14ª Bienal Brasileira de Design

A 14ª Bienal Brasileira de Design, realizada em Aracaju, consolidou-se como um marco para o design brasileiro. O evento, que reuniu profissionais renomados e jovens talentos, demonstrou a vitalidade e a diversidade da cena criativa nacional.

É com grande satisfação que destacamos a participação expressiva de estudantes e professores, cujos trabalhos foram selecionados para integrar a mostra.

Apresentando uma rica diversidade de projetos, que refletem as tendências mais atuais do design brasileiro, por meio de análise dos trabalhos selecionados, podemos identificar algumas das principais características que estão moldando o cenário do design contemporâneo.

• Água Viva: Este projeto, de autoria de Gabriela Rosa e Matheus Armond, sob orientação de Anna Stolf e Ricardo Portilho, utiliza o design editorial para promover a reflexão sobre a obra de Clarice Lispector, demonstrando o potencial do design para abordar temas relevantes e complexos.

• Os Bruzundangas: Desenvolvido por Júlia Mendes Corrêa, sob orientação de Joana Alves, este projeto busca ressignificar a obra de Lima Barreto, utilizando o design gráfico para promover a discussão sobre questões sociais relevantes.

• EPA!: Criada por Sofia Augusto Silva, com orientação de Simone Souza de Oliveira, a ferramenta EPA! demonstra a preocupação em criar soluções de design que auxiliem as equipes a trabalharem de forma mais colaborativa e eficiente, buscando resultados mais humanizados.

• Alfabeto Libergráfico: Fabrício Luiz Silveira Teixeira, sob orientação de Sérgio Antônio Silva, explora a tipografia de forma criativa e inovadora, utilizando a arquitetura como fonte de inspiração.

• Cápsula Criativa: Desenvolvido por Vitória Oliveira, sob orientação de Joana Alves, o kit de papelaria propõe uma abordagem lúdica e experimental para estimular a criatividade.

• Caderno aTempo: Em sua 6 edição, coordenado por Edson José Carpintero Rezende, Giselle Hissa Safar, Marcelina das Graças de Almeida e Joana Maria Alves da Cruz, é um exemplo de como o design editorial pode ser utilizado para demonstrar a importância do design editorial, além de destacar a relevância da pesquisa e da investigação histórica para o desenvolvimento de projetos de design.

• Histórias de Máscaras: Um mergulho na alma brasileira:
    O livro ilustrado “Histórias de Máscaras”, resultado do trabalho do estudante Pedro Sílvio Campos, sob orientação do professor Flávio Nascimento, convida jovens leitores a uma jornada fascinante pelo universo das máscaras.

A 14ª Bienal Brasileira de Design apresentou uma di

versidade de projetos que refletem as principais tendências do design contemporâneo. Os trabalhos selecionados demonstram a preocupação dos designers em criar soluções inovadoras e relevantes para os desafios da sociedade atual. A valorização da pesquisa, da experimentação e da colaboração são características marcantes dos projetos apresentados.

A 14ª Bienal Brasileira de Design mostrou que o futuro do design brasileiro está em boas mãos. A participação de nossos estudantes e professores demonstra a potência e a importância de investir na formação de novos talentos. Parabenizamos os estudantes e professores selecionados, pela seleção e pela iniciativa importante de cada projeto.

Que a Bienal continue sendo um espaço de inspiração e de fomento à criatividade para as próximas gerações.

Acesse o site da Bienal e conheça os selecionados:

Água viva:

Os Bruzundangas: