Ir para conteúdo

Laboratório de Design Gráfico (LDG)

O Laboratório de Design Gráfico é o espaço reservado ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e experimentos de novas técnicas e novos métodos no campo do Design Gráfico. Criado no início da década de 1990, face ao amplo leque de possibilidades de atuação, transformou-se em centro para o qual convergem atividades de ensino e extensão, bem como pesquisas e experimentos ligados à área gráfica.

É um centro que dá suporte a outros centros existentes na Escola de Design, à Reitoria e às unidades da UEMG, no desenvolvimento de peças gráficas institucionais e promocionais. As equipes de alunos estagiários e colaboradores, sob a orientação dos professores orientadores, atuam como gestoras de todo o processo, da conceituação à produção, sendo estimuladas a aprofundarem conhecimentos inerentes ao setor de design gráfico.

Entre os objetivos do Laboratório, destaca-se o acompanhamento de estudantes da área do design gráfico, contribuindo para a formação de profissionais aptos para resolução de demandas de diversas complexidades, relacionadas à criação e desenvolvimento de identidades, peças gráficas, projetos editoriais, promocionais, dentre outros, adaptando ferramentas, aspectos técnicos, mercadológicos e de promoção, buscando embasamento técnico, criativo e científico.

O Laboratório proporciona aos estagiários a possibilidade de planejar, organizar e executar os serviços oferecidos na área do Design Gráfico, prospectando e participando do planejamento e operacionalização dos estudos de viabilidade de projetos bem como da possibilidade de realizar as pesquisas, análises e conceituação dos produtos desenvolvidos. A intenção é estimular os alunos a desenvolver habilidades relacionadas à análise crítica, à comunicação e habilidades comportamentais – todos os fatores que intervêm na solução de problemas. Além disso, o Laboratório de Design Gráfico realiza workshops e encontros pelo menos duas vezes por semestre, em que tópicos ligados ao Design são discutidos por profissionais referência na área.

 

Formulário para solicitação de projeto

Formulário para cadastro de alunos interessados em estágio

 

Coordenação: Prof.ª Mariana Misk Moysés

Localização: R. Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes, Belo Horizonte – 9º andar.

mariana.moyses@uemg.br 

 

EQUIPE

Cláudio Santos Rodrigues
claudio.rodrigues@uemg.br
http://lattes.cnpq.br/3858167712450759
Iara Aguiar Mol
Joana Maria Alves da Cruz
Mariana Misk Moysés
Ricardo Portilho Mattos
Sérgio Antônio Silva
Simone Souza de Oliveira

NÚCLEOS

 

Núcleo de Design de Serviços 

O Design de Serviços é uma área focada na criação de experiências positivamente impactantes para os usuários e significativamente rentáveis para as organizações, baseada em um pensamento estratégico e operacional dos serviços sob a perspectiva e colaboração de quem os utiliza e quem os provê. De modo criativo e prático, integra todas as partes interessadas, dos funcionários aos clientes finais, para criarem soluções mais eficientes. O Núcleo de Design de Serviços funciona nas dependências físicas do LDG (5º andar da Escola de Design). Seu principal objetivo é capacitar alunos e professores da Escola de Design para atuação em pesquisa e extensão em design de serviços a partir do desenvolvimento de projetos que atendam, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Escola em demandas de melhoria e inovação nas prestações de serviços internas à Unidade. 

 

Núcleo de Tipografia – TipoLab

O Laboratório de Tipografia – TipoLab foi fundado em 2016 a partir da aquisição, pelo grupo Design e Representações Sociais, da pequena tipografia da Frente Verso e de doações e empréstimos de origens diversas: Casa de Artes e Ofícios Bichinho Gritador (Vitoriano Veloso, Prados), Tipografia Kosmos (Sete Lagoas), Tipografia Liberdade (Jequitinhonha), Tipografia do Zé (Belo Horizonte) e Tipografia Souza / Alê Fonseca (Belo Horizonte). Foi pensado sob a lógica de ampliação e fortalecimento de uma rede já existente, identificada na dissertação de mestrado Design aplicado às tecnologias de rede colaborativa: projeto para difusão da memória coletiva da tipografia em Minas Gerais. 

Atualmente, além de manter atividades de ensino, pesquisa e extensão, mantém ainda a rotina de conservação do acervo existente e a premissa de salvaguarda de outros acervos históricos de Minas Gerais, tal como no momento se dá com o trâmite de doação, para a UEMG, do espólio do Centro de Memória da Imprensa Oficial de Minas Gerais. No tocante à pesquisa, sua equipe atua junto com o grupo -grafia: estudos da escrita, oriundo do Programa de Pós-graduação em Design da UEMG e com registro no CNPq. 

O TipoLab segue uma tradição consolidada desde a Fundação Mineira de Arte – FUMA, onde, junto ao Laboratório de Design Gráfico, havia, nos anos 1990, o Núcleo de Tipografia – NUTI, coordenado pelos professores Silvestre Rondon Curvo e Roberto Luiz Marques, com destaque para o ensino de desenho de tipos e a produção de faces tipográficas. 

Essa pluralidade de sentidos e aplicações da tipografia e a relação entre passado e presente interessa ao TipoLab, um lugar, sobretudo, de experimentação gráfica, numa compreensão da tipografia como uma disciplina a se expandir em direção à mescla de materiais, processos e linguagens. 

Seguimos com o propósito de repassar o ofício aos alunos na lógica do aprender fazendo, junto aos mestres e apaixonados pelos tipos móveis, interligando o passado e o presente, entendendo a tecnologia digital como mais uma via de acesso e mais uma ferramenta de trabalho em conexão com diversas instituições. 

 O Laboratório de Tipografia – TipoLab está localizado no subsolo da Escola, é de livre acesso à comunidade acadêmica e está aberto à visitação às quartas e sextas-feiras, de 14h30min. às 18h30min. 

 

 

 

Você está sem conexão com a internet