Ir para conteúdo

Extensão

O Centro de Extensão da Escola de Design – CENEX.DESIGN, tem a função de estabelecer uma relação dialógica com a comunidade nos diversos níveis de interação, seja na difusão do Design e das Artes Visuais, na comunicação de conhecimentos teóricos e práticos, seja como articulador de trabalhos sociais e projetos de difusão cultural, gestor de cursos extensionistas, ou, ainda, como captador de colaboradores e parceiros para a Escola de Design. Deve manter uma relação de reciprocidade com o meio circundante da instituição, mantendo as metas estabelecidas pela Direção da Unidade. As ações extensionistas da Escola de Design são realizadas por seus centros, laboratórios e núcleos, por professores e alunos mediante projetos específicos aprovados pelo Conselho Departamental ou Órgãos de Fomento. O Centro de Extensão atua como principal articulador entre demandas internas e externas, oferecendo, quando demandado, suporte operacional aos projetos. Por meio de seus núcleos, divisões e programas, o CENEX.DESIGN também desenvolve projetos, atuando em estreita colaboração com a coordenação de pesquisa, as coordenações de Ensino da unidade e a Pró-Reitoria de Extensão da UEMG.

 

COORDENAÇÃO DO CENTRO DE EXTENSÃO

Conforme as palavras do saudoso filósofo e professor Moacyr Laterza (1928-2004), “a Extensão é o braço da Universidade que se estende à sociedade”. Laterza foi um intelectual de larga influência nos meios acadêmicos e culturais de Minas Gerais. Portanto, o CENEX.DESIGN foi criado para atender a este propósito. Ao longo de sua história, diversos professores da unidade se sucederam na coordenação, sempre a convite do Diretor da Unidade e referendados pelo Conselho Departamental:

▪ Professora Nadja Maria Mourão (2020 – atual)

▪ Professora Denise Damaris (2020)

▪ Professor Yuri Simon da Silveira (2017-2020)

▪ Professora Renata Gontijo (2016)

▪ Professora Giselle Safar (2008 – 2016)

▪ Professora Jaqueline Ávila (2004 – 2008)

▪ Professora Maria Zélia Jacob (2000 – 2004)

▪ Professor Antônio Martins (1999)

▪ Professora Bernadete Teixeira (1996 – 1999)

▪ Professor Romeu Dâmaso (1990 – 1995)

▪ Professora Bernadete Teixeira (criação do Centro de Extensão, em 1987)

Conforme orientação da Pró-Reitoria de Extensão, os coordenadores de extensão exercem a função de suporte às ações extensionistas da unidade. Entre suas atribuições destacam-se:

▪ Estimular a elaboração de projetos de extensão e auxiliar na sua execução;

▪ Acompanhar o registro das atividades de extensão (programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e publicações/produções técnicas);

▪ Contribuir na avaliação das propostas e atividades de extensão;

▪ Incentivar a participação dos docentes em editais de fomento;

▪ Observar, no âmbito da Unidade, o cumprimento de procedimentos e prazos para a institucionalização das ações de extensão;

▪ Mobilizar a comunidade acadêmica para participar das ações de extensão realizadas pela Universidade;

▪ Interagir com os Coordenadores de Extensão de outras Unidades Acadêmicas, possibilitando a realização de propostas articuladas que potencializam possibilidades interdisciplinares.

▪ Interagir com Departamentos, Coordenações de Cursos e Pesquisa, Núcleos, Centros, Diretórios Acadêmicos, docentes, discentes e técnico-administrativos, incentivando a participação de toda a comunidade acadêmica nas ações de extensão;

▪ Participar de comissões e de grupos de trabalhos constituídos ou solicitados pela PROEX para o cumprimento de ações específicas.

 

Contato: Nadja Maria Mourão

Localização: Rua Gonçalves Dias, 1434 – Mezanino, Praça da Liberdade, BH, MG.

E-mail: cenex.design@uemg.br

 

SUBDIVISÕES DO CENTRO DE EXTENSÃO 

Atualmente, a Coordenação de Extensão conta com Núcleos e Divisões para os mais diferentes tipos de atividades. A subdivisão do Espaço Cultural da Escola de Design (com gestão independente), o Núcleo de Design e Cultura – NUDEC, Divisão de Cursos e Convênios, Eventos, Projetos de Extensão, entre outros. O CENEX.DESIGN tem estabelecido uma forte relação de reciprocidade com o meio circundante e, principalmente, consolidado as relações da comunidade acadêmica, que é extensa, criativa e diversificada.

 

  • ECED – ESPAÇO CULTURAL DA ESCOLA DE DESIGN

O Espaço cultural da Escola de Design – ECED tem como objetivo mostrar de forma concreta, objetiva e democrática o design, do passado, do presente e prospecções para o futuro e a arte, revelando à sociedade uma face importante de sua cultura material. Destina-se ao desenvolvimento de projetos para exposições e outros eventos, atendendo à comunidade interna e externa, conforme seu regimento e o Conselho Curatorial.

O ECED é um dos equipamentos culturais do Circuito Liberdade, foi inaugurado em dezembro de 2018. Desde então tem se constituído como um dinâmico ponto de encontro da Praça da Liberdade. O espaço é parte integrante do novo endereço da Escola de design da UEMG que ocupa o lindo edifício modernista, projeto pelo arquiteto Raphael Hardy (1917-2005). A decisão de incorporar a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais ao Circuito significa oferecer ao conjunto dos equipamentos culturais aqui reunidos, uma instituição que ao longo de seus mais de 60 anos de existência desenha a história do design e da arte em nosso Estado.

O ECED agrega uma equipe de representantes nomeados pelos comitês do Circuito Liberdade: Programação, Gestão, Comunicação, Patrimônio e Educativo. Mensalmente, os comitês se reúnem com os demais representantes dos outros equipamentos pertencentes ao Circuito Cultural.

A Secretaria Estadual de Cultura – SECULT, por meio dos comitês, realiza um diálogo entre os equipamentos culturais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e de outros de fomento à cultura, em Minas Gerais, visando promover as diversas atividades culturais e turísticas do Estado, em diálogos temáticos.

Para a UEMG, o ECED é um dos equipamentos de interação com a sociedade, promovendo as demandas oriundas da reitoria e demais unidades, que integrem a Cultura, Arte e o Design. Em parceria com a estrutura de ensino, direção e Coordenação do Centro de Extensão, o Espaço Cultural busca promover os cursos da Escola de Design, por meio de exposições e eventos para a sociedade e parceiros.

Infraestrutura:

Área total do espaço de 660m² (seiscentos e sessenta metros quadrados), composta por uma galeria de 485m² (quatrocentos e oitenta e cinco metros quadrados) e um mezanino de 175m² (cento e setenta e cinco metros quadrados). O espaço composto pela galeria e mezanino é destinado para mostras e exposições temporárias. No mezanino haverá, ainda, um espaço permanente destinado a abrigar o memorial do Edifício e exposições internas. Há inclusive um mini-auditório que oferece a sociedade eventos e atividades diversificadas como: cursos, palestras, seminários, rodas de conversa, exibições audiovisuais, entre outros agendados previamente ou seleção por editais.

Coordenação:

Professora Maria Lúcia Machado Oliveira (2021 – atual) 

● Professora Sandra Maia Rodrigues Pereira – Vice coordenadora (2022- atual)

● Professora Telma Isabel Vieira Martins (2020 – 2021)

● Professor Yuri Simon da Silveira (2018 – 2020)

 

  • CURSOS DE EXTENSÃO

Promoção e realização de cursos de introdução ou capacitação de curta e/ou média duração demandados pela comunidade interna e externa, conforme demanda apresentada pela Coordenação do Centro de Extensão. A oferta de curso ocorre em fluxo contínuo, seguindo a Resolução COEPE.

Coordenação: Professor Lucas Cristiano Ferreira Alves

Projeto Empresa Jr.

Apresenta-se neste projeto uma maneira atual de viabilizar a prestação de serviços pela Universidade junto à comunidade, através criação de uma Empresa Júnior, cujo objetivo é desenvolver no estudante o espírito empreendedor e integrá-lo ao mercado de trabalho, incentivando sua participação na administração, em projetos e na prestação de serviços.

Coordenação: Professor Lucas Cristiano Ferreira Alves

 

  • NUDEC – NÚCLEO DE DESIGN E CULTURA

O Núcleo de Design e Cultura – NUDEC foi criado em 2009 com o objetivo de realizar estudos e pesquisas com vistas a ampliar e aprofundar os níveis de conhecimento sobre os nexos existentes entre Design, Artes, Ciências Humanas e Sociais, tematizando criticamente os campos de interesse com os quais o Design pode dialogar em um autêntico esforço transdisciplinar. O NUDEC desenvolve Caderno aTempo – histórias em arte e design, a Revista Transveso, o Projeto Cineclube e o Projeto Roda de Conversa.

Coordenação: Professor João Paulo de Freitas

Revista Transverso 

Revista eletrônica publicada pelo Núcleo de Design e Cultura da Escola de Design, de periodicidade semestral, para divulgação e disseminação de pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas – trabalhos inéditos relacionados à arquitetura, artes visuais, cultura material e imaterial e design, sempre que possível abordando vínculos transdisciplinares com as letras e as ciências humanas e sociais. Criado em 2010, pelo professor Mário Santiago de Oliveira, o periódico passou a contar, a partir de 2018, com nova equipe para retomar suas atividades e a regularidade nas publicações. ISSN: 2236-4129.

Caderno aTempo

Publicação bienal, eletrônica, com o objetivo de constituir canal para comunicação e publicação de pesquisas e reflexões sobre a História da Arte e a História do Design. A série
Caderno aTempo – histórias em arte e design, já abordou em suas publicações temas como o tempo, o gênero e a fotografia e os materiais ao longo da história. ISBN: 978-85-62578-79-3.

Projeto CineClube

O Cineclube é um projeto extensionista realizado, desde 2008, pelo Centro de Extensão da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, no Brasil. Construído de forma coletiva por professores e estudantes, o projeto apresenta produções audiovisuais internacionais, nacionais, regionais e locais, em sessões quinzenais, gratuitas e abertas ao público. Os encontros são sempre mediados por professores da instituição e contam com convidados externos, os quais debatem os filmes e os temas que atravessam as diferentes experiências da imagem. Em 2020, com a mudança da sede da Escola de Design para um novo endereço, o projeto passa a compor o Circuito Liberdade, complexo turístico, histórico e cultural voltado à arte, à cultura e à preservação do patrimônio no entorno da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Coordenador: Professor João Paulo de Freitas.

 

  • PS – PROJETOS SOCIAIS E DO BEM ESTAR

Projetos de ações para inclusão social, bem-estar, atividades para saúde e lazer, com a participação de professores e estudantes. Oficinas diversas, aulas livres, encontros festivos, dança e caminhadas na Praça da Liberdade, são alguns exemplos de atividades coletivas.

Projeto Laços e Pontos: lugar de experiências em artesanais e design afetivo 

Pensa-se nos meios para contribuir com as relações de pertencimento, afeto, em ambientes onde o ser humano repensa o lugar de vivências. Têm-se como objetivo incentivar as práticas artesanais, a valorização dos ambientes, por meio do Design para a Felicidade, de forma a proporcionar melhoria da qualidade de vida. O projeto realiza oficinas e encontros para os interessados, pessoas de qualquer idade ou gênero, que busquem a importância do fazer artesanal como um elemento inspirador e outras práticas que valorizem o bem-estar coletivo, transformando um espaço em lugar de afeto.

Coordenadoras: Professora Ana Célia Carneiro Oliveira e Raíce Guimarães de Oliveira

Librário na ED

O projeto Librário na ED busca promover atividades de incentivo ao conhecimento das Libras para os estudantes da Escola de Design e comunidade em geral. O jogo Librário é constituído de um baralho de pares de cartas, contendo sinais de Libras, palavras em Português. A metodologia de execução dos sinais de forma divertida contribui para a aprendizagem da
Libras. No momento, a equipe do Librário está desenvolvendo material visual para interatividade com a comunidade.

Coordenação Equipe Jogo Librário (Doutoranda Flavia Neves de Oliveira Castro).

Oficinas Sempre-Vivas: experimentos com resíduos vegetais para produção artesanal em comunidades

As sempre-vivas são flores que permanecem com as mesmas características por muito tempo. Como elas, os resíduos vegetais (sementes, galhos e folhas secas) são lançados naturalmente no meio ambiente e que podem ser transformados em matéria prima para o artesanato. Assim, as oficinas são experimentações artesanais e atividades de sensibilização do contexto socioambiental, para promover comunidades de baixa renda.

Coordenação: Nadja Mourão

 

  • ATE – ATIVIDADES TÉCNICAS DE EXTENSÃO 

Certificados de horas de extensão

Neste programa se integram às Horas de Extensão, certificações de todas as atividades que os alunos executam, previstas nos Planos Pedagógicos dos Cursos – PPCs (330 horas) durante a graduação. A carga horária semestral, mínima e máxima de cada tipo de atividade, poderá ser consultada na Tabela de Horas de Extensão (ver página do site). O estudante deverá também acompanhar a carga horária de Atividades Complementares (150 horas). As atividades de Extensão (AE) e Atividades Complementares (AC) podem ser executadas a partir do primeiro período dos cursos.

Apoio e acompanhamento ao Estágio Não Remunerado

O estágio não obrigatório constitui uma extensão prática dos conteúdos abordados nos cursos de graduação, aproximando o mundo acadêmico do mundo do trabalho e oferecendo aos discentes uma ampla visão da profissão. O Centro de Extensão oferece apoio e diálogo entre as atividades propostas e as orientações aos estudantes, para atendimentos às metas dos planos de atividades.

Coordenadora: Professora Nadja Mourão

Editais de Extensão da UEMG 

Os editais de Extensão da UEMG envolvem a divulgação e acompanhamento de bolsas para estudantes e professores em projetos extensionistas selecionados. Como também, no atendimento aos projetos que geram editais específicos para a Escola de Design. Como também, apoiar aos convênios de parceria, que se tornarem necessários aos projetos de Extensão. Dessa forma, o coordenador executa a função de atendimento aos projetos oriundos de outras fontes de financiamento governamentais e não governamentais.

Coordenadora: Professora Nadja Mourão

 

  • CONTATOS EQUIPE

Contatos Equipe

NOME/ FunçãoE-mailCurrículo Lattes
NADJA MARIA MOURÃO/ Coordenação – CEEDnadja.mourao@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/5407300132397950
MARIA LÚCIA MACHADO/ Coordenação do Espaço Cultural – ECEDmaria.machado@uemg.br http://lattes.cnpq.br/0776247003209818
SANDRA MAIA RODRIGUES PEREIRA/ Vice coordenação do Espaço Cultural – ECEDsandra.rodrigues@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/4347737281328856
LUCAS CRISTIANO FERREIRA ALVES – Coordenação dos Cursos Extensionistas lucas.ferreira@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/6925811843250826
JOÃO PAULO DE FREITAS/ Coordenação do NUDEC e Projeto Cineclubejoao.freitas@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/8175824431338605
ANA CÉLIA C. OLIVEIRA/ Coordenação do Artesanias e do Projeto Laços e Pontos ana.carneiro@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/7138578539833884
RAICE RIBEIRO GUIMARÃES OLIVEIRA/ Coordenação do Artesanias e do Projeto Laços e Pontosraice.oliveira@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/2199388774752736

 

Você está sem conexão com a internet