Ir para conteúdo

Centro de Estudos Multissensoriais Aplicados (CEMA)

 

O Centro de Estudos Multissensoriais Aplicados (CEMA) está localizado no 4º andar da Escola de Design, na Praça da Liberdade. O Centro é um local direcionado a pesquisas de aspectos multissensoriais relativos a produtos e serviços. Conta com uma estrutura de laboratórios de estudos e ensaios ergonômicos e de comportamento de materiais, de som, de luz, de odor, e de tato. O CEMA é um espaço de estudos e pesquisas sobre as relações entre ergonomia e objetos: diz respeito tanto a coisas materiais que são percebidas pelos sentidos, quanto coisas mentais convergentes ao pensamento, como os sentimentos ou ações. Nosso foco abarca a interação humano-objeto e as suas formas de interação.

Nesta perspectiva, nos dedicamos ao desenvolvimento e à aplicação da pesquisa científica na área do design, dando ênfase aos artigos de casa, dos ambientes de escritório, de laser, e de ambientes comerciais e industriais, visando o conforto e o bem-estar das pessoas. Atuamos, portanto, em várias linhas de pesquisa, com o objetivo de produzir e difundir novos conhecimentos e inovações que possam contribuir para a criação de uma base sólida para a atuação profissional conectada ao desenvolvimento de produtos. Consequentemente, buscamos contribuir também para o desenvolvimento social, ambiental, econômico e cultural, considerando os aspectos sustentáveis nestes âmbitos.

Desenvolvendo de pesquisas de integração entre várias áreas do design (produto,  ambiente, gráfico e moda), o CEMA enfatiza a atenção e o respeito às características humanas, sua percepção e relacionamento com o ambiente, considerando seus aspectos biomecânicos, sensoriais e emocionais. Atuamos também em parcerias com outros grupos de pesquisa e laboratórios, sejam internos à Escola de Design, sejam externos, em outras instituições de ensino e pesquisa. Em nível local, nacional e internacional, realizamos trocas de conhecimento em várias áreas, por meio de atividades conjuntas de professores, especialistas, alunos e outros interessados.

 

 

Instituições e organizações parceiras em atuações conjuntas: SENAI-MG, FIEMG, CEDETEM, SINDIMOV-BH, FAPEMIG, UFMG-DEE, CEFET-MG, CAPES. 

Coordenação: Prof. Eduardo José Wilke Alves

Localização: R. Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes, Belo Horizonte – MG – 4º andar

cema.design@uemg.br 

 

Equipe

 

NomeAtribuiçãoCurrículo Lattes
Eduardo José Wilke AlvesCoordenadorhttp://lattes.cnpq.br/0073530415005230
Marco Túlio MonteiroProfessor Pesquisadorhttps://www.escavador.com/sobre/3818706/marco-tulio-ferreira-monteiro
Roberta LopesProfessora Pesquisadorahttp://lattes.cnpq.br/9399623383623426
Charles BicalhoProfessor Pesquisadorhttp://lattes.cnpq.br/7891318026704172

Projetos

 

PROJETO DE EXTENSÃO RESPONSÁVELRESUMOOPORTUNIDADE
Material Instrucional: oficinas de manufatura do Sistema Prisional de Minas Gerais Prof. Eduardo J. Wilke AlvesDesenvolvimento de material instrucional sobre o processo de produção de objetos em madeira, para melhoria do aprendizado de apenados.Conhecer móveis modernistas, aprender técnicas de benchmarking, análise paramétrica e processos produtivos e construtivos de móveis de época.
PROJETOS DE PESQUISARESPONSÁVELRESUMOOPORTUNIDADE
Resgate de técnicas construtivas pelo método do modelismo: móvel moderno Prof. Eduardo J. Wilke AlvesModelismo é uma técnica de recriação de objetos, em escala reduzida.Aprender como foi construído um produto, pelo método de sua desconstrução.
DesConstrução do móvel: design mineiroProf. Eduardo J. Wilke AlvesInvestigar designers mineiros e sua produção de móveis para selecionar e reproduzir uma de suas criações em escala reduzida.Pesquisar e investigar a criação de designers, conhecer suas técnicas de criação, comercialização e de produção; aprender técnicas de benchmarking, análise paramétrica e processos produtivos e construtivos de móveis.
Material Instrucional: móvel design mineiroProf. Eduardo J. Wilke AlvesCriar material instrucional sobre o processo produtivo de um móvel dos Projeto Resgate de técnicas construtivas: móvel moderno e DesConstrução do Móvel.Aprendizado sobre design instrucional e aplicação dessa técnica para a produção de material instrucional a partir do material gerado pelos Projeto Resgate de técnicas construtivas e DesConstrução do Móvel.
Embalagem: mobiliárioProf. Eduardo J. Wilke AlvesDesenvolver projeto de embalagem para cadeiras pesquisadas no Projeto DesConstrução do Móvel.Capacitação em técnicas de projeto de embalagem de móveis.
Kit Expositor: case para material instrucional: sistema construtivo de móveisProf. Eduardo J. Wilke AlvesDesenvolver projeto de um case que abrigue o Material Instrucional do sistema construtivo de um móvel. Projeto DesConstrução do móvel: design mineiro e Projeto Resgate de técnicas construtivas.Capacitação em desenvolvimento de projeto em plataforma para cases personalizados de estrutura comum; para atender uma demanda real, sob requisitos específicos de uso e perenidade.
Micro-história: designers mineirosProf. Eduardo J. Wilke AlvesPesquisar, investigar e escrever a micro-história de designers mineiros.Produção de material acadêmico para publicação inédita.
Cenário vitrine: design mineiroProf. Eduardo J. Wilke AlvesDesenvolver cenários para os móveis dos Projetos DesConstrução do móvel: design mineiro e resgate de técnicas construtivas: móvel moderno.Pesquisa direcionada a aplicação de um produto em ambiente contemporâneo; e sua reprodução em maquete.
Cutelaria mineira: o design de lâminas no estado de Minas Gerais
Prof. Charles BicalhoLevantamento dos principais cuteleiros no estado de Minas Gerais, seu estilo, sua trajetória. Produção de conhecimento sobre a arte da cutelaria em nosso Estado. Realização da exposição “Cutelaria Mineira” no Espaço Cultural Escola de Design (ECED), com os principais cuteleiros apresentando seus produtos.

Edição de um catálogo com textos e imagens sobre as obras dos cuteleiros.

 

Você está sem conexão com a internet