O Núcleo Arte Licenciatura – NAL foi criado, em 2017, no âmbito da reforma do Projeto Pedagógico do curso e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em dezembro de 2016.
O Núcleo tem como objetivo promover a ampliação do curso de Artes Visuais – Licenciatura no que se refere a projetos de pesquisa e extensão, realização de seminários, simpósios, mostras, exposições, diálogos com a sociedade por meio de alunos e ex-alunos, bem como proporcionar maior articulação do ensino com a formação docente em arte.
Coordenação: Profª. Carime Zunzarren
Mestre em Gestão Social Educação e Desenvolvimento Local
Localização: R. Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes, Belo Horizonte – 4º andar
Principais ações:
Fomento de discussões junto à equipe de professores da disciplina Laboratório Artista Professor – Labap no sentido de fortalecer a concepção da formação artística docente:
Criação de banco de dados de Escolas Campo e espaços de educação não formal para realização dos estágios:
Disponibilização dos nomes das escolas indicadas pela CAPES e que façam parte do subprojeto do PIBID desenvolvido pela UEMG/ED e escolas indicadas pela Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte que façam parte do programa Escola Integrada.
Pesquisa e disponibilização endereços de escolas em Belo Horizonte e entorno.
Pesquisa e disponibilização de endereços de ONGs, museus, eventos artísticos, oficinas de arte entre outros para os alunos.
Acompanhamento da documentação e do processo de formação do estudante de Artes Visuais junto ao Setor de Estágio da Escola de Design.
Orientação e acompanhamento do processo de formação do estudante durante os estágios Supervisionados Obrigatórios e estágios de formação docente de maneira geral, de forma articulada com a disciplina Laboratório Artista Professor – Labap, propiciando espaço para compartilhamento das experiências dos alunos.
Acompanhamento dos programas Pibid, Escola Integrada e outros que estejam relacionados com a formação do artista-professor:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, proposto pelo Governo Federal – MEC por meio da CAPES, tem por finalidade o aperfeiçoamento da formação do professor, no nível superior, para a educação básica. Os principais objetivos do PIBID são incentivar a formação de docentes em nível superior; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
Os encontros dos bolsistas são realizados pelo NAL sob a orientação dos coordenadores de área e os supervisores.
A Escola Integrada é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, por meio da ampliação da jornada educativa dos estudantes, com ações de formação nas diferentes áreas do conhecimento. O programa conta com participação das diferentes esferas governamentais, das escolas, de instituições de ensino superior e ONGs. O Programa Escola Integrada por fomentar o aperfeiçoamento da formação docente constitui, também, possibilidade de estágio.
Apoio à criação de grupos de estudo e pesquisa em Arte e sobre Arte
O Núcleo promove discussões no âmbito interno sobre a importância de se envolver com ações e projetos de pesquisa e a relevância desse trabalho na vida acadêmica e profissional. Orienta alunos iniciantes na elaboração de projetos e articula com a coordenação de curso professores para atuação junto ao aluno.
Potencialização de experimentos, experiências e elaborações artísticas:
O NAL, Núcleo de Arte – Licenciatura incorporou em seus desafios a promoção do Projeto: + Artes. A perspectiva é de ampliar as experiências necessárias da prática profissional do artista professor nos vários campos da arte como: pintura, escultura, desenho, teatro, dança, grafite.
Não há uma definição “fechada” sobre quem pode exercer a função de professor, mas algumas características são relevantes para o desenvolvimento do trabalho tais como: – Estar integrado ao corpo docente da escola e ter carga horária para a função – Professor com disponibilidade e desejo de compartilhar seus saberes – Professor convidado – Artista convidado.
O espaço físico do NAL para as proposições não é determinante podendo as mesmas, ocorrerem em outros locais da ED. O mapeamento de espaços, tempo e data é feito pelos professores em concordância com a equipe do NAL e o Centro de Extensão.
Elaboração, execução ou acompanhamento de seminários, simpósios, colóquios, mesas redondas, mostras e exposições artísticas:
O NAL como mediador de aprendizagem amplia o ambiente acadêmico realizando ou orientando a realização de seminários, simpósios, colóquios, etc., no sentido de oportunizar a melhor compreensão dos alunos, ex-alunos e docentes, sobre esse mesmo ambiente. Por meio de tais eventos, proporciona aos estudantes o conhecimento sobre os pesquisadores e a diversidade de suas pesquisas, bem como o estabelecimento de contatos profissionais.
Criação e implementação de banco de dados de ex-alunos do curso de Artes Visuais Licenciatura
Promover e articular encontros e trocas sobre mercado de trabalho, processos de profissionalização do artista e do professor de arte.