessidade de autenticação em cartório. É preciso apresentar documentação – xerox da carteira de identidade do aluno e do procurador. Faça o download do modelo de procuração.

Como faço a matrícula online?

Para realizar a matrícula em disciplinas regulares/obrigatórias, você deve acessar a plataforma WebGiz durante o período determinado pelo calendário acadêmico. Acesse o tutorial com o passo-a-passo da matrícula.

Para realizar a matrícula em disciplinas optativas, você deve acessar o site da Escola de Design e no canto esquerdo superior, inserir o mesmo usuário e senha que utilizou para o WebGiz. Durante o período de matrícula em disciplinas optativas, o link para matrícula é disponibilizado no banner da home page do site. O aluno deverá optar pela(s) disciplina(s) e preencher um formulário com seus dados. O aluno receberá um email automático com a confirmação da sua matrícula em disciplina optativa.

Por quê devo fazer a matrícula presencial?

A matrícula presencial é a confirmação da matrícula feita de modo online. Nos dias estabelecidos pelo calendário acadêmico, o aluno deverá comparecer à Secretaria para assinar seu requerimento e receber seu comprovante de matrícula.

Como se dá a distribuição de vagas para as disciplinas optativas?

  • Durante o período da matrícula online em disciplinas optativas, cada curso da Escola de Design tem direito a 1/4 das vagas oferecidas. Ou seja, uma disciplina optativas com 12 vagas, mantém a reserva de 3 vagas para alunos de cada um dos cursos oferecidos pela ED. Após o término do período da matrícula online, caso haja vagas remanescentes, elas poderão ser ocupadas por alunos de quaisquer cursos, independente da reserva inicial de vagas.
  • Só serão aceitas as matrículas de alunos a partir do 3º período.
  • Não poderá haver sobreposição de horário entre disciplinas cursadas por um aluno (nem com outras optativas, nem com as regulares).
  • Cada aluno poderá cursar, no máximo, três disciplinas optativas por semestre.
  • Como acontece o trancamento de matrícula?

    Entende-se por trancamento de matrícula a interrupção total das atividades escolares, a pedido do estudante, de maneira formalizada na Secretaria Acadêmica. O trancamento de matrícula tem validade para o semestre letivo vigente e pode ser requerido após a matrícula, de acordo com o calendário acadêmico. O período de trancamento não é computado no prazo de integralização curricular. A solicitação deve ser feita presencialmente na Secretaria Acadêmica, mediante requerimento por escrito.

    Como posso ser dispensado(a) de uma disciplina?

    O aluno pode solicitar dispensa de disciplina(s), desde que já a tenha cumprido com aprovação, em outra instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo sistema de Ensino Superior competente. O requerimento deve ser feito presencialmente na Secretaria Acadêmica durante período determinado pelo calendário acadêmico da universidade. O requerimento deve ser anexada à seguinte documentação:

  • Histórico escolar original correspondente às disciplinas cumpridas na instituição de ensino superior de origem.
  • Cópia dos programas de ensino e/ou ementas das disciplinas autenticadas pela instituição de ensino superior de origem.
  • Nota: O aluno deverá continuar cursando a(s) disciplina(s) enquanto aguarda a resposta do seu pedido de dispensa.

    Como posso mudar de turno?

    Os alunos interessados deverão comparecer presencialmente na Secretaria Acadêmica e preencher requerimento próprio, com justificativa e apresentando documentos comprobatórios. O atendimento da solicitação depende de análise documental e da disponibilidade de vaga.

    É possível mudar de curso dentro da Escola de Design ou dentro da UEMG?

    Sim, é possível. O processo acontece através de transferência, que é um processo destinado aos interessados que já estejam matriculados em cursos da UEMG e/ou em outras instituições de ensino superior. Consulte o calendário acadêmico da UEMG para o período de transferência e verifique edital na página da Universidade do Estado de Minas Gerais para verificar a disponibilidade de vagas nas unidades.

    Como posso perder o registro acadêmico ou vínculo com a UEMG?

  • Caso o aluno solicite o cancelamento da matrícula;

  • Caso o aluno não renove a matrícula semestralmente;

  • Caso o aluno seja infrequente em todas as disciplinas em que esteve matriculado no semestre ou período, desde que a perda de frequência não tenha sido causada por aplicação de pena de suspensão;

  • Caso o aluno apresente rendimento global insuficiente em três semestres ou períodos consecutivos, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;

  • Caso o aluno ultrapasse o tempo máximo de integralização do curso, não computados os períodos de trancamento total da matrícula.

  • Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

    Qual a frequência mínima exigida?

    É obrigatória, por parte dos alunos, a frequência às aulas. Será reprovado o aluno que não cumprir com a frequência mínima de 75% das aulas.Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

    Como posso justificar faltas?

    Não existe abono de falta. Em caso de necessidade de afastamento, o aluno deverá entregar à Secretaria Acadêmica, o mais rápido possível, os documentos legais (atestado médico) e preencher requerimento para que o coordenador de curso tome as devidas providências.Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

    Tenho direito a revisão de notas em atividades avaliativas?

    Ao estudante é assegurado o direito de revisão de provas e trabalhos escritos, desde que requerida no prazo de 30 (trinta dias) após a divulgação do resultado final.Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

    Do que depende a conclusão de curso?

    O aluno conclui o curso superior após a integralização de todos os componentes curriculares.Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

    Como posso solicitar a colação de grau?

    Após a conclusão do curso é dever do aluno procurar a Secretaria Acadêmica para solicitar a sua colação de grau. A colação de grau é a última etapa obrigatória para conclusão do curso.

    Como posso solicitar o diploma?

    O aluno só poderá solicitar seu diploma de graduação junto à Secretaria Acadêmica, se o mesmo tiver colado grau e estiver em situação regular junto ao Enade.

    Como solicitar afastamento devido ao serviço militar obrigatório?

    O aluno poderá ter tratamento excepcional mediante justificativa emitida pela autoridade competente.

    Como solicitar afastamento devido à gestação ou licença maternidade?

    A partir do oitavo mês de gravidez, a gestante estará amparada por lei federal que prevê um regime especial de atendimento. O prazo de licença maternidade aceito pelo UEMG é de 90 (noventa) dias.

    Escola de Design - UEMG
    Av. Antônio Carlos, 7545 - São Luiz
    Belo Horizonte/MG - CEP 31270-010
    Secretaria Acadêmica (31) 3439-6501 | Diretoria (31) 3439-6520
    Processando sua requisição
    Por favor, aguarde...